domingo, setembro 01, 2013

O estádio do Americano na década de 70

O Wesley Machado publicou em seu perfil no facebook esta foto sensacional do estádio do Americano com a seguinte observação:

"Olhem o que vão destruir. Parece que a partir de segunda o estádio não será mais do Americano. Demolição pode ser já na quarta."



























Eu repliquei com os seguintes comentários que também trago para este espaço:
"Sensacional esta foto. Ela deve ser do início da década de 70."

"Dá para ver as casas do Parque Santo Amaro recém-construídas. o grande terreno do Salesiano e a pista de Atletismo do estádio feita com recursos do MEC (governos militares) para apoiar o atletismo das escolas. Como aluno da ETFC usei estas pistas com o professor Nilson Patrão para treinos, em 1973...O ginásio ainda era só uma quadra coberta e não havia o parque aquático também construído com apoio do dinheiro do governo federal intermediado por Caixa-D´água. Sou contra as demolições do estádios do Americano e Goytacaz, por uma série de motivos. Há sete anos, quando esta história de permuta e troca dos locais dos estádios começaram a vir à tona eu publiquei um artigo no link abaixo defendendo posição contra:

http://artigosrobertomoraes.blogspot.com.br/2006/11/tombamento-dos-estdios-do-goytacaz-e.html . A cidade lamentará e uns poucos se enriquecerão com tudo isto, pouco se importando com a cidade, suas identidades, história, memória, patrimônio imaterial, etc."

"Vou pegar emprestado esta foto e publicar no blog com os créditos daqui, embora, fosse também interessante registrar o dono da imagem e o autor da fotografia."


PS.: Atualizado às 01:42: O Wesley informa que a foto é do acervo da Liga Campista de Desportos (LCD) e foi obtida pelo pesquisador Wilson Carlos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma cidade que permite derrubar sua historia, perde o brilho e o seu passado, mesmo não sendo torcedor do Americano é duro ver um local que na decada de 70 mostrava o quanto era bonita e verde nossa Campos, que esse politicos de hoje reflitam e vejam como que aos poucos a expansão imobiliaria retirou muito da beleza de nossa cidade, claro que nossos politicos são tão culpados por obras mal realizadas e superfaturadas também.

Alexandre Ribeiro.

Anônimo disse...

Roberto, o que será que o Americano e o Hipódromo tem em comum em sua história?
Os dois espaços tiveram o mesmo destino!
Enquanto a lei não punir os dirigentes, como responsabilizáveis pelas dívidas contraídas durante sua gestão nos clubes, esse tipo de situação vai se perpetuando.

Roberto Moraes disse...

Tem razão. Isto é parte do problema.

Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria disse...

Mais Uma Triste Notícia Sobre a Antiga Linda Cidade de Campos dos Goytacazes. Amo Tal Cidade e Sinto-me Entristecida Como Seu Povo Antes Altaneiro, Hoje Vitimado Por Uma Legislação Déspota e Desconstrutiva. Espero Que o Espaço Não Tenha o Mesmo Destino de Tantos Outros.