quinta-feira, dezembro 27, 2007

26 mil cartões num único dia e num único local?

A secretária de Promoção Social de Campos dos Goytacazes, Ana Regina Fernandes, assumiu, numa entrevista a uma rádio hoje pela manhã, que já pediu demissão do cargo ao prefeito Alexandre Mocaiber para ajudar o filho Rogério Matoso que será candidato a vereador ano que vem.

A dentista merece todas as considerações como profissional- inclusive como deponho como dentista dos meus filhos - mas, como secretária, mais uma vez pisou na bola. Esta sua declaração talvez explique a desastrada decisão de entregar, rapidamente, num único dia, 26 mil cartões referentes ao vale-alimentação.

Neste momento diversas pessoas estão passando mal sob um sol escaldante de verão. Ambulâncias circulam pela fila de pessoas cada vez mais irritadas. Assessores e a própria secretária usam os microfones das rádios para reclamar e pedir ajuda à Guarda Municipal.

O blog repete não há motivos para se programar esta entrega num único dia em um único local. As despedidas da secretária nos microfones da rádio dizendo que terminava o mandato com chave de ouro, com a implantação deste cartão, dão a pista, do porque desta pressa e da falta de planejamento. A informação é de que o cartão que está sendo entregue para os cadastrados permitirá que o assistido compre mantimentos em um dos 54 supermercados credenciados.

A pergunta do porquê desta concentração de 26 mil pessoas num único dia aumenta, na medida em que a própria secretária afirma que ontem, a Secretaria de Promoção de Desenvolvimento Social entregou cerca de 1.300 destes vales no Parque Santa Rosa. Por que a manutenção da entrega pelos bairros e parceladas? Quem promove cidadania, ou pelo menos pretende, não deveria sequer, imaginar, por qualquer motivo que fosse enfileirar 26 mil pessoas desta forma. A concepção eleitoral reinante na prefeitura junto com a incompetência administrativa aliada ao descaso com os necessitados são os responsáveis por casos como este. Nosso povo não merece isso.

PS.: As fotos que ilustram esta nota acabou de ser encaminhada pelo Fabiano Seixas, Sepé, que ao passar pelo local também se indignou com o que viu. Veja seu e-mail de revolta:

“Hoje pela manhã, vindo para o Centro com meu pai, e mais alguns passageiros que apanhamos pelo caminho, encontramos uma multidão nas imediações do 56º Batalhão de Infantaria do Exército, composta por pessoas humildes em busca do recebimento do benefício social, um desses cheques ou vales "miserão" que não resolve o problema da distribuição de renda e criação de empregos em nossa cidade, servindo apenas como paliativo e pelos afortunados que buscam através de ações desse gênero ganhar pela barriga o voto para continuar explorando aqueles que são humildes e alijados de verdadeiras ações onde o valor humano fique acima dos anseios individualistas”.

“Foi uma cena triste, senhoras idosas, deficientes físicos, cadeirantes, grávidas, crianças, em filas enormes, sem nenhuma organização, que teve como resultado um "corre-corre" generalizado. Não entendo o porquê da concentração num único lugar de pessoas de diferentes bairros e distritos da cidade? “

“Por que não houve a entrega de senhas antecipadas? Por que a entrega do benefício não foi feita nas associações de moradores ou ONGS que militam neste campo? “

“Por que deixar grávidas, idosos, crianças de colo e deficientes físicos expostos a situações de risco de vida? Nos semblantes das pessoas é visível o temor, medo e pânico que passaram agora pela manhã. Caos no trânsito, veículos em alta velocidade, engarrafamentos, uma confusão geral”.

“Torcemos que em 2008 não precisemos passar por estes momentos difíceis. Nossa gente não merece mais tanto sofrimento”.

2007 já vai tarde.

Um abraço.
Fabiano Seixas(Sepé).

2 comentários:

Unknown disse...

Meu caro Roberto, este é retrato deste desgoverno.
Isso, em qualquer cidade séria que tivesse uma justiça séria, seria um verdadeiro caso de polícia e os responsáveis seriam presos.
Expor a população ao risco, se aproveitando do estado de miséria imposta pelos governantes e fazer política suja e irresponsável é crime e os irresponsáveis devem ser punidos.
Espero que o promotor Marcelo Lessa, que se apresentou disposto a receber denúncias para tomar providências, tenha tido conhecimento deste fato e abra uma investigação para apurar os irresponsáveis, assim diminuindo nossa inveja (a minha e a dele) da cidade de Rosana, em São Paulo.
Carlos Cunha

Luiz Felipe Muniz disse...

Roberto, você já pensou se essa senhora, Dentista de seus filhos, resolve tratar dos dentes deles com a mesma "competência" e "desenvoltura" com que resolveu - segundo ela - a questão da distribuição dos vales "miséria" aos mais necessitados desta outrora promissora Campos dos Goitacazes??