quinta-feira, agosto 16, 2012

Quando não se reconhece o problema, daí não sairá solução

O blog se refere à forma como o deputado federal Garotinho se referiu aqui, em seu blog, aos resultados do Ideb-2011 tentando tapar o sol com a peneira.

É inaceitável que uma gestão, já no seu final, sequer reconheça o grave problema que fez como que o bilionário município de Campos, fosse a última colocada, entre todas, repito, todas, as 92 cidades do estado do Rio de Janeiro.

O problema não é só dinheiro, porque este há até para fazer um sambódromo ao custo de quase R$ 100 milhões, mas, é também de gestão.

Não há como esconder o fato para quem tem o mínimo discernimento do que isto significa. Disputa política de lado. Isto é o mínimo que se imagina do homem ou mulher pública de bom senso e preocupado com as políticas públicas e o bem das pessoas.

Reconhecer o problema para começar a resolvê-lo. Os alunos prejudicados hoje por estes problemas, tenderão a levar vida afora as deficiências adquiridas no pobre, rico município de Campos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Carlos Lacerda dizia que a melhor maneira de mentir é por meio de estatísticas. É fato.
Devemos ter cuidado com elas.
Se eu, Roberto Moraes e o Chacal estamos num restaurante e de repente entra o Antônio Ermírio de Moraes, pode-se dizer que ali dentro somos todos milionários, na média.
Garotinho não mente neste post do seu blog pois na lama vergonhosa do resultado do IDEB campista, pinçou uma meia dúzia de números para tentar justificar o injustificável.
Não mente, mas é imoral.
Quando, no fim, pagarmos nossas contas, veremos que nada temos a ver com a riqueza do dono da Votorantim.
Bingo!

Anônimo disse...

Quantas escolas bem equipadas(coisa que não temos) cabem no CEPOP? E a farra continua...agora é CIdade da Criança!E acredite se quiser: a Secretaria de Educação agora chama gestores e técnicos para explicarem as razões pelo baixo resultado...

Anônimo disse...

Quantas escolas bem equipadas(coisa que não temos) cabem no CEPOP? E a farra continua...agora é CIdade da Criança!E acredite se quiser: a Secretaria de Educação agora chama gestores e técnicos para explicarem as razões pelo baixo resultado...

George AFG disse...

Qual a novidade? garotinho parece sempre viver num mundo de maravilha só dele, se lembram dos posts dele na época da anulação do concurso?

xacal disse...

Boa, comentarista das 5:57,

Eu menciono este cuidado com as estatísticas, para o bem ou para o mal.

As comparações entre grandezas diferentes (municípios com 10 mil e outros com 500 mil habitantes) é sempre temerária, pois as políticas públicas e as respostas se dão em tempo e de forma diferentes, logo, é ruim estabelecer ranqueamentos.

No entanto, os baixos índices recorrentes da cidade revelam que a situação da educação não corresponde ao Orçamento.

Já elencamos os problemas no outro post, mas há outro que considero fundamental:

A falta de participação e cuidado dos pais e da comunidade com o ensino dos filhos.

Geralmente, pais "depositam" filhos em escolas e esperam o milagre da absorção do reconhecimento.

Não questionam, nem sequer visitam a escola para saber o que ali se passa, e quando são chamados, geralmente em situações de crise, assustam-se com o comportamento dos filhos.

Este descaso familiar se reproduz na reeleição dos modelos de gestão que acabaram com nossa educação pública.

De todo modo, este é outro ingrediente que deveria ser trabalhado em políticas públicas sérias de educação.

Mas como eu já disse, no pórtico da cidade deveria ter uma placa:


Campos dos Goytacazes, "vós que entrais, deixais toda a esperança..." (Dante Alighieri)

Anônimo disse...

Muito bem Chacal ou Xacal, como queira. As estatísticas são traiçoeiras.
Pelo que vc escreve parece ser um cara cujo texto eu gostava muito quando tinha blog. (Planície Lamacenta). Nunca concordei com tudo, mas gostava de ler. Pena que acabou.

Anônimo das 5:57 PM