sábado, maio 31, 2008

Bacellar x Oliveira

O presidente do legislativo campista Marcos Bacellar (PT do B) e procurador-geral da República em Campos, Eduardo dos Santos Oliveira nos últimos dois dias trocaram acusações. O MPF diz estar cumprindo seu dever denunciando à Justiça Federal o que investigou enquanto o presidente da Câmara alega outros interesses.

Veja o que cada um diz.
Marcos Bacellar:
“O MPF quis transferir o foco da imprensa da Operação Segurança Pública S.A. O Ministério Público Federal de Campos quer a cassação e bloqueio dos bens dos 17 vereadores. Aí eu pergunto: será mera coincidência este fato ter vindo à tona justamente ontem? Estaria esta notícia querendo “abafar” outra informação veiculada nos principais periódicos do país? A impressão que tenho é de que o circo estava armado, só esperando a hora mais propícia para sua apresentação”. (Do blog do Marcos Bacellar)

O procurador-geral da República em Campos, Eduardo dos Santos Oliveira disse em entrevista hoje no jornal Monitor Campista:
“Nós temos farta documentação, com duas caixas cheias de documentos, mais de uma centena, com fortes indícios de que os vereadores apresentaram emendas no orçamento em benefício próprio. Através de emendas, um total de R$ 13 milhões foram destinados às fundações Jornalista Oswaldo Lima e Trianon para realização desses shows. O valor das emendas era usado para custear os shows e que há os indícios que seriam superfaturados. Outro ponto da investigação é a contratação de funcionários pela Fundação José Pelúcio. Há um alto número de funcionários que estão à disposição dos vereadores, incluindo os agentes comunitários. Semente na presidência da Câmara, eram 180 funcionários à disposição”. A matéria finaliza dizendo que o procurador Eduardo Oliveira rebateu as acusações do vereador Marcos Bacellar e explicou a divulgação da denúncia, que foi enviada à 2 Vara Federal no dia nove de maio. “Não vou deixar qualquer um que seja arranhar a moral do Ministério Público e a minha própria. Caso haja qualquer declaração direta, vou entrar com uma representação A divulgação só aconteceu agora, porque estávamos analisando se ela tinha ligação com outras duas denúncias que havíamos feito, estávamos aguardando uma decisão interna. A divulgação à população é propositiva e necessária. Só para lembrar ao Bacellar, a denúncia contra Garotinho também foi proposta pelo MPF. As pessoas, ao invés de se explicar, ficam inventando factóides”.

Atualizado às 12:40: Na página 3, a mais importante depois da capa, na edição de O Globo de hoje,a matéria já citada na nota "Luz?" abaixo acaba dando muito mais guarida ao procurador Oliveira que a Bacellar que, desta forma via para o canto do ringue:

6 comentários:

Bruno Lindolfo disse...

Roberto, repare que a mensagem no blog do vereador foi editada.

“O MPF quis transferir o foco da imprensa da Operação Segurança Pública S.A."

A leviana afirmação de que o MPF estaria a serviço do ex-Governador foi suprimida do texto, deixando o resto, onde tenta de forma insolente tirar o peso da denúncia do MPF apenas pelo fato de não ter sido noticiada pelos nossos confiáveis e isentos jornais e rádios locais.

Os advogados do vereador devem ter alertado que o coronelismo dele e de seus pares, intimidando tudo e todos, não funciona com o MPF e que há limites, embora a corja desconheça.

Anônimo disse...

Orgulho-me de ter sido o primeiro leitor do prestigiado blog a ter um comentário retirado do mesmo, e lembro-me de que o mesmo foi retirado a pedido de alguns partidários do Bacellar que sentiram-se incomodados com o comentário feito outrora por mim. Agora, fiquem com seus ânimos exautados, pois sempre falei que o "corleone do Stieennf" é astuto como a raposa do deserto. Tenho dito.

Anônimo disse...

Roberto, mais uma vez Campos é destaque no cenário nacional... Tá virando rotina, né?
Além dessa página de hoje no Globo, quem acompanha o noticiário via canal Globo News (40 na Sky) vai perceber que duas matérias se destacam nesta tarde-noite de sábado (as notícias são dadas a cada hora cheia): o esquema "Segurança Pública S.A.", inclusive com organogramas e o pedido de afastamento de todos os vereadores.
A cidade está cada vez mais famosa...
O melhor mesmo é esquecer por alguns momentos isso tudo: como está frio, recomendo uma boa taça de vinho.
Abraços.

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Como campista, sinto-me profundamente constrangido por ver o nome de minha cidade no eixo de dois ciclones policiais, que correspondem justamente aos dois mais importantes grupos políticos da cidade. E agora esse fato inédito: a possibilidade de todos os vereadores serem cassados. Uma lástima sem precedentes e uma prova de que a carência de mecanismos de fiscalização do dinheiro farto e fácil, barbariza o caráter do ser humano.

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Como campista, sinto-me profundamente constrangido por ver o nome de minha cidade no eixo de dois ciclones policiais, que correspondem justamente aos dois mais importantes grupos políticos da cidade. E agora esse fato inédito: a possibilidade de todos os vereadores serem cassados. Uma lástima sem precedentes e uma prova de que a carência de mecanismos de fiscalização do dinheiro farto e fácil, barbariza o caráter do ser humano.

Anônimo disse...

Meu Deus, será que até o vereador Édson Batista está envolvido? Logo ele que sempre teve uma posição aparentemente tão firme? Estava até pensando em votar nele esse ano.. Ainda não o vi declarar nada... acho que ele tem um blog (pelo menos alguém já falou sobre isso em algum comentário), mas não acho no Google.