segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Diretor do CCZ Campos questiona informação sobre dengue em Santa Maria

O blog recebeu e publica comentário-resposta do diretor do CCZ Campos, Cesar Salles e aproveita para lembrar que o espaço está sempre aberto para manifestações das partes, das gestões e/ou dos gestores citados. No caso específico da nota abaixo (aqui) tratou-se de um pedido de socorro de moradores do distrito:

"Caro Roberto, Gostaria apenas de esclarecer que esta havendo algum engano e publicacoes maldosas!!!!! Segundo o CRD de Campos, nao existe nenhum caso POSITIVO de dengue registrado no distrito de Santa Maria, e segundo informacoes dos Hospitais de apoio e responsaveis pela Dengue em Bom Jesus, eles tambem nao tem registro de nenhum caso positivo de Dengue Advindo de Santa Maria! O Senhor, como Professor respeitado que 'e, deveria Publicar esta resposta como uma nova chamada e nao como um comentario!!! Para que isso seja informado em seu blog e nao em outro que me de direito de resposta!!! Cesar Salles, Diretor do CCZ!"

PS.: Atualizado às 11:52.

32 comentários:

Anônimo disse...

Se não existe caso positivo de Dengue em Santa Maria, como que o S. Cesar explica isso? http://lwerneck.blogspot.com.br/2013/02/santa-maria-de-campos-com-varios-casos.html

douglas da mata disse...

Claro, se não registrou, não existe.

Então, todos a sub-notificação, e só se mexem quando o troço fica incontrolável.

Como fizeram em Morro do Coco.

Estatísticas é arte de torturar os dados até que confessem.

Mas o que esperar de alguém que trabalha para a dinastia como cargo de confiança?

Bom senso?

Não dá...

Anônimo disse...

De novo, as estatísticas!
Se não há caso registrado, então nada deve ser feito. É a lógica do preguiçoso serviço público de Pindorama.
O senhor César Salles agiu corretamente ao exigir seu direito de resposta em uma publicação com título específico. Erra ao não reconhecer o óbvio: a sub-notificação.
Ficaria melhor na foto se escrevesse que a despeito de não haver caso positivo confirmado na localidade de Santa Maria enviaria para a localidade uma patrulha de prevenção ao mosquito. Bingo!

Se houvesse melhor prevenção na localidade homônima do Rio Grande do Sul, não haveria que se contabilizar mortes na boate Kiss.
As notícias dos blogs (ou denúncias como o Sr. Salles deve entender) mais ajudam do que atrapalham o trabalho dos doutores do CRD e do CCZ. Deveriam aproveitá-las...

douglas da mata disse...

Claro que ele tem o direito de resposta, até para se passar por um idiota, como foi o caso.

Mas direito é direito, e não se discute.

Eu fico muito preocupado quando a preocupação com a imagem é maior do que com o fato.

E quando o fato desagrada, publique-se a imagem.

Isto não é direito dele, ele é agente público, e antes de se preocupar com a conotação política da notícia, deveria ir lá(ou mandar um idiota que trabalha para ele) e verificar, notificar, ouvir a equipe do Posto de lá e dizer como dados: NÃO HÁ CASOS.

Agora, o que ele fez foi manipular e prestidigitar, aliás como sempre...

Mas como o comentarista aí de cima disse, um direito...

Mayko Juliao disse...

EU sou morador, e tive Dengue.
Meu pai esta com Dengue, e outros amigos tbm estão.
A tal estatistica ae do manda chuva é de 2012 (só pode!).

douglas da mata disse...

E enquanto o aprendiz de manipulador de fatos discute seu direito de resposta, os contribuintes ficam sem direita à saúde.

Boa troca, não?

Jornalista sem ocorrencias disse...

Veja bem: não sou morador da citada localidade, tampouco defensor da "dinastia", como "batiza" o comentarista Douglas.

Entretanto, é fato que, sem registros, não há fatos. Isso é óbvio e cabe inumeros exemplos. Dentre eles, cito os constantes assaltos que ocorrem nas remediações do jardim São Benedito (entre a FDC e a Corpo & Energia, para ser mais preciso) e não há patrulhamento presente - como quase nunca há.

Ao questionar as autoridades cabíveis, ouvimos sempre: "Mas nunca há ocorrências oriundas de tal região" - por serem crimes de pequeno porte e/ou furtos de celulares e pertences de pouco valor, as pessoas acabam nao registrando B.O.

Assim, como fazer a chamada "mancha criminal"? Como diagnosticar o perfil dos meliantes? Realmente não há como.

Se toda vez que ouvir "tá'contecendo assalto 'direto' la na rua de casa" a PM pôr uma patrulha no local, vai faltar viatura no primeiro bairro que isso acontecer.

Resumindo a ópera: se o secretário não receber notificações de que o que o cidadao fulano e seus familiares tem REALMENTE a Dengue (e nao uma virose ou resfriado), realmente não há como culpar as autoridades pelo eventual descaso.

Quem está omitindo informação ai nao sao as autoridades e, sim, a propria população. Infelizmente, é a pura verdade.

E repito: não tenho nada contra Santa Maria e muito menos algo a favor da "dinastia". Só quis mostrar que há razão nos 2 lados.

douglas da mata disse...

jornalista com pouco cérebro(será uma epidemia do jornalismo?):

a sub-notificação é resultado da morosidade e entupimentos dos processos de gestão do atendimento primário(ambulatorial), secundário(exame e diagnóstico) e por fim, a notificação de casos.

a irresponsabilidade levam as pessoas a se socorrerem na sede da cidade, e aí, você pode entender(não é muito difícil, até para você) que as notificações quando aconteçam se concentrem na sede, e não do distrito.

o processo de atendimento - exame - notificação, além da total incapacidade de diagnóstico de boa parte dos profissionais, bem como a má fé orientada, quando os diretores da Secretaria mandam dar qualquer diagnóstico - virose é o preferido - para "baixar os índices", que levam a desavisados como você a interpretar isto como uma escolha do próprio doente.

São duas manifestações do Estado, embora você e sua "inteligença" tenham colocado tudo no mesmo saco:

A população não registra crimes porque acha que não vai dar em nada.

Diferente da dengue, onde a população vai ao posto, mas a administração não consegue processar a notificação e dar a resposta devida no tempo certo.

entendeu, ou quer desenhado?

douglas da mata disse...

Roberto,

Eu me assusto.

Como pode um "jornalista" vir aqui dizer uma asneira desta monta?

Será que ele(a) não sabe que a sub-notificação, qualquer que seja ela, é um defeito nos processos de gestão estatal, quer seja na coleta(como nas delegacias), quer seja no atendimento e diagnóstico(no caso de endemias)?

será que ele(a) não sabe que a sub-notificação é irmã siamesa da manipulação estatística de dados para poupar as autoridades de responder por suas incapacidades de lidar com problemas recorrentes?

o que tem acontecido com os cursos de jornalismo?

eu antes defendia o fim do diploma para jornalistas, agora defendo que se fechem todas as faculdades de jornalismo.

se é para dizer asneira deste jeito, é melhor empregar este pessoal como motoristas de táxi(ótimos comentaristas políticos), garçonetes, prostitutas, (ótimas ouvintes e narradoras de fatos), ou qualquer outra coisa...

mas também, fazendo o trabalho sujo para civitas, frias, marinho, e outras escórias embrulhadoras de peixe podre não dá para esperar que pensem mesmo, não é?

Edison Correa da Rocha disse...

Meu amigo Douglas da Mata, vou mandar confeccionar uma medalha para o Sr.. Faço minhas sua resposta a esse jornalistasinho ou jornalistinho, (como queira ser chamado). Deve ser algum pau mandado das autoridades campistas. Toda a região norte do município não existe pra Campos, como é o caso da delegacia de Santa Maria. Só existe um policial de plantão, quando em caso de alguma ocorrência, ele não pode sair do seu posto. VERGONHA.

Anônimo disse...

O jornalista que diz não ter lado, acabou por definir sua posição nas entrelinhas: o da frente da carroça.

O fato de não ter um papel dizendo que há casos positivos em determinado local, não isenta o agente público do dever de verificar uma denúncia tão importante. Sobretudo de uma doença que se contrai em local (sítio) específico: onde há foco. E, pelo que se sabe, mosquitos não preenchem formulários.

É evidente que, uma vez contaminados no distrito, muitos se tratam na sede.

E, de mais a mais, quem acredita que a notificação ande par e passo com a realidade?

Quanto à associação com a mancha criminal nem vou comentar...

douglas da mata disse...

Edison, deve ser...quando começa com: não gosto do pessoal da lapa, mas também tenho que mostrar o outro lado, é batata...

são os cretinos querendo dar diploma de burro nos leitores e população...

Jornalista com 2 ocorrencias e 4 insultos disse...

Aos que julgam que tenho ou escolhi um lado nesta prosa, reitero mais uma vez a ultima linha de minha fala: "não tenho nada contra Santa Maria e muito menos algo a favor da "dinastia". Só quis mostrar que há razão nos 2 lados"

Repetindo este trecho, isento-me de responder ao comentarista Douglas que vê esvair pelo egocentrismo (deve ter aprendido com os tutores da dinastia que tanto condena) toda razão que, por ventura, viesse ter nos seus relatos.

Sendo assim, pulo as ofensas gratuitas (e consequentemente desnecessarias) provenientes do acalorado debatedor e retomo meu foco para os que querem debater e não só de-BATER.

Aos que acham que há outra forma de alguma autoridade competente (mesmo que exerça sua atividade de forma incompetente) saber ou tomar providencias sem a devida notificação, ensinem-os e não fiquem a tagarelar pelos corredores da blogsfere, haja vista que este não é um meio de comunicação formal para tal procedimento.

Como não me vem ao caso (e nem ao conhecimento proprio) tal explicação, ausento-me do debate sem mais a declarar.

PS: Douglas, exerça sua presença nos comentarios com um minimo de cordialidade e respeito. Suas palavras carregadas de insultos como se os demais nao pudessem dizer algo (apenas vc e só vc) fazem parece-lo muito mais com quem tanto critica do que com quem tanto apregoa subexistir.

Jornalista "da Floresta" disse...

Faltou apenas um final pro meu comentario, que agora segue:

"Nunca discuta com um ignorante. Ele o levará ao nível dele e depois vencerá por ter mais experiência em ser assim".

Daí o motivo d'eu preferir ignorar o que alguns tem a dizer.

Há momentos que a gente prefere não compartilhar da mesma opinião só por conta do autor da resposta. Ele devia pensar mais nisso.

Garanto que seus ideais iriam alcançar longos horizontes. Mas prefere agir como se fosse um netinho mimado que nao pode ser contrariado.

douglas da mata disse...

jornalista sem debate e sem cérebro:

tanto palavrório para dizer que não veio debater ou responder? imagine se viesse?

é um mágico em dizer o que não quer dizer, assim como disse que não tava na folha da prefeitura...rsrsrs...pobre ameba...

ah, sim, o interesse aqui é preservar a forma, o estilo, a educação, rsrsrs...

grandes ideais...um "jênio", o menino...

mas fica a pergunta: se blogs não são instâncias de correção de rumo e cobrança, o que faz o chefe do CCZ aqui?

e mais, para que serve a comunicação e imprensa e, ou blogs afinal?

ou ele reclama só porque blogs deram a qualquer um o monopólio que ele julgava dele?

tá passando necessidade? vamos fazer um rateio para dar um todinho ao pobre.

para dizer amém?

"meio de comunicação formal"?

uau, temos um formalista...rsrsrs

bom, eu ia dizendo: não incomode os nossos inimigos enquanto eles fazem papel d idiotas...

um idiota que se diz jornalista, mas esconde-se no anonimato...

enfim, um m...rda.

Jornalista "do Mato" disse...

E olha q eu disse antes dele voltar: "Nunca discuta com um ignorante. Ele o levará ao nível dele e depois vencerá por ter mais experiência em ser assim".

* douglas da mata disse...

"(...) assim como disse que não tava na folha da prefeitura...rsrsrs...pobre ameba...

um idiota que se diz jornalista, mas esconde-se no anonimato...

enfim, um m...rda.
"


Preciso dizer mais alguma coisa? Ate a proxima.

douglas da mata disse...

Espero que com você, não haja próxima...

aliás, é última vez que perco meu tempo com "jornalistas" no mato e sem cachorro...

você tem razão, eu não deveria ter ofendido as amebas, nem a m...rda...



douglas da mata disse...

posso ter péssimos modos, mas prefiro a morte a ter que contar com tão pouca capacidade argumentativa como a sua...

o dia que me enxergar burro como você, saiba, eu me mato!

mas tem gente que convive bem com isto(burrice), como você...

o "jênio" a a teoria da sub-notificação, ou as suas razões da sub-notificação...

será que alguém já pagou para este "jênio" escrever coisas deste tipo?

Anônimo disse...

Meu caro diretor do CCZ eu sou moradora de Santa Maraia e cinco amigas minhas estão com dengue fora isso eu fui até o hospital de Santo Eduardo com meu cunhado que passou mal também com dengue e ao chegar lá o hospital tinha mas de 30 pessoas em observação com os mesmos sintomas o problema é que Santa Maria fica muito distante de Campos e para fazer o exame que consta a dengue as pessoas tem que pegar um ônibus lotado por duas horas para chegar aos Plantadores de Cana e assim fazer o exame, só que quem está com dengue não tem condições de enfrentar isso e esperam melhorar e ter condições de chegar até Campos, mas com a melhora muitos acabam não indo fazer o exame que comprova a dengue e ai não entar nessa bendita estatística que o senhor tanto fala, porém uma coisa todos nós que a aqui moramos sabemos se a grande maioria da população está passando mal e todos com o mesmo sintoma caracteristico da dengue então não seria ela? Ou uma nova epidemia está tomando conta da população de santamariense? De uma coisa eu tenho certeza se o senhor for esperar estatística será tarde demais mas não será de espantar afinal de contas se o CCZ estivesse fazendo o seu serviço corretamente não teriamos tanto casos de dengue em todo o município de Campos.
Seria muito melhor ao invés de dizer que não tem caso positivo confirmado na localidade de Santa Maria enviasse para a localidade uma carro de prevenção ao mosquito.Mas como se percebe o senhor prefere estatísticas não é mesmo?

Anônimo disse...

E agora Sr. Cersar, ainda vai continuar mentindo? Explica mais essa: http://www.fmanha.com.br/geral/nem-chefe-de-posto-de-saude-escapa-da-dengue-em-santa-maria

Sr. Roberto, por favor, encaminhe essas resposta do Direito de Resposta do Sr. não vê nada!

Grato

George AFG disse...

Menos ad hominem gente... O debate vai ficar melhor com certeza. Me preocupa MUITO tbm essa preocupação maior com a aparência do que com a qualidade do serviço prestado por parte do Governo Municipal em diversos casos. Se bem q não dá pra esperar outra coisa de uma adm ainda impregnada pelos vícios do patrimonialismo...

Paulo Rocha Jr. disse...

Vamos lá, minha sogra e meu sogro foram diagnosticados com DENGUE no Hospita de Santo Eduardo há 7 dias,através do teste que já esgotou.O que acontece é que estão omitindo resultados(não consigo imaginar outra situação)ou esta pessoa está totalmente desinformada, e na maioria dos casos não estão efetuando o teste, isso sem contar que na grande maioria dos casos, as pessoas "já acostumadas" sabem o que fazer "hidratação e Dipirona" e não procuram o hospital.
Por que não enviam logo o FUMACÊ e começam uma ação, e para de tentar rebater o que não tem como.

Algo está errado, pois várias pessoas foram diagnosticadas com DENGUE no Hospital de Santo Eduardo.
PS. Avisa a este SR. que em Santa Maria não existe hospital e todos casos foram registrados em Santo Eduardo, por isso ele não deve ter sido notificado de nenhum caso em Santa Maria.

Anônimo disse...

Caro Douglas da mata: Vc 'e um IDIOTA, e nem sabe escrever!!!!!rsrsrsrsrsrsr ,,JENIO,,KKKKKKKK,, veja bem, sou anonimo, mas NUNCA HOUVE MELHOR GESTAO NO CCZ DURANTE TODOS OS SEUS ANOS DE EXISTENCIA!!!!!!!!!!!!!

douglas da mata disse...

Alguém precisa explicar ao "ixperto" que "jênio" escrito dentro de aspas, e da forma como foi grafada é uma ironia...

Mas pela defesa feita, tá explicado o nível de capacidade cognitiva do pobre coitado.

Anônimo disse...

Posso te falar uma coisa, vc está totalmente errado, eu moro aki em Santa Maria e o meu pai ta com dengue
Meu professor... Minha outra professora passou repelente ate nos ouvidos dos filhos dela, e vc acha que agnt ta fazendo isso a toa?
Desculpa, mais vc não sabe oq esta acontecendo msm!

Anônimo disse...

Douglas, se me permite, deixe que eu explico ao "jênio".
Repetirei seu recurso de não grafar com letra maiúscula aquele que não tem músculo (será que ele entenderá o jogo de palavras?).
Às vezes penso que seria melhor desenhar...

Mas vamos lá Mister NUNCA-HOUVE-MELHOR-GESTÃO-NO-CCZ-DURANTE-TODOS-OS-SEUS-ANOS-DE-EXISTÊNCIA:
(reparou que eu acentuei onde o senhor esqueceu?)

Dengue pode matar moço! E se não o faz, atrapalha muito a vida de quem tem os sintomas. É muito incômodo.
Só quem teve pode dizer.

O "dotô" cesar salles sabe disso. Só não sabe direito onde tem hospital ou posto de saúde.

Mas ele insiste em olhar para o papel ao invés da janela. (putz, às vezes sou complicado demais)

Para o "çábio" do controle de zoonoses, o que não está informado pela sua acuradíssima rede de informações, não existe. (heloooowwwww: o "acuradíssima" foi uma ironiaaaaaaaa)

Para não "puxar" muito no seu estafante exercício de pensar, imagine o seguinte: Em uma festa só para convidados eu entro de "penetra". Depois de beber todas, roubo um relógio. A polícia é chamada e... voilá! (é em francês, calma que tem google tradutor) não estou na lista de suspeitos...

"tendeu"?

Mauro disse...

Minha vontade agora é de xingar esse César de várias coisas,mas deixa para lá, se ele não mandar um FUMACÊ,vamos arrumar um ônibus e ir para frente de sua casa,aí talvez nos escutem, fica o recado.
Não se esqueça, que somos pais e nossos filhos estão contraindo essa porcaria,e por nossos filhos, pode esperar que vamos até você.Avisaremos ao blog sobre nossa ida.

Santa Mariense disse...

A cada hora esse César leva um cala boca melhor, acabei de ver uma postagem no Face de Erly Monteiro "representante de Santa Maria" e olha o que ela postou:

Ela disse ter tido uma reunião na SECRETARIA DE GOVERNO com o DR.CHARBIL,SUPERINTENDENTE DE SAÚDE COLETIVA NA SECRET. DE SAÚDE,e o mesmo disse que os casos de dengue por aqui são do tipo 4, e que não precisamos nos preocupar....É mole..

José Claudio disse...

Ha um detalhe sobre a Dengue que nao está sendo levado em conta: o foco não está (ou nao deveria estar) nos órgãos publicos. A dengue se prolifera em agua parada, suja ou limpa, desde dentro de uma minuscula tampinha de refrigerante até uma caixa dagua mal/não tampada.

Que a populaçao sofre, é fato. Mas o fumacê é uma medida paliativa e já ate um tanto questionada quanto à sua eficácia. O maior e melhor remédio é a auto-prevenção, cada um vigiando seu terreno e , podendo, olhando o dos vizinhos proximos.

DE ONDE ESTÁ VINDO O FOCO DA DENGUE QUE, PELO CLAMOR POPULAR, SE DECLARA PRESENTE EM SANTA MARIA?

Se for de terreno baldio, que se denuncie. Se for de vizinhos inerentes ao apelo dos demais, que se denuncie. Enviem fotos nao so ao blog como à todos conhecidos, facebook e afins para que se tomem providencias diretas.

Gritar pelo nome de alguem so pra achar um Judas pra malhar nao tem eficácia nenhuma.

Jornalista "fora de foco" disse...

Posso fazer uma sugestao pratica?

Eu nao tenho tempo para tomar conta, mas seria possível o CCZ mostrar sua eficiencia num somatório das criticas/sugestoes feitas neste espaço.

Seria perfeitamente cabível (e nada oneroso) criarem o focosdedengue.blogspot.com.br

Neste blog (ainda nao criado), o CCZ poderia aceitar imagens, videos e flagrantes de onde estão possíveis focos e como poderá atuar (e como tem atuado, ora pois, como não?!)

Um serviço que a secretaria poderia fazer perfeitamente, sem custos (pq o blogspot é gratuito) e de acesso a muitos.

O que acham?

Anônimo disse...

NÃAAAO A REGISTRO DE DENGUE EM SANTA MARIA ? AAAH TALVEZ DEVE SER PORQUE UMA COISA CHAMADA DE "HOSPITAL DE SANTO EDUARDO" NÃO REGISTRA MERDA NENHUMA , SERÁ QUE É PRECISO EU PEGAR OS EXAMES DOS MEUS AMIGOS , FAMILIARES E PROFESSORES E ESFREGAR NA CARA DELE ?

Anônimo disse...

Corretissima sua colocação. Ademais, para se verificar se realmente a pessoa está com dengue há necessidade de se fazer um exame de sangue que leva semanas para sair algum resultado, o quando isso acontece, não há mais sintomas ou a pessoa já morreu, nos casos mais graves. Quanto averiguaço se há ou não dengue em certa.região, deveria atentar pelas evidências que em situações como essa e até.policiais são levadas em consideração para.se chegar a uma solução mais rápida e benéfica a população. Moro na área central da cidade e duas pessoas de minha casa estão com os sintomas, e uma evidência é um clube AVERJ, que está abandonado com duas piscinas desativadas onde acumula água de chuva, e não conseguimos fazer com que ele seja notificado nem providência nenhuma é adotada pelo órgão responsável, ou seja CCZ. Apesar de ser seus agentes sempre lembrados dessa situação e dizem que nada podem fazer.