quinta-feira, agosto 30, 2012

As estimativas eleitorais em Campos

Em 2008, no primeiro turno das eleições para prefeito de Campos, Rosinha Garotinho (aliás, sem Garotinho – no nome) ganhou do candidato Arnaldo Vianna com aproximadamente 10 mil votos de vantagem.

Já no 2º turno esta diferença avançou para cerca de 23 mil votos. 

Agora, em 2012, resta saber quanto votos o médico Arnaldo Vianna conseguirá segurar com a avalanche debandada de seus ex-aliados para Rosinha, ou melhor, que mudaram, para permanecer onde sempre estiveram, do lado da máquina.  

Observando, mesmo que de forma superficial, a lista dos 400 candidatos a vereador das coligações que apoiam a prefeita, é possível identificar que um percentual significativo apoiou coligações adversárias nas eleições de 2008. O fato não determina o que acontecerá nesta eleição, mas, tem um peso considerável.

Tirando as discussões jurídicas, cujos desdobramentos são incapazes de serem previstos em todas as suas dimensões, sobre os cálculos das estimativas de votos, fato é que a oposição terá que alcançar o mínimo de 135 mil votos para viabilizar um 2º turno.

As hipóteses poderão se alterar por completo com as decisões judiciais, mais ainda, se houver algum tipo de mudança no quadro de candidatos. A conferir!

5 comentários:

Anônimo disse...

Vai minha aposta
Érik 3500votos
Zé Geraldo 1100
Makhoul 50 mil
Arnaldo 60 Mil

Roberto Torres disse...

Caro Roberto,

pelo que entendi, suas fichas sobre um possível segundo turno vao para o Arnaldo e nao para Makhoul... É isso mesmo que voce acha.

abs,

Roberto

Roberto Moraes disse...

Caro Torres,

O que avalio hoje é que será a votação de Arnaldo que determinará ou não a realização do 2º turno.

A votação de Makhoul será obtida basicamente dos votos que foram da Odete em 2008 (27 mil), de outros retirados de Arnaldo e não perdidos pra Erik.

Porém, o X da questão para somar os 135 mil votos, para garantir a realização de um 2º turno com Arnaldo ou Makhoul, será a votação que o primeiro conseguir segurar para não ir para a prefeita.

Abs.

Roberto Moraes disse...

Continuando...

Assim como em 2004, 2006 (eleição especial) e 2008 a quantidade de votos que está efetivamente em disputa é da ordem de 30 a 40 mil.

Não creio que isto tenha se alterado, assim como a quase totalidade dos votos que Rosinha obteve no 1º turno em 2008 (mesmo com alguma troca destes com Arnaldo).

Sds.

George AFG disse...

Pelo q vejo, acho q é muito provável o Makhoul "levar" a Pedra e Rosinha "levar" Guarus... Rosinha possivelmente vá ter votação pífia no Jockey... De resto, pra mim é difícil avaliar...