segunda-feira, maio 26, 2008

Dez anos de aumento dos royalties. O que mudou em Campos?

Foi a partir de 1998 que os royalties tiveram uma subida vertiginosa. O aumento da produção aliado à mudança na lei com o fim do monopólio, aumentou as alíquotas e criou as chamadas participações especiais. Campos saiu de um orçamento total de R$ 83 milhões em para R$ 1,5 bi previstos para 2008. Um aumento de quase 20 vezes nesta arrecadação. No intervalo desta última década a recveita própria saiu de cerca de 25% do total para menos de 5%. Nesta linha, o blog quer inverter a pauta normal, jogando no ar a pergunta título desta nota, para que ela possa ser respondida pelos seus leitores e comentaristas. Uma cidade não é uma ilha no oceano. Ela, como parte de um estado e de um país, está diretamente relacionada à direção em que é jogado nosso país e o nosso estado. Porém, como nem um nem outro teve o aumento de receita que tivemos, nada demais se nos perguntarmos o que por aqui melhorou. As coisas e pessoas estão como já estavam, ou piorou? Eu tenho algumas opiniões, em certo ponto, até posições, mas nada que não possa ser modificado com argumentos. Pois bem, assim, o blog aguarda seus comentários para debatermos o assunto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Respondendo:
NADA MUDOU!
Ou melhor, mudou, apenasmente, para alguns apaniguados que enricaram com a nossa grana!
Ao povão, menos ainda.

Anônimo disse...

Eu tenho opinião e posição: sem ficar em cima do muro, sem esperar convenções eleitorais e sem ir por indicações (ordens) de executivas. O que mudou em Campos foi que as disputas eleitorais passaram de cunho municipal para federal, ou seja, certos seguimentos de políticos de Campos estavam ( e ainda estão) preocupados em saber o que o grupo do Garotinho irá fazer pelo Brasil e não por Campos. Será que aquela turma que desembarcou em Campos vindo do Rio e Brasília durante a última eleição municipal sabe o destino dado aos royates? Será que eles (dinheiro e a turma)retornarão em outubro? Meu nome é adilson, e-mail adilpessanha@uol.com.br

Anônimo disse...

Apenas nos governos de Anthony Garotinho, quando prefeito, ocorreu a ruptura entre a administração pública e a ELITE de Campos! Com Arnaldo e Mocaiber, a sustentação de seus interesses ocorreu por intermédio do grupo que mais prejudica o nosso município chamado Folha da Manhã! Que nada contribuí para o desenvolvimento de Campos, mas apenas para mudar o FOCO do debate!

Elegendo GAROTINHO como seu maior inimigo, a Folha da Mentira vende a ilusão de que o ex-governador é o mal do município!
Esquecem de dizer que o grande temor do CORTE das vultuosas verbas, aterroriza seus donos!

Nessa batalha pela tal 3ª via, qual seria a intenção da Folha? Dividir o eleitorado obviamente! Dessa forma, poderiam ludibriar o eleitor a fim de no final das contas fazenrem com que seja GAROTINHO o grande FOCO das eleições municipais! Abrindo FOGO em várias frentes contra Garotinho, teriam chance de assistir ao sucesso de um candidato de Arnaldo/Ilsan, que jogam o mesmo jogo do veículo de conunicação, onde a BOLA é o dinheiro!

Enfim...

3ª via?
Não... desviam o foco da eleição e amanha estarão todos juntos novamente! PDT/PSB/PSDB/PT! Alguém duvida? Arnaldo ganha as eleições se for candidato... amanha estão todos comendo na mesma mesa!

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma proposta para analise do Dr, Mackoul, que admiro muito, do diretório e dos filiados do PT.
Está se discutindo muito a Terceira Via para prefeito, mas pouco se fala das eleições para vereador. De nada adiantará o candidato da Terceira Via ganhar as eleições, se tiver uma bancada de apoio fraca ou até mesmo ausente.
É sabido que o PT não conta com um puxador de votos e nem com candidatos conhecidos fora de suas bases. Então porque, não lançar como candidato a vereador o o membro mais conhecido do partido e que nas ultimas eleições provou ser bom de voto. Eu estou falando do Dr. Mackoul. Acredito que se ele aceitasse, certamente seria o mais votado da historia de Campos e o partido poderia ter a maior bancada da câmara e mesmo que não elegesse o candidato do PT a prefeito, teria condições de influir positivamente nos rumos políticos de nossa cidade.
Deixo a sugestão para ser pensada e amadurecida. Estou propondo uma política de longo prazo e que poderá mudar a face de nossa cidade.

Anônimo disse...

Roberto,começou hoje uma série de reportagens específicas sobre a utilização dos royalties pelos municípios em todo o Brasil no Jornal da Band das 7 horas.Na matéria de hoje se retratou uma triste sina, pois no município de maior produção terrestre de petróleo do pais situado no Rio Grande do Norte,a miséria também assola.Vale a conferida e a possivel postagem no blog.Um abraço!