domingo, agosto 19, 2012

Ainda sobre o blog

Lendo o Gustavo Oviedo falar sobre a persistência deste blog e sobre a morte e os diversos renascimentos de outros tantos blogs da nossa rede, eu voltei a pensar sobre seus objetivos e sobre o seu fim, com ou sem renascimentos.

Eu intuí que este blog é dialógico ao conhecer a conceituação do termo citado pelo Richard Sennett, em seu novo livro “Juntos”, lembrando o autor o crítico literário russo, Mikhail Bakhtin, que teria cunhado a palavra dialógica, para se referir a uma discussão da qual não resulta na identificação de algo comum, como um consenso.

Mesmo tendo sempre opinião, o blog não pretende buscar sínteses e muito menos consensos, próprios da forma dialética, que não exclui como ferramenta, mas, não busca para este espaço.

Assim de forma dialógica a informação trazida pelo blog, pode se transformar em conversa e/ou debates, e levar a direções imprevistas, com a clara intenção da pluralidade, mas, nunca a da mal fadada imparcialidade.

A informação pode ou não se transformar em comunicação, com ou sem comentários, mas, tenta sempre contribuir para o diálogo e para a construção do conhecimento, das coisas, das pessoas, das relações institucionais, da política e da vida.

Pelo visto, este tipo de reflexão evidencia o que Oviedo já pressentiu. 

Por enquanto, seguiremos em frente!

2 comentários:

douglas da mata disse...

Roberto,

No entanto, é preciso entender também os limites desta natureza "dialógica", na medida que o publicador do blog e seu público acabam por utilizá-lo como ferramenta de luta política, porque, no fim das contas, o processo de apreensão(cognição)da realidade sempre serve a algum propósito "partidário", aqui entendido em seu sentido amplo(lato sensu).

Assim, meu "raso pitaco" é que a "dialógica" não se opõe ou substitui a dialética, mas apenas a complementa ou melhor, é um ramo da dialética.

Roberto Moraes disse...

Olá Douglas,

Concordo com a sua interpretação, aliás, tentei dizer isto quando afirmei que o blog não exclui a dialética como ferramenta, embora não a tenha como objetivo para o espaç.

Isto, também, é bom lembrar que não tem relação com esta tal imparcialidade que abomino (por vê-la como hipocrisia) e nem com com a falta de interesse em interferir a(s) realidade(s) que as notas dos blog se refere(m).

Abs.