sábado, setembro 07, 2013

Plataforma solar flutuante na Índia

Da rede PetroNotícias:

PRIMEIRA PLATAFORMA SOLAR FLUTUANTE PASSA POR TESTES NA ÍNDIA

O primeiro projeto de geração solar flutuante será instalado na Índia. O protótipo será alojado numa plataforma que será capaz de flutuar sobre a água. O modelo terá capacidade de 10 KW de potência e contará com mais de 100 m² de painéis fotovoltaicos. Os testes iniciais serão realizados num lago do parque Victoria Memorial Hall, na cidade de Calcutá.
A estrutura de suporte será oca e feita com elementos especiais plásticos e metálicos para permitir o sustento sobre a água e garantir a segurança da instalação e dos sistemas de conexão à rede elétrica. O projeto está sendo desenvolvido pela equipe do Calcutta Institute of Technology e conta com financiamento do governo indiano. O instituto já chegou a receber alguns pedidos de órgãos públicos e agências governamentais que se interessaram pela tecnologia.
O resfriamento que a água irá exercer nos painéis solares do lado posterior pode resultar em um desempenho 16% superior. O fotovoltaico flutuante será uma alternativa para se integrar ao serviço de centrais hidrelétricas dentro de reservatórios e barragens, aumentando a produção elétrica numa única estação e contribuindo para regular a produção na estação seca.

4 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

Com certeza será mais uma alternativa de geração de energia, principalmente para as metrópoles litorâneas. Pois com as diminuições das chuvas e consequentemente o baixo nível de água dos reservatórios. A cada ano que passa é visível e notório que o nível dos rios estão cada vez mais baixos e consequentemente não conseguem encher os reservatórios. Maior exemplo é o nosso Rio Paraíba. Com meus 54 anos, não me lembro de tê-lo visto tão baixo.

Eber Azevedo disse...

A que se pensar nos impactos ambientais, pois a sombra provocada e ausência de penetração da luz solar nos lagos artificiais ou sobre o mar certamente trarão mudanças no meio ambiente. Alternativa interessante, mas como sempre necessita de avaliação cuidadosa

Anônimo disse...

Talvez a melhor solução seja apagar a luz.

Theya Hom disse...

Excelente alternativa. Não vejo que possa haver impacto devido à sombra, pois a agua é fluídica e móvel.