domingo, dezembro 06, 2009

Adriano e sua volta por cima

Ainda há que ser contada a questão da volta de Adriano da Europa e seu sucesso no Flamengo. Alguns o estigmatizaram por optar pela volta ao Brasil e aos seus amigos nas comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Numa sociedade cada vez mais fragmentada e interessada em resultados e, especialmente em símbolos e pompas elitizadas, a decisão de jogar tudo para o alto e retornar à suas origens para se equilibar mentalmente e voltar a ter prazer em trabalhar, naquilo que é o lazer dos outros, como o futebol, é algo que precisa ser melhor compreendido. Costuma ser chamado de fracasso a decisão de optar pela arena em que se vai trabalhar. A pressão é sempre muito grande, mas, o sucesso de Adriano no Flamengo é um bom referencial do que escolher, que deveria ser uma opção pessoal, da qual não se deveria nunca abrir mão. Na vida atribulada e corrida do dia-a-dia nem sempre é possível fazer esta opção, mas, enquanto ser humano livre, nunca devemos abrir mão de enxergar os caminhos e as trilhas que desejamos trilhar e os enfrentamentos que "devemos" tomar como essenciais. Por tudo isso, independente do sucesso como artilheiro e campeão de um time antes desacreditado, Adriano, deve ser visto, como um homem corajoso que, independente de tudo e todos, não abriu mão de suas origens e seus referenciais, como ponto de equilíbrio, nesta sociedade fragmentada e superficial em que vivemos. PS.: Atualizado às 00:26: Em tempo, o simples e objetivo Ronaldo Angelin, a partir deste gol decisivo no domingo, entrou definitivamente para a história do Flamengo. Taí mais uma boa demonstração de que futebol é jogo coletivo, embora, as recordações sejam, na sua maioria, individuais. PS.: Atualizado às 00:58: Para encerrar o assunto, pelo menos por hoje, do Brasileirão: A vitória do Flamengo levanta uma outra questão, que os tempos modernos, aparentemente tentavam sepultar: a referência e a importância da identidade do técnico com o clube. A escolha e a manutenção do técnico Andrade, com sua capacidade de eliminar e evitar bobos problemas, deu, ao mesmo tempo tranquilidade, arrumação e ordem ao time. Simplicidade e identidade de quem tem história deu a pista do que outros clubes podem e devem buscar.

9 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Roberto (em minhas palavra adiante há um raciocínio que não tem nada a ver com minha paixão pelo Vasco da Gama e consequente horror ao time que Adriano joga hoje):
Penso que ele não foi estigmatizado por optar pela volta ao Brasil: por esse motivo ele teria que ser elogiado, como Ronaldo e Fred.
Ele foi criticado por ter arranjado uma desculpa esfarrapada para romper o contrato com a Internazionale sem precisar pagar a multa milionária (inventou que não queria mais jogar futebol e pouco tempo depois acertou com o hoje campeão). Se a Inter o mandasse embora antes do fim do contrato ele iria querer receber a multa, né?...
Achei um erro grave da parte dele. Eu e muita gente.
Quanto aos amigos dele na favela não tem problema algum...

AngelMira disse...

mUITO BEM LEMBRADO, PROFESSOR!
Tinha q ser vascaíno esse "Bessa"!

Anônimo disse...

Marcelo... vc esta desinformado. Ele abriu mao de 15 milhoes de dolares para sair da Inter.

Marcelo Bessa disse...

No comentário anterior digitei errado "minhas palavras".. kkkkkk
Desculpe, Roberto!

Anônimo disse...

Quem defende esse Adriano defende o uso do "jeitinho" pra acertar as coisas.

Tudo que o comentarista acima disse é realidade. Ele, junto a diretoria do Flamengo, deu foi um golpe no clube italiano. É esse o heroi que o C.R. Flamengo quer? Isso é atitude de homem?

Eu pergunto: será que o Zico, maior ídolo que o Flamengo ja teve, faria uso do mesmo recurso, ou como homem, cumpriria o contrato até o fim, ou ainda, acertaria um acordo justo para a quebra do mesmo?

Anônimo disse...

E em qual lugar do mundo contratos DEVEM ser cumpridos até o fim, independentemente da vontade das partes?

Houve uma resolução amigável de contrato, a Inter entendeu a situação do Adriano que, de fato, tinha problemas vivendo lá.

Engraçado que gostam tanto de julgar que nem levam em conta a posição que o próprio clube antigo teve. E pro anônimo acima, ele quando se desligou da Inter, não tinha nenhuma ligação com o Flamengo. E mesmo que nos bastidores pudesse ter, é inocência achar que a 'competente' diretoria rubro-negra iria resolver isso corretamente em prol do Fla.

Marcelo Bessa disse...

Estou desinformado? Ele abriu mão de 15 milhões? Ele não inventou a depressão e a saudade "dos amigos" para rescindir o contrato? kkkkkkk
Nem o mais cândido dos ingênuos acredita nisso...
Bem, cada um pensa o que quiser. Eu, pelo menos, me identifico...

Regimento Mallet disse...

Parabéns ao comentarista das 9:47 PM, pois o comentário ficou "Bom à Bessa".

Anônimo disse...

Sim meu caro. Voce esta desinformado.

Se for facil como vc prega entao, basta um jogador alegar que vai parar de jogar para se desligar de um clube ? Se fosse assim, os clubes brasileiros estavam mais afundados ainda, todo mundo ia entrar em depressao para ir para a Europa.

Para fins praticos, a Inter nao se importa se ele saiu pq parou de jogar ou nao. Ele perdeu dinheiro nessa transferencia. Isso eh claro, admitido por ele, pelo empresario e pela propria Inter.

Mas... nada disso importa. O que vale eh o hexa. Mas como vc eh vascaino vai vir com aquela conversa mole de penta.