terça-feira, maio 27, 2008

PRB ou PCdo B com Arnaldo

As negociações partidárias para apoios na eleição da capital, de qualquer forma deverá entregar a conta para ser paga, pelo diretório de Campos. Uma das possibilidades para o PRB de Crivella ter o apoio do PDT seria devolvê-lo num apoio a Arnaldo Vianna como informou hoje a coluna Panorama Político, no jornal O Globo. Bom lembrar que até hoje, o PRB era computado, como apoio certo, ao candidato do PMDB em Campos. Porém, o PDT é também cortejado, em busca de apoio, pela Jandira Feghali do PCdoB e aí mais uma vez, uma das contrapartidas seria a do partido da professora Odete Rocha devolver o apoio à candidatura do ex-prefeito. Em qualquer uma das hipóteses Arnaldo Vianna sairia ganhando. A primeira hipótese encima o PMDB de Garotinho e na segunda hipótese, sobre uma possível 3ª Via em que o PCdoB é cogitado como aliado. A única coisa que não se sabe ainda é o que Arnaldo daria em troca deste presente.

8 comentários:

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Roberto, passei hoje pela "terceira via" aberta na Av. 28 de março no sentido do Jockey para a Beira Valão. Ainda não está completamente terminada a 3a.via, mas os veículos já trafegam sobre ela e está desafogando o trânsito de trabalhadores e estudantes às 7 horas da manhã. Essa é verdadeiramente uma TERCEIRA VIA que funcionará.

Mônica Terra disse...

Roberto,passando pra indicar um blog sobre Meio Ambiente. Espero que goste e se puder linkar excelente.
http://andreambiental.blogspot.com/

desde já agradeço,

Anônimo disse...

Tenho acompanhado, através da imprensa e dos blogs, as idas e vindas da discussão da frente, que está sendo chamada de Terceira Via.

O movimento se iniciou de forma espontânea, quase por acaso, junto com o movimento chega de palhaçada. E foi crescendo e tomando corpo o que assustou a maioria dos blogueiros, seus criadores, que no inicio estavam dando a maior força, hoje praticamente não tocam no assunto, acho que por medo do monstro que criaram. Em contra partida a imprensa conservadora apropriou-se da idéia e passou a defendê-la, a seu modo, dando amplos espaços em seu jornal para aqueles que mais lhe interessa.

Isso não aconteceu porque são bons burgueses e democráticos. Eles perceberam que esse é um anseio da sociedade campista e em particular daqueles que não tem uma boquinha na prefeitura, que por enquanto ainda é a maioria da população, pelo menos eu acho.

Essa imprensa que sempre esteve a favor dos que estão no poder, está se sentido tão a vontade e segura, que todo dia escala um prefeitável, para ver qual ao final, mais lhe convém e agrada a classe dominante. É lógico, sem deixar desamparado o grupo que sempre apoiou, ou seja, o de Arnaldo / Mocaiber. Na verdade esse apoio a Terceira Via ou Primeira Via como preferem chamar é um apoio estratégico, caso ocorra algum desastre com Arnaldo / Mocaiber, eles tem como opção o candidato da Terceira Via, e que de preferencia seja alguem ligado a eles e a oligarquia dominante. Já que um acordo com Garotinho, que já apoiaram, e seu grupo é quase impossível, apesar de a muito, também, representarem os interesses das oligarquias falidas de Campos, com a mesma roupagem populista do Grupo de Arnaldo / Mocaiber. Afinal são farinha do mesmo saco.

Bem e nós?

Estamos nadando em círculos, com as velhas e intermináveis pecuinhas, rancores, projetos pessoais e egos elevados. Deixando nos pautar pelo jornal Folha da Manhã, e escapar entre os dedos uma oportunidade única, por comodismo, falta de maturidade política, de visão estratégica e de capacidade de analise da atual situação politica de Campos.

Companheiros do PT vamos parar de olhar só para o nosso umbigo. Vamos deixar de lado as picuinhas, os rancores e as cobranças intermináveis dos erros do passado (dos outros, porque os nossos são sempre esquecidos ou justificados), assim como os projetos pessoais ou de grupos.

Vamos agir com maturidade, pragmatismo e despreendimento pessoal, visando montar uma frente com o PSDB e outros partidos, que tenha condições de ganhar a prefeitura, derrubando esse grupo populista e corrupto, que está no poder a 20 anos.

Vamos unir os candidatos a vereadores em uma única nominata para que possamos fazer o maior numero de vereadores possível.


Tenho visto, a alguns dias, nos blogs, a sugestão de um blogueiro para que a nominata dos vereadores além de contar com o Feijó, contasse também com o Dr, Mackoul. Essa sugestão, pode até de inicio parecer loucura, mas se analisarmos em termos estratégicos, é perfeita, porque se isso ocorresse, certamente conseguiríamos eleger uma grande bancada, talvez a maior bancada da camara de vereadores, por que os dois são grandes puxadores de voto e certamente serão os mais votados.

Espero que os dois tenham humildade, para analisar essa proposta, dentro de uma visão estratégica de médio e longo prazo, para eles, para os partidos e principalmente para a cidade, e que tenham o despreendimento e a humildade necessária, para embarcar nela.

Quanto a escolha dos candidatos a prefeito e vice, deve-se buscar nos quadros partidários aqueles que representem o melhor sentimento de ruptura com tudo que está ai e que consigam passar para a sociedade que eles não tem nenhum tipo de comprometimento com o passado politico recente da cidade ( últimos 20 anos), e que são capazes, competentes, éticos, honestos e que serão capazes de conduzir o município para o progresso, tirando-o desse atoleiro de incompetência e corrupção, que está mergulhado a anos.

Espero que com este texto, eu consiga trazer para reflexão dos companheiros do PT e do PSDB, essas ideias e iniciar uma discussão de propostas, sem rancores, projetos pessoais e picuinhas, para que possamos construir algo novo para o futuro de nossa cidade.

Não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, mas tenho certeza que estamos vivendo um momento único nos últimos 20 anos, e que não podemos desperdiçar por imaturidade politica, vaidades pessoais,ou erro de avaliação e estratégia.

Temos condições de eleger o prefeito e fazer a maior bancada da camara, basta somente, querermos e termos maturidade e o despreendimento que o momento exige, e que algumas pessoas não coloquem os interesses pessoais acima do coletivo.

E vamos a luta até vitoria final.


E blogueiros vamos deixar a apatia de lado e trazer essa discussão para o centro da sala.

Gustavo Alejandro disse...

Parece que aqui tem muitos que enchem a boca com arengas entusiastas, mas nem sequer se atrevem a botar seu próprio nome no post.

A chapa anônimo-anônimo do Partido Anônimo não vai ter muito sucesso nestas eleições.

Anônimo disse...

É companheiro á historia mostra que a humanidade caminha com os idealistas e entusiastas, enquanto os “intelectuais céticos” com as sua sapiência intelectualoide, tem sempre o mesmo destino o esquecimento e o fundo de um bar a meia luz, para tomar um porre e criticar aqueles que tentam fazer alguma coisa e lamentarem a burrice da humanidade por não ouvi-los.
Não é o fato de postar como anonimo que desmerece a opinião emitida, até porque não foi usada para ofender a honra de ninguém, além do mais, sabemos que na internet sabemos que Gustavo pode ser João.

Quanto ao seu ceticismo em relação a chapa é só aguardar, que tenho certeza que ela será vitoriosa, basta somente as pessoas envolvidas nas discussões querem.

Um abraço e bom porre.

Gustavo Alejandro disse...

Querido anônimo, pode ter certeza que o nome que utilizo aqui é o que meus pais me deram.

Concordo com você em relação às atitudes positivas, são acho meio dificil sustentá-las quando o temor a alguma coisa impede que as defendamos a cara limpa.

Anônimo disse...

Não entendeu o Alejandro ?

O que ele quis dizer é que o que vale aqui é o texto e não a identificação pois, Gustavo pode ser João e Anônimo pode ser Gustavo, na internet.
Entendeu !!!!!!!!!
Dã!!!!

Luiz Felipe Muniz disse...

Caros comentaristas, permitam-me um breve aparte, mesmo que tardio.

Estamos de fato num momento ímpar no município, ou tentamos uma 1ª ou 3ª ou 4ª vias, de forma democrática e dialógica ou ficaremos mais uma vez a berrar pelos cantos da sala...

A questão quanto ao anominato, não mereceria tanta atenção se estivéssemos num outro tempo, numa outra dimensão, num outro espaço de discussão, ou, se o assunto abordado estivesse mais para a arte e a cultura do que para o político e o público.

As idéias expressas em forma de proposta e ou estratégias de ação, deveriam sim ser acompanhadas dos nomes de seus autores, para que com isso pudéssemos dar maior visibilidade, autenticidade e credibilidade, além, é claro, de otimizar em cenário tão turbulento...as idéias soltas, sem mães e sem pais, pouco constroem e ou interferem na lógica da perdição já instalada, fatos que somente beneficiam os ávidos por manter as coisas como estão...

Portanto, caros anônimos, não tenham medo da vitrine virtual, nem do erro natural ao qual todos nós humanos estamos submetidos preliminarmente.

O anonimato somente serve aos que não conseguiram ainda superar as suas próprias histórias pessoais, recentes ou antigas, o que, certamente, podem comprometer de fato as propostas de inovação que por eles advenham.

...para pensar mudanças precisamos também de nomes e não somente de idéias, pois boa parte das idéias expressas, já são saberes consolidados na literatura acadêmica e ou nos cenários sociais mais evoluídos e avançados de nosso tempo...portanto, precisamos urgentemente é de nomes e agentes reais de mudanças já!!

Pensem nisso e deixem o anonimato para as conversas fiadas...