quarta-feira, abril 17, 2013

Demissão evidencia relações promíscuas da velha mídia com o poder

A demissão do editor do RJTV- 2ª edição, da InterTV mostra como funciona a histórica relação da velha mídia regional com o poder. A edição que encerrou agora já foi apresentado por outra jornalista.

A regra era para seguir o estilo Ricúpero, o que é bom se mostra, o ruim e incorreto não deveria ser notícia.

No máximo balcão. Se mostrado vira mercadoria a ser negociada, oferecendo a cabeça de quem ousou discordar do patrão a favor da informação como direito do cidadão.

De outro lado, como a pressão foi grande, não é difícil concluir que se trata de questão a ser ainda mais aprofundada, tanto por parte dos interesses da empresa, quanto de gestores envolvidos.

Trabalho para o vereador Marcão responsável pela arguição do contrato junto à PMCG, de fornecimento de material didático fornecido gratuitamente pelo MEC.  O Ministério Público Estadual também tem o dever de ajudar a aprofundar o questionamento.

Solidariedade do blog ao jornalista guardião da dignidade do compromisso social de sua profissão.

12 comentários:

Anônimo disse...

Esse fato, assim como muitos outros, anteriores, demonstra como a imprensa de Campos é independente.
Infelizmente a imprensa de nosso município, como um todo, está a serviço dos interesses dos poderosos, geralmente escusos. E aqueles que ousem tentar emitir uma opinião independente ou denunciar algum ato ilício dessa “gentalha”, são imediatamente calados e demitidos, além de não conseguirem mais emprego de jornalista no município.
Espero que agora com a rede blog, esses fatos possam ser denunciados livremente, mesmo que seja para uma minoria que acessa a rede.
Isso já é um começo.

DEMOCRATA SIM OU NÃO ? disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A matéria, cujo vídeo podia ser acessado aqui: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/rjintertv-2edicao/videos/t/edicoes/v/professores-de-campos-rj-criticam-compra-de-material-didatico/2518727/ , já foi retirada do ar.

É possível verificar a correção do link colando no facebook, as opções de miniatura do vídeo e sinopse da reportagem ainda aparecem.

Lamentável.

Esta é a mídia "imparcial".

Anônimo disse...

O material rico adotado mostra uma realidade muito diferente das escolas do nosso rico município...
Como ensinar hábitos de higiene sem escovas de dente, sem creme dental, sem sabonete, com esgoto escorrendo no pátio, colchonetes mofados apesar de novos, devido a falta de conservação do telhado, salas quentes chegando a desumanidade com crianças de maternal e G1?

Anônimo disse...

não to entendendo nada...
explica aí direitinho...
a globo odeia garotinho...
o jornalista da globo critica na matéria a postura da prefeitura.
o que tem de anormal nisto ??
foi demitido por que ?
não é prá meter o cacete na prefeita mesmo ? não é matéria paga ? ou voces acham que nós acreditamos que a imprensa é livre neste país ?
claro que ela recebe prá espetar, soprar ou ignorar...
explique melhor esta história que o blogueiro assessor da Assembléia do rj também se perdeu na história...

Anônimo disse...

Mostra aí, professores de 1º ano os seus alunos alfabetizados com o livro da Expo...Infelismente, muitas por medo e até comodidade utilizam o material contribuindo para a grande evasão na EJA.O básico todas tem:giz,quadro e o alfabeto, de resto criatividade.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Claúdio Andrade, uma das perguntas que eu gostaria de fazer em relação a essa estória: O que as entidades de classe do jornalismo, acha disso? Não vi nenhuma nota sobre este caso lastimável.

Jornalista 100 "Surrado" disse...

Ao anônimo das 9:48h:

A REDE GLOBO odeia o Garotinho. Mas não o dinheiro que vem dele.

A InterTV veicula mídia da Prefeitura (assim como todas as outras emissoras legais de Rádio e TV)e ir contra um patrocinador é dar tiro no próprio pé - principalmente em tempos em que patrocinadores nao andam sobrando por aí...

Você nao vai ver o Jornal Nacional falando bem dele; mas o jornal local deve, ao menos, evitar falar "tao mal" pra nao perder o rico dinheirinho que dos cofres públicos vem.

"Criticar" pode.

Mas no tradicional "morde e assopra".

Rafael Leite disse...

E é essa mesma emissora que vai a São Fidélis toda semana para fazer denúncias sobre tudo.
Não nego os problemas de minha cidade, mas pela visão dessa emissora Campos é um paraíso e São Fidélis a cidade problema.
Semana passada fizeram uma matéria sobre a instalação do aterro sanitário em Pureza dizendo que ele receberia lixo de 15 municípios, o que é uma completa falta de informação, para não dizer mentira.
Infelizmente a mídia no Brasil é assim mesmo.
P.S.: não era de se esperar nada diferente da Rede Globo.

Anônimo disse...

pergunte ao secretário de comunicação como foi a pre$$ão.

douglas da mata disse...

Roberto, meu amigo, comentários (08:17) exaltando a ditadura em um blog como este é um troço meio estranho.

Longe de querer pautar a liberação, mas, sinceramente...

Roberto Moraes disse...

Douglas,

Você tem razão.