domingo, agosto 17, 2008

Duas perguntas sobre as Olimpíadas

1) E Cuba heim? O pequeno país da América Central mais no Pan, mas mesmo nas Olimipíadas, sempre teve papel relevante, e agora, o que estaria havendo? 2) O choro dos diversos atletas brasileiros, desde os do judô que foram derrotados, aos ginastas e, até o vencedor, Cesar Cielo, entre outros? Seria alguma relação com a pressão psicológica dos técnicos, dos patrocinadores ou do próprio COB, tendo em vista a idéia das próximas Olimpíadas no Rio? Ou, o fato teria ligação com o jeito de ser dos brasileiros, mais emotivos e menos racionais? Ou ainda, um pouco dos dois fatores? Encaminho as perguntas aos nossos leitores. A opinião do blog? As palavras do Alcione Araújo, na segunda nota abaixo, lhe bastam.

7 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil só será 1º colocado, quando acontecer uma olimpíada de políticos...Será medalha de ouro em desgoverno, falta de fiscalização, de roubalheira, de canalice, armação política, criar leis para favorecerem a si mesmo...será um recorde em medalha de ouro...não ganharemos nenhuma de bronze!!! Vamos lutar por uma olimpiada de políticos...RAÇA DE VÍBORAS.

Unknown disse...

O brasileiro é mais emotivo mesmo, mas a pressão deve ser enorme também!

Anônimo disse...

torres:

Moraes,

Pressão psicológica maior da mídia televisiva($$$)que quer e precisa de herois para gerar consumismo(consumo + alienação).
Essa mídia aparece na época dos jogos com um enorme nível de cobrança (maldita rede globo) por grandes resultados.
Entretanto, acredito totalmente no homem brasileiro.Sem dúvida, o mais inteligente do mundo.
Já estamos e só não somos ...ainda.
Por isso choramos o estar e o ser !
Lembrando o "choro chorado" do Billy Blanco, um hino...poema...

"O que dá pra rir dá pra chorar
Questão só de peso e medida
Problema de hora e lugar
Mas tudo são coisas da vida
O que dá pra rir dá pra chorar


No jogo se perde ou se ganha
Caminho que leva, que traz
Trazendo, alegria tamanha
Levando, levou minha paz
Tem gente que ri da desgraça
Duvido que ria da sua
Se alguém escorrega onde passa
Tem riso do povo na rua


Alegre é lugar de chegada
É triste com gente partindo
Tem sempre o adeus da amada
O riso chorado mais lindo
Eu posso cantar meu lamento
Também sei chorar de alegria
As velas no mar querem vento
No porto é melhor calmaria


Somente a palavra "sofrência"
Que em dicionário não tem
Mistura de dor, paciência
Que é riso e que é pranto também
Define o Nordeste que canta
O canto chorado da vida
Reclamam no Sul chuva tanta
Errou de lugar na caída


O que dá pra rir dá pra chorar
Questão só de peso e medida
Problema de hora e lugar
Mas tudo são coisas da vida
O que dá pra rir dá pra chorar"

[ ]s para RM

Anônimo disse...

1) Mesmo com alguns resultados pífios, nossos atletas estão de parabéns, afinal nosso país não oferece formação adequada para os mesmos quando crianças. O que vale é o esforço individual, apoio da família...
2) Qualquer atleta de alto nível tem de suportar grande pressão.
3) Culpar a Rede Globo, o capitalismo, a mídia, sinceramente, nem com toda a dose possível de antidepressivos cubanos...

Anônimo disse...

torres:

http://www.efdeportes.com/efd123/ilusao-em-massa-o-papel-da-midia-no-esporte.htm

[ ]s A.

Anônimo disse...

Amigos do Blog:

O choro dos atletas brasileiros é causado por toda a canalização de fatores emocionais que culminam diante de seus resultados.

Aqueles que vemos sendo glorificados através de seus feitos esportivos, refletem a doçura de suas conquistas pessoais numa explosão de lágrimas causadas pela abnegação de suas vidas através de seu sacrifício pessoal, voltadas apenas para a conquista de resultados que são ajmeijados a longo e médio prazo no tocante ao treinamento desportivo.

Ainda há na sociedade vigente o pensamento de que "esporte é algo secundário", entretanto, hoje sabemos que o mesmo, quando bem administrado, é responsável por uma série de modificações sociais e fisiológicas que possuem a capacidade de proporcionar melhorias significativas no tocante social e fisiológico de uma nação, garantindo o aumento da qualidade de vida de toda população.

Estes que vemos glorificados pelos louros da vitória, carregam em sí todo o conjunto de mágoas e frustrações diante da emblemática esportiva de nosso país, que investe muito pouco no esporte e que tem deixado a desejar com relação ao mesmo, no que diz respeito aos investimentos necessários para tornar nosso país uma nação esportiva realmente capaz de competir de igual para igual com as melhores potências esportivas do planeta.

Mesmo assim, diante do quadro de investimentos atuais na área esportiva, nosso país tem despontado nas competições esportivas ao redor do mundo, caracterizando que apesar de pouco investimento na área, o pouco que está sendo feito tem surtido efeitos e que se houver vontade político-social, poderemos sim, tornarmo-nos uma nação esportiva capaz de colocar o esporte nacional nos patamares das grandes nações mundiais.

Deve-se ter para isso, amplo investimento no setor educacional, visto que as bases esportivas iniciam-se nas escolas, através das aulas de Educação Física, tão aguardadas por nossos alunos e tão pouco valorizada, principalmente por aqueles que tem administrativamente a chance de fazer por ela e não o fazem.

Finalizando como profissional da área de Educação Física, afirmo:

Lágrimas nosso esporte possui de sobra, mas o que ele carece é do suor produzido pelo trabalho e valorização do mesmo.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Os brasileiros são mais emotivos, porque sabem como é difícil ganhar uma medalha.
Mas talvez eles estejam chorando também, porque sabem que os para-atletas farão muito melhor do que eles.