sábado, agosto 30, 2008

Aos leitores e comentaristas do blog

O blog anda retirando um ou outro comentário por considerá-los ofensivos. As defesas de opniões serão toleradas, mas não as agressões, aliás, como já foi dito e repetido aqui, por diversas vezes. O blog está fazendo tudo para evitar a necessidade da moderação nos comentários, já adotado pela grande maioria dos blogs de razoável audiência. Ouvindo nossos conselheiros jurídicos estamos, num estágio daquilo que podemos chamar de limite. Bom esclarecer aos incautos e espertos que o blogueiro não se manifestou por nenhuma das duas candidaturas que polarizam a eleição em Campos. Abertamente este blog defendeu uma alternativa nova para a gestão do município. Este modelo que até tem algumas diferenças entre estes dois pólos, guardam semelhanças de métodos e práticas, que ao ver do blogueiro, precisam ser extirpadas. Este blog é um espaço de opinião que não se pretende isento. O blog e o blogueiro tem opiniões e a sustenta em debates e discussões públicas há longo tempo. Para ficar num exemplo, pode citar a crítica e as ações contra o finaciamento com dinheiro público da PMCG para a Escola da Samba, Imperatriz Leopoldinense, quando os dois pólos ainda era apenas um. Por este e muitos exemplos lamenta que o esforço para a construção de uma candidatura alternativa viável, tenha sido estão torpedeada pelos dois lados, desta disputa com o apoio de alguns que não quiseram enxergar e lutar por algo que terá que vir, talvez de uma outra forma e num outro tempo. O quadro atual de disputa política e de poder está muito longe do que se poderia, ao menos, considerar como razoável, até por isso, o blogueiro tem mantido uma distância que não é de quem se omite, porque - até mesmo neste espaço - tem buscado fomentar um debate de melhor nível e de construção social e política, de quem deseja mais qualidade de representação política, mais argumentos de um programa de governo que seja, não só factível do ponto de vista das propostas operacionais, mas também da construção da participação popular, não cooptada e a favor de um governo de, e, para todos. Não será por pressão de propaganda que o blogueiro tomará posição. Melhor que estas energias fossem jogadas numa mudança de rumos da forma de fazer política, que, embora, em dos dois grupos, são filhos de uma única costela. Quem ganhar não governará bem, se não fizer uma sincera autocrítica que precisa ser sinalizada com gestos de quem deseja o melhor para o nosso povo, especialmente, para aqueles que mais precisam da política e com compromissos de gestão transparente e participativa. Continuaremos vigilantes, críticos e propositivos como sempre fizemos. O resto é papo, é firula que não convence ninguém, muito menos os leitores e demais comentaristas deste blog. Avancemos no debate e nas discussões e obrigado a todos pela participação!

7 comentários:

Anônimo disse...

DESFILE CÍVICO de 07 de SETEMBRO:


Pare e pensem: Desfilar para que?

Desfilar para demonstrar o patriotismo e o amor pelo Brasil, por nossa terra? Pra que?

O Brasil merece isso: Amor por uma Pátria que não tem demonstrado amor por deus filhos?

Amor por uma terra onde somente os de "colarinho branco" tem vez?

Para perder nosso tempo para "marcharmos" ao som de uma banda de fanfarra superfaturada, gerenciada por um setor da prefeitura que "superfatura" a banda de fanfarra e ao mesmo tempo deixa as escolas sem condições estruturais e logísticas para as atividades desportivas?

Façamos o seguinte:

No próximo 07 de setembro, vamos boicotar o desfile cívico!

Isso mesmo: Vamos ficar em casa e não desfilar, como forma de protesto aos desmandos municipais nesta terra de "luz e madrigais."

Vamos ficar em casa e dedicarmos-nos a família e a outras coisas mais nobres que o desfile cívico de 07 de setembro.


Tenho dito!

Anônimo disse...

Gostaria de dizer ao nobre professor que a esta altura do campeonamento buscar "uma alternativa nova para a gestão do município" soa mais como um sentimento romântico, algo semelhante a "lavar as mãos" ou "todo político é corrupto, por isso não voto em ninguém". Ora professor, num eventual segundo turno evidenciando a polarização da disputa entre Arnaldo VIANNA e Rosinha GAROTINHO, fato este que não poderemos ignorar,por quem optaremos? Por alguém cujos gastos com shows e obras superfaturadas foram, sem nenhum constrangimento, objetos de publicação no Diário Oficial, por alguém que administrou Campos sem esse vultoso orçamento, ou simplesmente anularemos nosso voto deixando a "responsabilidade" para os, segundo dados levantados pela Polícia Federal, 20 mil terceirizados que recebem dignamente(sic) seus salários decidirem por nós? Meu nome é Adilson, e-mail adilpessanha@uol.com.br

Quasepoesia disse...

Boa, Professor Roberto...
Instituir moderação faz bem quando descomportados se utilizam deste espaço para extrapolar seu direito de opinar e confundem critica severa com ofensa torpe...
Prefiro meus comentários bloqueados a ve-los traduzindo ofensar e descortesia.
Mais um ponto para este blog.
Saudações tricolores.
:)

Anônimo disse...

Roberto,

Analisando o seu post, onde voce coloca a sua posição, enquanto blogueiro e tambem como cidadão.
Conforme voce cita " O blog e o blogueiro tem opiniões e a sustenta em debates e discussões públicas há longo tempo..."
Essas opiniões existem, desde que o bloco político era apenas um.
O blog ajuda a todos.
Aos cidadãos, informando fatos e formando consciência.
Conforme voce cita, "... lamenta que o esforço para a construção de uma candidatura alternativa viável, tenha sido estão torpedeada pelos dois lados, desta disputa com o apoio de alguns que não quiseram enxergar e lutar por algo que terá que vir, talvez de uma outra forma e num outro tempo.".
Entretanto a realidade nos coloca numa dualidade eleitoral.
Ambos os polos com seus erros passados, presentes e provavelmente futuros.
No jogo da eleição, o blefe está sendo utilizado de uma maneira absurdamente "cara de pau".
Esse momento é aquele em que o Blog tem o seu maior poder de notificar, nortear rumos, iluminar caminhadas para que quem ganhar... "Quem ganhar não governará bem, se não fizer uma sincera autocrítica que precisa ser sinalizada com gestos de quem deseja o melhor para o nosso povo, especialmente, para aqueles que mais precisam da política e com compromissos de gestão transparente e participativa.".
A disputa política, esta longe do que deveria ser.
Entretanto lembrando que "Somos o que há de melhor, somos o que dá pra fazer!"
Sermos vigilantes, críticos, geradores de propostas, é um dever(deveria ser um costume)que deve ser colocado dentro de uma realidade, e não ha como fugir dela.
Somos, o que dá para fazer...e únicos.
A liberdade dada aos comentários no Blog está realmente no limite das emoções.
Mas ainda acho que ha tempo para aplicar um mínimo de razão existente em alguns comentários.
Sem romantimos, a singularidade é a maior das dádivas da existência.
Por menor que seja a diferença, temos um sentido que nos diz qual o melhor caminho a seguir.
Uma frase de um filme...
"Eu não sabia, mas acreditava !"


Abraço Roberto M.

Anônimo disse...

Adilson,

Parabens .
Bom o seu comentário, com palavras certas no momento certo.
Portanto participe mais.

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Roberto, essa tal de imparcialidade não existe. Acho que voce não precisa e nem deve ser imparcial. O Blog é seu e voce tem todo o direito de colocar , se quiser, o seu ponto de vista. Servindo assim, formador de opinião que é, de meio de conscientização.

Quanto a moderar os posts, acho ótimo. Além de bloquear anônimos. Só deve falar quem mostra a cara.

Vitor Menezes disse...

Caro Roberto,
No urgente!, mantivemos o quanto pudemos os comentários abertos, mas chegamos neste limite a que você se refere. Passamos por esta transição de tirar os comentários abusivos depois de publicados, depois tivemos que assumir a moderação prévia. Esta decisão foi sofrida para nós, que sempre defendemos o espírito democrático, libertário e até mesmo deliciosamente anárquico dos blogs. Mas o problema é que, além das ofensas e dos danos reais, há uma indústria do processo contra a palavra que beneficia quem quer utilizar a justiça como modo de ganhar dinheiro ou de prejudicar desafetos. Com os comentários abertos, ficamos expostos até mesmo à ação dos que serão os potenciais autores de alguma ação, que podem, eles mesmos, postar como anônimos e utilizar o que postaram como prova em processo. Nestes tempos de eleição, este risco fica ainda maior. Grande abraço e todo o apoio do urgente! quanto a sua decisão.