terça-feira, setembro 09, 2008

Comentando o ranking

A classificação e o rankeamento em toda e qualquer situação devem ser analisadas com certo cuidados. O rankeamento é uma classificação feita a partir de alguns indicadores escolhidos a partir de métodos e critérios que podem ser objetos de questionamentos. Mais do que o ranking a avaliação institucional deve ser mais válida para que cada instituição avalie sua evolução ou involução ao longo do tempo do que propriamente para se comparar em relação a outras. Normalmente há particularidades em cada instituição que dificulta esta comparação. Com todas estas observações as colocações da Uenf e do Cefet são significativas para a nossa região. Por serem públicas elas não dependem de receitas e bolsas oriundas dos royalties e por isso transitória. Mas importante ainda é que elas vivem um momento de expansão. A Uenf tem quinze anos de implantação, um tempo e muitos das áreas ainda estão sendo estruturadas e/ou ampliadas. O Cefet, apesar de ser quase centenário, há apenas dez anos começou a atuar no ensino superior. Portanto, mesmo com todas as ponderações feitas acima, a nossa região deve identificar nestes resultados um enorme potencial de contribuição para esta nossa região. PS.: Atualizado às 10:14: O Centro Universitário Fluminense (Uniflu) que reúne Fafic, FDC e a FOC ficou em 42° lugar entre os 134 centros universitários brasileiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto,

Comentei um post(acho que foi enviado)sobre um seminário sobre "Política, Eleições e Soluções para Campos dos Goytacazes " a ser iniciado no dia 10.
Coloquei minha opinião sobre alguns pontos relativos ao seminário em si(acho muito bom), porem com algumas ressalvas.
Observei que meu comentário não foi liberado para publicação.
Imaginando essa possibilidade, coloquei meu e-mail para um possivel replay do mesmo.
É importante que todos nós tenhamos respostas-retorno do nosso ponto de vista.
Sem dúvida seu blog presta um enorme serviço a comunidade local e ao Brasil.
Também sei que não é fácil gerenciar o conteúdo do blog, mas nós gostaríamos de uma resposta (via e-mail)pois ela é o motivo maior de sermos eternos aprendizes.

e-mail: torres_jeta@yahoo.com

abraço !