terça-feira, dezembro 08, 2009

Mais riscos para Atafona: "nível do mar deve subir mais 1,9 m até 2100"

Entre as informações que circulam na Copenhague 2009 está a que "os oceanos já sobrem 3 vezes mais depressa". O jornal O Globo na edição de hoje, traz a manchete exposta abaixo que trará consequências também para o nosso litoral, e, especialmente a nossa Atafona:
Em recente seminário no IFF, o secretário de Planejamento de SJB, Vitor Aquino disse que, baseado em estudos e análises do Núcleo em Pesquisas Costeiras na Coppe/UFRJ, que os investimentos para conter a ação do avanço do mar seria tão caro e de tão pouco efeito, que a solução apontada pelos pesquisadores seria para a prefeitura a de se adapatar aos movimentos do mar. Seria mais barato procurar apoiar os atingidos sendo transferidos para outros locais do que tentando construir quebrar-mar, ou algo do gênero.
Taí uma avaliação que o blog não possui. De qualquer forma, seria bom manter e acompanhar estes estudos, até por conta dos investimentos que estão previstos à beira-mar desta região. Um núcleo de estudos e pesquisas permanentes seria de bom tom.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor,
Sou morador de Atafona e gostaria de ter acesso aos mencionados estudos, até mesmo para avaliar a intenção de efetuar melhoramentos em minha residência, ou não.
O senhor poderia me orientar como consegui-los?
Obrigado pela atenção.

Roberto Moraes disse...

Caro comentrista,
Oriento-o a procurar o próprio secretário de Planejamento Vitor Aquino.

Proximamente o blog disponibilizará um artigo de um estudioso do tema que, a partir desta nota se dispôs a trazer mais informações.

Sds.

Anônimo disse...

Vai tudo por agua abaixo...Eita governo ruinzinho de C.M....A prefeita q adora um merchan na Folha da Diva...Tudo enganacao...