segunda-feira, abril 01, 2013

Leitor em defesa das casuarinas do Farol

Em comentário leitor do blog expõe sua reclamação. Como sempre faz o espaço está reservado para os gestores da Prefeitura de Campos dar sua versão:

"Denúncia de descaso da Prefeitura de Campos, diga-se Secretaria de Meio Ambiente"
Há alguns anos, vem-se observando a MORTE das decenárias CASUARINAS,plantadas na ORLA DO FAROL DE SÃO TOMÉ, nos anos 70, pelo saudoso ex-prefeito ZEZÉ BARBOSA.

Observa-se que a morte dessas árvores, está aumentando e que a causa principal, certamente seria, por algum tipo de cupim, fungo, ou bactéria.

Entretanto o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente da PMCG,que mais parece um cabide de empregos, mais um vez, por ocasião do verão,esteve naquele balneário, tão abandonado pelo poder público campista e nada teria feito para evitar que tais doenças, com isso tais pragas, estão sendo transmitidas para as outras casuarinas sadias.
Caso nenhuma intervenção séria, seja tomada, aquele grande legado, deixado por Zezé Barbosa, em breve será dizimada.

Em plena era do MEIO AMBIENTE, isso é inaceitável, e podemos até classificá-lo de criminoso, pois por omissão da prefeitura esse fato está acontecendo."

3 comentários:

Jornalista à sombra da arvore disse...

Gente, vamos nos informar antes de mandar enforcar.

As casuarinas nao sao plantas nativas da região (sequer sao do Brasil, pelo que lembro).

Salvo engano de sua origem - que acredito ser afriacana - as casuarinas tem um agravante problema ambiental: elas se multiplicam com imensa facilidade e matam toda espécie de vida organica que está abaixo dela, eliminando a natureza local e "impondo" sua existencia "à singela força".

Quando soube da ordem de remove-las das praias da região igualmente me assustei (isso foi em 2010). Mas quando li a respeito do por quê dessa remoção, passei a apoiar a ideia.

Aliás, no mesmo dia que li sobre isso, fiquei sabendo que até as baratas que mais encontramos (eventualmente, claro) em nossas casas, inclusive aquelas "voadoras", são também de origem africana, tendo vindo junto aos navios negreiros.

As baratas genuinamente da America são mais escuras e robustas, geralmente chamadas de "cascudas" e que aparecem em menor quantidade.

Enfim, o que importa é isso: antes de defendermos "nossas casuarinas", vamos nos atentar às reais vítimas dessa ação.

Tiago do Farol disse...

Ao postador de 1:11.

As casuarinas, são de origem australiana e não africanas.

Aceitar pacificamente a versão do nobre comentarista, não me satisfaz, até porque se as casuarinas, fazem tão mal, ao meio ambiente, como dito, por vc, porque a prefeitura, não fez sua parte, de substituí-las, por outras árvores de igual porte ?
Penso que a prefeitura de Campos, por uma questão de responsabilidade e respeito ao meio ambiente, tem o dever de recompor tal retirada de casuarinas,da Praia do Farol, por conseguinte plantando quantas tantas, forem derrubadas. Isso é possível, não é ? Para isso existe a secretaria de meio ambiente, na nossa prefeitura.

Jornalista sem sombra de duvida disse...

Agradeço ao Tiago por complementar minha informação sobre a origem das casuarinas e concordo plenamente com seu comentario.

Desde que tomei conhecimento do caso (numa materia da Folha e com pequeno comentario na coluna do Saulo Pessanha no verao de 2010), nao foram poucas vezes que me peguei distraido tentando imaginar aquela paisagem sem as casuarinas.

É fato que será necessário repor a vegetação à altura - literalmente - senão teremos uma visão desértica da praia.

A vegetaçao que virá a ser plantada precisará já estar em pé de igualdade ao menos de 50% com o tamanho da vegetaçao atual, senão iremos passar ate 5 verões para conseguirmos um resquicio de sombra.

Veremos o que acontecerá. Mas elucidado superficialmente a questao está.