domingo, agosto 17, 2008

Orçamento & eleição municipal

Está passando da hora da cobertura da mídia sobre as eleições, nos municípios produtores de petróleo, tocar no assunto dos seus extraordinários orçamentos abordando entre outros, os seguintes assuntos: 1) Qual a disposição dos candidatos em ouvir setores organizados para a aplicação dos recursos orçamentários? 2) Como pretendem hierarquizar e priorizar alguns investimentos? 3) Quais usos darão para estes recursos de maneira a que eles sejam sustentáveis para o momento pró-royalties? 4) Quais ações pretendem desenvolver e articular sobre o rateio dos royalties de hoje e do petróleo previsto para a área de pré-sal? 5) Quais as suas opiniões sobre a necessidade de uma integração de políticas públicas a nível regional? 6) Que propostas apresentam para que os conhecimentos gerados pelos estudos e pesquisas desenvolvidos, nas instituições de ensino e pesquisa da região, possam contribuir para a gestão destes municípios? 7) Que metas pretendem atingir de forma a ampliar a arrecadação própria dos municípios de para que paulatinamente possam substituir as atuais receitas dos royalties? 8) Tendo em vista a fragilidade das máquinas técnicas e administrativas destes municípios e contraditoriamente, a grande quantidade de cargos comissionados, que ações pretendem desenvolver de forma a mudar este quadro? Fica aí a sugestão deste blog. A população quer saber algo além das promessas, que aliás, precisam vir acompanhadas da forma que pretendem executá-las.

5 comentários:

Anônimo disse...

torres:

Roberto,

Muito importante a sua colocação.
Os candidatos a prefeito de Campos,
deveriam ter um plano de governo, para a nossa cidade e região.
Não seria somente o que fazer, mas também, como essas propostas seriam implantadas.
A candidata Rosinha tem um plano básico de governo(acho que é único candidato com um plano de governo)onde aborda em diversos segmentos, as propostas a serem implementadas.
Esses dados estão disponíveis para download, no site da canditada.
Como exemplo, são citados :
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
SAÚDE / SAÚDE BUCAL:
EDUCAÇÃO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AGRICULTURA
MEIO AMBIENTE:
SISTEMA VIÁRIO/TRANSPORTE E PASSAGEIROS
CENTRO HISTÓRICO
CULTURA
ESPORTE E LAZER.

Alguns assuntos colocados pelo Blog, são abordados pela candidada.

Procede portanto, uma reportagem sobre as eleições com relação AO QUE É POSSÍVEL FAZER e COMO FAZER com relação a um desenvolvimento sustentável para nossa região.
Lembrando que as perguntas/respostas da reportagem devem estar embasadas em dados estatísticos e numéricos e não somente jogo de palavras !

[ ]s R.Moraes

email: torres_jeta@yahoo.com

Anônimo disse...

Fraterno Torres:

Entendo sua preocupação com relação ao futuro de nossa cidade, mas sinceramente, há uma grande distância entre planos bem elaborados e a forma de torná-los viáveis na realidade.

De boas intensões todos nós estamos fartos de ver, mas de boas ações é o que realmente carecemos.

Hoje, Paulo Feijó falou sobre seus planos no Balanço Geral, mas é o que falei, planos, teoricamente todos os canditados possuem.

Assim sendo, excluindo-se os planos de governo, gostaria de saber o que deve ser levado em consideração na escolha de um possível canditado à prefeitura de nossa cidade?

Digo possível, pois é chagada a hora de darmos nosso voto de confiança a algum deles.


Abraços.

Anônimo disse...

torres:


Prezado Olho que tudo vê,

Percebe-se claramente que voce não vê e sim viu.(O olho que tudo viu)
A sua esperança se foi.
Prova disso são as suas propostas sempre teóricas, mas sempre imbutindo nelas uma falta de esperança, baseada em frases retóricas de filosofias..que nada acrescenta em nada.
Lembrando ao OOQTVIU, que alguém disse uma grande verdade: "Somos o que há de melhor, somos o que dá pra fazer"!
Lógico que incluindo o OOQTVIU.
O SOMOS, somos nós mesmos, que temos que pensar, planejar e fazer
o melhor que pudermos.(e votar também).
Não acho que todos os candidatos tem planos de governo, mas devem ter planos pois alguns depois de 8 anos fizeram coisas, que cega o cidadão, que nada vê !.
O OOQTVIU deve ter percebido isso.
Assim como sabemos, que um dos candidatos fez... alguma diferença .
...daí respondo a sua pergunta:..devemos levar em consideração , um mínimo de bom senso para que os filhos do OOQTVIU possam ser "Os olhos dos que possam enxergar " para continuar fazendo !

[ ]s para RM e OOQTVIU

Anônimo disse...

???

Anônimo disse...

Torres:

Você só falta falar pra mim que a Rosinha é a melhor opção ao governo de nossa cidade. Isto é ultrajante!

Pergunta:

Você colocaria uma pessoa que cometeu algum tipo de crime para cuidar de suas finanças?

Você colocaria um pedófilo para cuidar de seu filho pequeno?

Colocaria um psicopata para cuidar de crianças numa escola?

Assim sendo, Torres, por favor, não me venha com a retórica daqueles que já estão possuídos pelo meigo sorriso da Rosinha.

Lembre-se Torres, que o casal do mal já tem sobre suas almas a responsabilidade de ter fomentado a desgraça de milhares de famílias em nosso estado. Fomentado sim, pela falta de atitude, pela omissão e pelo descaso com as responsabilidades inerentes aos governantes.

Sinceramente, mil vezes viver um clima de guerra civil declarada e repleta de torpezas a viver este clima de insanidade administrativa que o casal do mal e todos os demais candidatos já conhecidos possuem em seus curriculos.

Portanto, Torres, não comente comigo nunca mais algo sobre política, pois tenho a capacidade de colocar-lhe no chinelo, pois carrego comigo uma bagagem política etérea por minhas passagens por este planeta que me dão o respaldo suficiente para medir, avaliar e considerar ineficientes ou eficientes todos aqueles que estão a disputar o efêmero poder chamado mandato eletivo.

Lembre-se Torres, de que a hora é chegada e que "a semeadura é livre mas a colheita é obrigatória".

Talvez, agindo da maneira que estás a agir, estejas colocando a sua última chance diante da separação entre "lobos e cordeiros", ou achas que isto dar-se-á somente em momentos de atribulações catastróficas?

A minha esperança não se foi, mas acho uma insanidade a manutenção da miséria de tantos em detrimento do rigozijo de tão poucos e este quadro, se dá em nossa região desde os períodos dos primórdios da exploração açucareira, onde escravos davam o seu melhor em detrimento da satisfação de seus donos que ainda mantem-se no poder nos dias de hoje.

Torres, poupe-me com sua infantilidade política!

Abraços.