quinta-feira, maio 31, 2012

Em busca de uma Campos renovada e transformada

A apenas quatro meses da eleição não se vê em Campos, nenhum debate sério e organizado sobre a cidade que se deseja. Já, as fofocas e o ti-ti-i da política, estes se ampliam. Dois vereaores com mandato desistem da reeleição mesmo com a ampliação em 50% das vagas no legislativo municipal.

Segundo o geógrafo David Harvey, a cidade que queremos não pode estar dissociada sobre o tipo de pessoa que desejamos ser, dos tipos de relações sociais que buscamos, da relação com natureza que nutrimos e de qual modo de vida desejamos.

Para o filósofo Henri Lefebvre, o direito à cidade está para além do acesso àquilo que já existe: é um direito de mudar a cidade mais de acordo com o nosso desejo.

É pois, hora de sair desta infeliz e falsa polarização, em busca de uma Campos renovada e transformada!

5 comentários:

carlinhos j.carioca disse...

Eu ainda tinha esperanças de uma 3ª via,com pessoas com uma boa formaçao profissional,com ética e que pudessem realmente prestar bosn serviços ao municipio.Mas,a politica em Campos devido a esses royalties e ao seu poplpudo orçamento,traz uma certa ganancia e grande poder aquele que a conduz,de formas que se formam "grupos" somente com a ansia desse poder e consequentemente o seu bem estar social,corporatismo e a sua influencia politica,que evidentemente dá a essa pessoa um grande ganho.As qualificadas que temos em Campos é muito grande,professores,advogados,ambientalistas,porem essas pessoas,pela forma de serem "diferenciadas",nao tem apoio de nenhum grupo politico.Jamais vi o ambientalista A.Sofiati fazer qualquer parte desses governos,porque?Porque emite opinióes sérias com embasamento técnicos,e aí,tá fora!Só para encurtar,Campos com o orçamento que tem com um polo universitario chegar a "importar um secretario de finanças"...é o fim da picada,essa é a politica aplicada em Campos,a do CABRESTO!

Anônimo disse...

Por analogia Harveyniana, a cidade que somos hoje mostra muito bem que tipo de pessoas somos.
Será que somos assim? (sem trocadilho ou qualquer relação com a revista)

Garcia disse...

Roberto,
Boa noite,

Observando as últimas eleições,podemos dizer que os candidatos concorrentes brigaram tanto entre si que o povo ficou confuso,e por isto votou numa proposta conhecida .É sempre asim ,em qualquer lugar
Abçs,

Sergio Garcia

xacal disse...

"O único problema filosófico realmente sério é o suicídio", caro Roberto.

Há um sentimento típico da "meia-idade" em todos nós:

Estamos velhos demais para promover os movimentos típicos da juventude, e nos consideramos novos demais para nos contentarmos com a postura estática dedicada aos anciãos.

Aí, estancamos!

Tudo isto prejudicado por um ambiente que nos dá a sensação que o próximo segundo já nascerá velho.

Não há alternativa política a não ser aquela que construímos.

E pelo que sabemos, nós não queremos construir muita coisa.

Então, vosso reclame é pertinente, mas não se esqueça que fomos nós mesmos que nos afastamos para a posição de meros espectadores.

Não vale o argumento de que o cenário da disputa política é tão ruim que não nos "mereça".

Talvez seja até verdade, mas uma verdade que não serve de nada, a não ser para alimentar nossa arrogância.

FAÇA. Use sua credibilidade, capital político, capacidade e se candidate a vereador ou a prefeito pelo PT.

Tem meu voto e meu apoio.

Não tenha medo do ridículo, porque mais ridícula é a situação na qual nos encontramos!!!!

Anônimo disse...

Parabéns Xacal.