segunda-feira, maio 12, 2008

1ª Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos

A abertura é hoje (corrigido às 16:00 horas: na verdade, amanhã, terça-feira) no Macaé Centro às 11 horas. Este blogueiro estará na primeira mesa-redonda cujo tema será: "O Desafio da Sustentabilidade Regional – uma reflexão sobre os royalties do petróleo e sua influência no desenvolvimento regional sustentável”.

Veja a composição da mesa de debates:
- Rodrigo Serra, doutorando em Economia pelo IE-Unicamp, professor de Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes (UCAM);
- Roberto Moraes, ex-diretor, professor e engenheiro do Cefet-Campos;
- Alfredo Renault, ex-superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), atual superintendente regional do IBP e da Onip;
- Almy Júnior Cordeiro de Carvalho, reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF);
- Décio Hamilton, ex-superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e atual consultor da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).

Invariavelmente, a discussão passará pelo tema da redistribuição dos royalties do petróleo. Além disso, a questão da sustenbilidade, econômica, ambiental e social da região e dos municípios é assunto ainda polêmico e na verdade, ainda pouco explorado. Sem visão estratégica, o máximo que se tem conseguido é discutir o uso cotidiano dos recursos, não entrando no mérito da impossibilidade deles serem sustentáveis, no tempo e no espaço, mesmo que se faça bom uso dos mesmos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor Roberto Moraes

Confirme, por favor, se amanhã,dia 13 de maio, às 19 horas, vai ocorrer à reunião do PT na ACIC. Tendo como pauta, o movimento pela Terceira Via. E se está reunião é aberta a pessoas não filiadas ao partido.
Obrigado

Roberto Moraes disse...

Caro Comentarista,

Recebi um convite para esta reunião do Hugo Diniz, porém, não tenho certeza sobre a origem de sua convocação. Não saberia te garantir se ela parte do Diretório Municipal do PT.

Não participei da decisão de realizá-la e nem sei dos seus objetivos, embora, tenha compreendido que a mesma pretenda discutir a situação política do município.

Como pode ser visto no texto desta nota, amanhã participarei, por convite formulado, há quase dois meses, de uma Mesa-redonda na Feira de Responsabilidade Social e Sustentabilidade em Macaé. Não tenho certeza do horário do encerramento e se conseguirei chegar à tempo para a reunião da ACIC.

Pelo que soube a reunião seria uma plenária ampliada com a participação de todos que desejarem.

Abs,

Anônimo disse...

Roberto, se eu conseguir um tempinho livre vou dar uma passada amanhã lá (na Feira de Responsabilidade Social em Macaé e não na reunião do PT).
Abs.