segunda-feira, maio 12, 2008

Dependência & independência

Este blog já tratou do assunto. Porém, diante das repetidas vezes que a questão volta à tona acaba gerando a imprescindibilidade de seu retorno. A quantidade de setores, negócios e gente dependente dos recursos da prefeitura é muito grande para uma cidade de porte médio como a nossa. Se fossemos um pequeno município, em termos de população, área e negócios até poderia ser interpretado, como mais um exemplo de regra, entre os mais de cinco mil municípios brasileiros. A Educação depende das bolsas, no ensino básico médio e superior. Na Saúde, os hospitais ditos filantrópicos ou particulares, dependem da complementação dos valores repassados pelo SUS e dos famosos atendimentos extra-tetos. As imobiliárias negociam venda e aluguéis de imóveis para a instalação de setores e/ou projetos públicos. Os agricultores recebem sementes. Os produtores de cana recebem financiamentos assim como industriais que vêem no Fundecam a chance de ampliação. Os pecuaristas dependem das vacinas, dos embriões, etc. O comércio depende dos contratados. A mídia sem a banca pública inexistiria. Para isso, muitos gostam de gestor fraco, rastejante, limitado e dependente. Por tudo isso, grito de independência por aqui é, além de mal interpretado, mal recebido e até rechaçado. O modelo esgotou. É urgente a mudança de métodos e práticas. Ta na hora de mudar o Muda Campos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Roberto acabei de ver no site da pmcg, os novos secretarios do governo de mocaiber, não pude deixar de rir com essa frase "Mocaiber vai entrar para a história como o prefeito que mais prestigia e trabalha junto com a sociedade civil organizada – disse Dieguez."

Esse Diequez é um fanfarrão, Mocaiber vai entrar pra história sim ou melhor já entrou, mas como o prefeito mais corrupto que essa cidade já teve.

Ouvi agora pouco na continental (rádio de Arnaldo), que Arlete não vai poder assumir a gerência por incompatibilidade com a coordenação da Uenf.

Anônimo disse...

O dado mais recente dá conta de que o PIB do Estado do Rio de Janeiro beira 300 bil de reais. Campos representa apenas 1,5 a 2% deste PIB, portanto atinge no máximo 6 bil de reais de geração de bens e serviços anuais. Com um orçamento de 1,5 bi temos 25% do PIB equivalente ao Orçamento Municipal. A questão de ser muito ou pouco, até conta. Contudo, mais importante é identificar a eficácia e a efetividade das políticas públicas postas em prática pelos dirigentes clientelistas que, nos últimos anos, estiveram à frente do poder público municipal. Senão vejamos, o caos do transporte gera " externalidade negativa" e perda enorme de produtividade, tanto do capital quanto do trabalho. O sistema de ciência e tecnologia é pouco integrado com o setor privado. O sistema de saúde tem boa oferta de leitos, mas força a classe média a gastar rios de dinheiro com medicina particular e o déficit habitacional ainda atinge um enorme contingente de pessoas nas áreas populares. Recurso para enfrenta estas questões não faltam senhores.Sinto que os "blogueiros intelectuais" estão apenas tentando desconstruir o " Muda Campos", sem contudo propror nada de factível para colocar no lugar. Não sou, nem nunca fui eleitor da família Garotinho, entretanto tenho que reconhecer que o papel do meio de comunicação que lhes dá apoio tem sido importante no processo atual de desmascaramento do poder corrupto atual. Por outro lado, estes mesmos, dispôem de dois nomes fortes para colocar na disputa ( RH + Rosinha ) , contra o líder do grupo que representa o que há de mais atrasado no município que é o deputado federal Arnaldo, apoioado pelo grupo Folha da Manhã, onde aliás alguns intelectuais da cidade escreve como se nada estivesse acontecendo na cidade. Uma terceira via é fundamental, contudo com nomes com que circulam na mídia ( Mackuol/Feijó), pouco vai contribuir para tornar a disputa acirrada e de bom nível. Os blogueiroa precisam ser mais ousados, propor coisas práticas e factíveis e entrar no jogo de verdade.

Roberto Moraes disse...

Caro comentarista anônimo,

Você faz um comentário com diagnósticos semelhantes aos que são feitos aqui e em alguns outros blogs, já há algum tempo.

Porém, mais do que isto, não só este blog, mas também outros têm feito proposições sobre o que fazer em áreas como a de educação, saúde, ciência e tecnologia, desenvolvimento social e econômico, etc.

Dizer que há um único interesse em descontruir o "Muda Campos" é falsear com a verdade. Mais que isto. É tentar dourar a pílula buscando uma sobrevivência para um dos dois pólos de poder que, através do criador ou da criatura, por nada deste mundo, quer largar, ou perder, a oportunidade de acessar à gestão bilionária da nossa cidade depois de vinte anos direta ou indiretamente no poder.

Este modelo de gestão exercido por um destes dois pólos se esgotou. Há pessoas a serem aproveitadas num e noutro grupo destes dois pólos. Não são muitos mas, existe. Seria soberba infantil e até irresponsável, não reconhecer isto diante do enorme desafio que é o de alterar este "modus operandi" que além de ser eleitoreiro é ineficiente e corrupto na gestão do nosso município.

Há muito, bem mais que seis anos, antes mesmo do PDT, na época PSB de Garotinho e Arnaldo racharem e criarem estes dois pólos aqui referidos, Política Pública com "P" maiúsculo já tinha deixado de ser objeto de trabalho e esforço, em troca do toma-lá-dá-cá que sugou o grande aumento da nossa receita sem nada em troca da população necessitada.

O caso hoje, não se trata de ter sido ou não eleitor, em determinada passagem de um ou outro, nas escolhas passadas, quando se deixou de escolher o melhor, passando para a opção do menos pior.

O caso hoje é de quem se dispõe a levar o eleitor a ter uma novas esperanças. Um projeto político, inclusivo para a parte da sociedade que continua marginalizada demandando políticas públicas eficientes de saúde, saneamento, geração de empregos, etc.

Fora disso, o que poderá haver é a sobrevida sem esperanças de quem estará fechando um ciclo e não abrindo um novo.

Sds,

Anônimo disse...

Olho vivo blogueiros. Vai ganhar corpo,a partir de hoje uma candidatura de terceira via pela direita, patrocinada pelo jornal Folha da Manha ( o da boquinha). Trata-se do empresario Marcelo Merida, ex vice prefeito de Italva. O convescote inicial seria hoje na casa do ex deputado Paulo Feijo. Trata-se, por hora, de uma candidatura sem muita base social. Contudo, sorte ou azar somente o tempo dira.