sábado, agosto 25, 2012

11,4 pessoas por m²?

O blog vendo a estimativa de público que os partidários de Rosinha divulgaram de 20 mil pessoas, presentes em seu comício, foi dar uma conferida nestas contas. É quase natural, disse quase, o exagero de um lado a outro, seja o de superdimensionar ou subdimensionar o real público presente.

Para tentar chegar a um número mais próximo do real, o blog usou o programa Google Earth. Lá viu as dimensões da rua Saturnino Brito, na Lapa, onde foi realizado o evento. A rua da casa da prefeita tem no máximo 7 metros de largura que somada às duas calçadas dá um total de no máximo 10 metros de largura, no máximo.

Com 175 metros de comprimento da rua (veja o mapa do Google Earth abaixo), entre a rua dos Goitacazes e a Beira-rio, teríamos então uma área total de 1.750 metros quadrados. Isto trabalhando com todos os seus extremos.

Assim, para chegar às 20 mil pessoas, teria que haver um total de 11,4 pessoas por um metro quadrado, o que é impossível. Se desejar leia aqui sobre aglomeração de pessoas, que admite no máximo a metade, assim mesmo, se tivesse muito embolado, o que pelas imagens que se viu não foi o caso, a não ser muito perto do palanque reduzindo muito no extremo oposto em direção ao rio.

Fora disso, a interpretação é sua. Antes veja o mapa abaixo, assim como, a fotografia divulgada pela assessoria de comunicação da candidata. 

Além do mais, há que se considerar que foi quase um chamado de guerra com call-centers realizando um enorme trabalho de convite, ou se poderia falar de convocação, para o ato, considerando ainda o enorme poder gerado por qualquer candidato da máquina pública municipal. Enfim, façam suas análises e tirem suas conclusões, mas, baseado em fatos reais. 

Fora, todas as preocupações com os recursos e com uma possível troca de candidatura, os demais candidatos, com registros regularizados precisam mostram suas bases sociais.



8 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Roberto,
Gostei de sua observação. Mas tambem é possivel analisar os fotos e contar as cabeças. Mais exata não tem. Fazendo isto a "multidão" fica em torno de 700 pessoas. Quer dizer os proprios candidatos à vereador nem vieram todos com as suas familias. Faz este teste de contar nas fotos e voce vai ver como nem um decimo de um porçento do povo apareceu.

Roberto Manhães disse...

COMÍCIO DA VERDADE: VOLUNTÁRIOS, MAS NEM TANTO

"20 mil no comício da verdade (?)".
"O maior comício desta campanha no Estado do Rio de Janeiro"
"Populares, entidades da sociedade civil, gente chorando na porta de minha casa"
"Querem tirar a prefeita para depois tirarem os royalties de Campos"
"Comoção em Campos".

Fonte: Blog do Garotinho

Como diz Cesar Maia, "só otário acredita no Garotinho".

Agora veja as fotos que recebi de um amigo da frota de ônibus - alguns escolares - que conduziu os milhares de voluntários da causa da prefeita de Campos, que continua inelegível, ao comício da verdade (?).

Uma parcela deles, devidamente contratada pelo PR, estacionada no cais da Lapa.

No link abaixo as fotos dos ônibus nos cais da Lapa:

http://blogfernandoleite.blogspot.com.br/2012/08/comicio-da-verdade-voluntarios-mas-nem.html#comment-form

Carlos Magno disse...

Sinceramente, havia mais DAS e pessoal com galhardete do que "povo" propriamente.

Nos discursos a tônica foi que a justiça eleitoral tem menor importância que o "povo". Que o PT e Cabral são culpados pelas decisões eleitorais do TRE-RJ que condenaram a prefeita. Que Makhoul (PT) torce por Campos perder os Royalties. Em suma, argumentação rasteira, chororô de gente que sabe que não tem razão. Pura manipulação!

o debaixo é meu disse...

Bicho esse povo não sabe fazer conta, aliás, sabe só contar dinheiro, lá tinha apenas uns 1800 puxa xacos que são prestadores de serviço - obrigados pelo "tronco" a ir na tal manifestação besta e completamente fora de propósito. Lembra do caixotinho que o garotinho usava nos tempos do Zezé Barbosa? Então: É bom que ele tenha guardado na casinha da Lapa, vai precisar novamente, kkkkkkk!

Anônimo disse...

http://ururau.com.br/bancoururau/album.php?id=127
Vejam o Banco de imagens do Ururau..pelo amor de Deus,tinha um mar de gente...reconheçam!

Diretora disse...

Enquanto isso no mesmo horário a secretária de "educação" do nosso município deixa mais de 500 alunos que estavam participando no Exército das finais dos jogos estudantis ( JEEM )sem água e lanche das 8 as 17 horas, os professores tiveram que fazer vaquinha para comprar pelo menos água para todos e ela nem as caras deu para prestigiar uma das poucas coisas que funcionam naquela secretaria graças ao empenho de alguns professores de E.F.e do seu coordenador.

Anônimo disse...

Até tinha muita gente, mas "mar de gente" tá longe de ter.
Como a matemática não mente, 11,4 pessoas por m² é absolutamente inviável. Ao menos que tivessem pessoas umas em cima das outras e isso eu não vi em nenhuma foto.
Portanto, dizer que haviam 20 mil pessoas, é apenas mais uma das muitas mentiras descaradas desses psicóticos com sede de poder (e muita gana em cima dos nossos royalties).

Anônimo disse...

Eleitor do Garotinho não sabe fazer conta. Pedir para somar 2 + 2 já é demais para eles. Então é fácil enganar.