segunda-feira, julho 11, 2011

Primeiro transplante de duas pernas do mundo é feito em Valência, na Espanha

Procurando alguns textos sobre saúde, em espanhol, para a minha filha, Nina, eu deparei com esta notícia novíssima no famoso jornal espanhol, El Pais:

“Hospital La Fe de Valencia realiza primeiro transplante de duas pernas no mundo”

“Pedro Cavadas, o cirurgião que realizou o primeiro transplante de cara da Espanha em 2009, foi o responsável, por uma operação que começou ontem à noite e acabou esta manhã.

Pedro Cavadas voltou a ser notícia ao liderar equipe de cirurgiões que durante esta madrugada executou com êxito, o primeiro transplante de pernas que se realiza no mundo. A operação foi realizada no Hospital Universitari i Politècnic La Fe de Valencia segundo confirmou fontes do Conselho de Saúde.

Será necessário esperar um período mínimo de 48 horas para conhecer como evoluirá o quadro do paciente na operação considerada de alta complexidade. O Ministério da Saúde da Espanha pediu que fosse mantido em sigilo o nome do paciente.

O médico Pedro Cavadas é um dos cirurgiões pioneiros em operações de especial complexidade. Em agosto de 2009 ele realizou uma intervenção, num homem de 43 anos que esperou um mês para perceber alta, depois de uma operação que incluiu a mandíbula e a língua. Já, em 2008, Cavadas também foi responsável pela reimplantação de uma perna direita de um jovem de 20 anos depois de um acidente do trabalho. Com a finalidade de salvar a articulação, Cavadas teve que reimplantar, de forma provisória, primeiro a virilha esquerda e depois o tornozelo."

Mais detalhes leia aqui.

Um comentário:

Capitão disse...

http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=8377#

Quando Garotinho era governador, tudo fez para o Sr. Renato Abreu, que também é muito amigo da Sra. Diva Abreu, salvar a região com a Bela Joana, símbolo do desenvolvimento do campo juntamente com o que lhe daria sustentação, o projeto Frutificar. Deu no que deu. As contas? Não adianta cobrar do Abreu.

Agora a ex-governadora e atual prefeita recebe com pompa a direção do Instituto Sete Capitães que é presidido pelo Sr. Renato Abreu. E o que deseja o Instituto? Incrementar o turismo regional, com a preservação dos casarões e um roteiro a ser divulgado e seguido pelos turistas. Para dar certo o "empreendimento", Renato platou em sua fazenda uma árvore símbolo da longevidade: um baobá.

Claro que o Instituto Sete Capitães não precisa de verbas públicas, nem de empréstimo do povo a perder de vista, via BNDES (como na Bela Joana). E vai ajudar muito na montagem do Museu de Campos e na preservação de outros edifícios históricos...