domingo, agosto 31, 2008

Semana importante para as estratégias eleitorais em Campos

Os dois pólos da eleição estão apreensivos com a repercussão dos resultados da pesquisas do Ibope. Alguns pontos ficaram evidentes, mas suscitam dúvidas sobre as estratégias a serem tomadas. Como a diferença é pequena qualquer erro pode ser crucial tendo pouco tempo para ser consertado. Se, de um lado para o grupo do PMDB fica evidente que Arnaldo está conseguindo descolar sua imagem do governo, mal avaliado de Mocaiber, por outro, não há como a candidata do PMDB tentar explorar isto, sem correr o risco, que significa mudar a estratégia da Rosinha Paz e Amor, distante de Garotinho. Pelo lado de Arnaldo há preocupações de que a inversão de posição em que Rosinha passou a sua frente sinalize, para uma parte mais fluida do eleitorado, de que sua candidatura não é invencível. Rosinha por sua vez, ao ver as intenções de votos de um possível segundo turno, teme a repetição de 2004 e 2006, quando o anti-Garotismo foi decisivo para a escolha final, na opção que ficou conhecida como a menos pior. Mais nervosos e ansiosos que os candidatos e os seus grupos estão os apoiadores financeiros que gostam de pule de dez fugindo de bola dividida evitando desperdícios. Pelo jeito, a maioria destes continuará a ter que fazer mais de uma aposta, até que novas pesquisas sejam divulgadas. Analisando o quadro é possível verificar a importância das estratégias tomadas a partir desta semana. Além de ganhar os votos dos ainda indecisos é provável que nos setores mais vulneráveis às pressões eleitorais, um grupo tente tirar os votos ainda não consolidados para o adversário. A forma mais fácil de fazer isto é catar e convencer a mudar a placa findada na casa do eleitor. Fora daí o que pode haver de mais importante serão os debates televisivos da Record e o último na InterTV.

8 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, analise bem feita.

Acho que para Rosinha vale a pena ela explorar a ligação de Arnaldo com Mocaiber mas no momento certo, em um debate por exemplo.

Não podemos nos enganar com essa pesquisa, ela vale para o primeiro turno, no segundo turno é quase como oura eleição. Pois pesquisas não levam em conta acordos partidários, assim se Odete e Feijó por exemplo apoiarem um dos candidatos e conseguirem transferir cerca de 70% dos seus votos para o mesmo, esse apoio pode ser decisivo e não é indicado na pesquisa, pois depende do desenrolar do pleito.

O maior efeito que essa pesquisa pode causar, é com relação a quebra do paradigma de "invencibilidade" de Arnaldo.
Será que seus correligionários vão continuar fazendo campanha dizendo que Arnaldo vai ganhar disparado? Será que esse discurso convence alguém. Para os eleitores mais instruidos uma pesquisa como essa dificilmente modifica seu voto, mas para as massas, o efeito é forte, proque há muitos campistas que escolhem seu candidato acima de tudo se baseando na força eleitoral que este parece ter, nesses eleitores o resultado da pesquisa favorece Rosinha.

Anônimo disse...

Roberto Moraes, eu queria saber do senhor, que é uma pessoa informada, qual vai ser o dia do julgamento se Arnaldo vai ou não vai poder ser candidato, pois afinal de contas, ele ainda não é!Eu gostaria de saber a quantas anda esse empasse.
no TSE ele está indeferido!!!!!!!!
quando vai ser o julgamento

Anônimo disse...

O Augusto tem razão. O maior impacto dessa pesquisa é no verniz de favorito absoluto de Arnaldo. A coordenação de campanha do PDT já sabe há bastante tempo que seu candidato não está garantido do jeito que propalam, mas a militância ainda acreditava na liderança com folga de Arnaldo - o que pareceria natural, já que está com a "campanha" nas ruas desde o final do ano passado. Tiveram que mudar o discurso, destacando a pequena vantagem no segundo turno. Para quem achava que ia dar um "chocolate" (qualquer referência a um integrante do esquadrão de elite da quadrilha no governo Arnaldo é mera coincidência), a pesquisa é uma derrota.

Anônimo disse...

Sejamos imparciais, é evidente que a coordenação da campanha de Arnaldo Vianna não foi surpreendida por nenhum resultado de pesquisa e deve trabalhar com suas próprias assim como a coordenação de Rosinha Garotinho, e o que fica evidenciado é que mesmo tentando se desvincular de Garotinho os seus eleitores são os mesmos, ou seja Pudim, Rosinha, não importa o nome terá os votos de Garotinho , já Arnaldo Vianna ainda poderá mostrar seus próprios votos porque já dá sinais que com ele mesmo na disputa a situação é outra,em 2004 seu candidato nesse mesmo período estava em terceiro lugar e ele só saiu literalmente atrás dos votos há menos de um mês, se dando ao luxo de não perder nenhuma sessão no Congresso até mesmo na pesquisa da Inter - Tv ( Ibope) está em alta.

Anônimo disse...

Um confronto entre Telhado de Vidro e Pecado Capital, bom o casal apesar de se dizer evangélico não deverá contar com ajuda divina afinal o pecado foi capital ... Será que Rosinha consegue se descolar da imagem de Garotinho, de Alcione irmã de seu vice e prima do marido, do seu chefe de segurança Lins?E o Silveirinha? Tem muita coisa ainda que pode complicar a administração do casal, ainda nem chegaram na Vida Obra Social, que foi dirigida pela então primeira dama do estado, hoje candidata a prefeita descada do nome do marido

Anônimo disse...

Arnaldo indeferido pelo TSE? está de sacanagem ou é ignorante mesmo? entre no site do órgão , consulte a legislação, tem sites de busca, deixa o professor em paz , se bem que pelo seu " empasse" deves ser mesmo um ignorante!

Anônimo disse...

Thiago, concordo com seu comentário, e acho que como as eleições estão disputadas os debates ainda que sejam poucos vão ganhar uma importância maior, Arnaldo não é fraco em um debate como Mocaiber, Rosinha é boa, e se ela tiver 10% da capacidade persuasão e oratória do marido, Arnaldo passa mal.

A situação jurídica da candidatura de Arnaldo segue indefinida, particularmente acho que ele não poderá se candidatar, não conheço jurisprudência do TSE a respeito, mas o TRE tem jurisprudência recente que indeferiu registros de candidatos em situação semelhante e não tão complicada, mas isso deve ir ao TSE, uns dizem que o substituto seria Marcos Bacellar, outros dizem que seria Ilsan, nas duas hipóteses ou ainda que seja Arnaldo, o quadro atual favorece Rosinha, só que muita coisa ainda vai acontecer, previsões ainda são como tiros no escuro

Roberto Moraes disse...

Comentário retirado pela identificação de falsidade da autoria.

O blog aproveita para lembrar que foi instituída a moderação nos comentários, por abasoluta impossibilidade de ser mantida a autonomia e a publicação imediata dos mesmos, com as agressões pessoais e o anonimato dos acusadores.