terça-feira, setembro 09, 2008

CEFET Campos é o 5° entre os 134 Centros Universitários do país

A ex-Escola Técnica Federal de Campos, atual Cefet Campos e, futuro Instituto Federal Fluminense de Ciência e Tecnologia (IFF) que há apenas dez anos implantou seu primeiro curso de nível superior ficou na 5ª colocação entre os 134 Centros Universitários, hoje, instalados no país. O ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) entre os Centros Universitários foi calculado usando dados sobre a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos pelos vários campi da instituição. São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006. O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo MEC, sempre após a divulgação do Enade. Veja no quadro abaixo a relação dos dez melhores Centros Universitários: PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

3 comentários:

Claudio Kezen disse...

Olá, Roberto. Tomei a liberdade de adicionar seu blog à minha lista. Venho há algum tempo mantendo um blog basicamente sobre música, mas me atrevo, ainda que sem muito talento, a comentar também sobre temas da nossa Cidade. Um abraço.

Anônimo disse...

Fico muito feliz com o 5º lugar obtido pelo nosso CEFET. Muito. Afinal, são quase 30 anos vendo o crescimento desta Instituição, vendo o trabalho sério de seus dirigentes, inclusive você, Roberto, que teve uma passagem RESPEITADA por essa Casa.Estamos a caminho do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia. Cibele e sua equipe trabalham para isso. Honras para nós que vestimos a camisa 24 horas.

Douglas Azeredo disse...

Estudei no CEFET até pouquíssimo tempo e sei que a instituição realmente é um belo exemplo de expansão sempre mantendo a qualidade do ensino, independente da gestão. Só gostaria de saber qual a diferença da "transformação" em Instituto Federal, pois tanto se fala que é melhor, mas NUNCA colocaram claramente para os alunos a real mudança que ocorrerá com essa elevação a Instituto Federal.