segunda-feira, maio 14, 2012

Uma vice do PT?

O PT de Macaé deverá indicar uma mulher que ainda não participou de nenhuma disputa partidária para ser candidata à vice-prefeita na chapa do deputado federal, Dr. Aluizio, do PV, em Macaé. O prefeito Riverton do PMDB que já teve dois secretários do PT, junto com seus aliados faz de tudo para tentar que o PT tenha candidatura própria no município.

O candidato do prefeito é o ex-secretário de Governo, André Braga. Além destes dois candidatos, os nomes de Silvio Lopes, Zezé Abreu e do deputado Christino Áureo (PMN) são tidos como possíveis postulantes. É oportuno recordar que em Macaé, com cerca de 140 mil eleitores, a eleição se dá em apenas um turno. Até aqui, ainda a cinco meses da eleição, Dr. Aluizio lidera em todas as pesquisas de opinião feitas na cidade.

4 comentários:

Argos disse...

O doutor aluízio tem dois problemas:

01-tempo de TV(que ele tenta amenizar com a aproximação do PT);

02-sua rejeição nas pesquisas é pequena, mas não o suficiente para não atrapalhar a romper um "teto" que parece sedimentado, e de certa forma, alimentado pela "postura" do candidato e no discurso "anti-política";

Some-se a isto a incapacidade de articular de forma mais ampla, já que ele fez sua plataforma política no discurso da "moralidade"(anti-política), sua possibilidade de ampliar junto a antigos "desafetos" é menor.

Tem ainda a vinculação orgânica com garotismo(que ele tenta afastar depois que o deputado falou em reduzir a participação sobre o ISS da cidade no ramo do petróleo). Esta vinculação pode afastar o PT.

Já no campo governista um problemão: o candidato do governador e do prefeito são diferentes e ambos são "pesados", sobrando espaço para o zezé da rádio, que empaca na falta de vínculo "orgânico" na base governista, que teme sua condição de outsider.


Mas vai ser um pleito bem mais interessante que o daqui.

Roberto Moraes disse...

Uma pertinente análise do quadro eleitoral macaense que complementa com qualidade a nota.

Sds.

Argos disse...

Gostaria de realçar o comentário anterior, se me permite:

O Dr Aluizio, talvez contaminado pelo discurso moralista do PV, e na ausência de um projeto claro e definido, agarrou-se a si mesmo(a imagem que faz de si).

Corre o risco de ficar plantado no tempo como a "eterna novidade".

Já vimos este filme em diversas áreas, quando talentos promissores morrem de inanição, olhando o próprio reflexo.

É preciso trabalhar sua imagem como alguém capaz de resolver problemas, e não apenas denunciá-los, e melhor, é hora do Dr Aluízio parar de se imaginar "acima do bem e do mal".

Isto não significa fazer concessões "morais", mas entender que só há um jeito de fazer política: se assumindo como político!

Gustavo disse...

Roberto, boa análise complementada pelo comentário do Argos.

Porém, muita água passará debaixo da ponte.

O PT abandonou suas correntes. Hoje é puramente pragmático, disputa a máquina. E Macaé, hoje, é um exemplo bem claro dessa mudança.

O melhor seria ver o PT caminhando junto ao PV, escolha já realizada pelo PC do B.

Antes dos esforços do prefeito e seu grupo para lançamento de candidatura própria, há os esforços de petistas de visão limitada, dependentes de uma máquina travada pela ferrugem em suas engrenagens.