sábado, maio 19, 2012

Nelson Rodrigues por ele mesmo

Nelson Rodrigues dizia que "sábado é ilusão"... Pois bem, em meio a esta ilusão, na passagem por uma livraria acabei folheando o livro da Sonia Rodrigues, jornalista e filha do Nelson Rodrigues. Ela informa ter feito para o livro uma seleção do que juntou para o site memorialístico do pai, que permitisse a contextualização e um pouco da compreensão das ideias do pai.

Pela sisudez e reacionarismo do velho Nelson, ele angariou tantos adversários quanto admiradores, não necessariamente pelas suas posições políticas e/ou ideológicas, mas, pela sua característica marcante como cronista e crítico ferino da categoria humana. 

O blogueiro ainda tem lá suas resistências, mas não tem como deixar de reconhecer suas tiradas geniais.

Aqui em seu site algumas de suas célebres frases, que fariam sucesso nas redes sociais do mundo contemporâneo (especialmente o twitter com seus 140 caracteres). 

O blogueiro escolheu dez que considera mais especiais. Imagine neste mundo louco e superficial dos dias atuais o que aquela pena ou língua ferina não estaria produzindo...

Ou o sujeito é crítico ou inteligente.

O amigo é um momento de eternidade.

A imparcialidade só merece a nossa gargalhada.

Nada mais doce que, nada mais terno, que um ex-inimigo.

Só os bêbados se confessam. Eu, se fosse carola enchia a cara antes do confessionário. Não acredito na sinceridade dos sóbrios , dos lúcidos.

Nada humilha mais do que a coragem alheia.

O canalha nunca se acha canalha, se acha de uma bondade inexcedível.

O psicanalista é uma comadre bem paga.

A fome é mansa e casta. Quem não come não ama, nem odeia.

Deus está nas coincidências.

Nenhum comentário: