segunda-feira, março 30, 2009

Fenorte e Tecnorte podem passar para a Uenf

A fundação que já foi a mantenedora da Universidade quando da sua criação, pode agora, junto com a Tecnorte ser absorvida pela Uenf. A hipótese levantada por um(a) leitor(a) em comentário abaixo, já vem sendo discutida há algum tempo entre as duas instituições. As articulações devem ter sido agora agilizadas por conta do novo interesse da turma do pdt de Campos.

35 comentários:

Anônimo disse...

A Fundação Estadual Norte Fluminense - Fenorte tem servido de moeda política dos três últimos administradores. A Fundação, antiga mantenedora da Uenf, não tem objetivos, não tem missão, não cumpre uma papel social strictu sensu, utiliza-se de um pseudo projeto social (Recreando e Ação Fenorte) cujos fins são abertamente eleitoreiros, enterrando dinheiro público em ações que não são àquelas previstas no orçamento do Estado. Como não podia ser de outra maneira, o Programa de Concessão de Bolsas Balcão da Fenorte, programa importante de apoio a pesquisa sofreu um derradeiro revés ao sofrer inspeção do Tribunal de Contas – RJ e um inquérito do Ministério Público, onde estão sendo apuradas inúmeras ilegalidades. Dessa forma os servidores da Fenorte fazem coro para migrarem para UENF, estancando assim uma sangria dos cofres públicos. Os servidores acreditam num futuro, numa Instituição que tem um compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento regional. UENF JÁ!

Anônimo disse...

É a melhor solução. Acabaria com o gabide de boquinhas. Fala-se muito da Prefeitura, mas alguém já parou para ver de perto aquelas bolsas distribuídas pela fenorte ao longo de anos? Isso também precisa cair na "boca" dos blogs.

Anônimo disse...

Fenorte e Tecnorte.

Uma não serve para nada.

E outra para nada serve.

Anônimo disse...

a atual direção da fenorte acabou de arruinar com o órgão. O atual dirigente, que foi deputado estadual e se diz candidato às próximas eleições, distribuiu bolsas científicas ao seu bel prazer pelo norte e noroeste fluminense e os servidores da fenorte nada puderam fazer para evitar, pois tais bolsas eram concedidas diretamente pelo presidente e/ou seu diretor, sem qualquer participação dos servidores da fenorte para averiguação de critérios ou algo parecido... Parece que as bolsas balcão, que eram dirigidas por servidores da fenorte, eram muito bem geridas e administradas. Mas as outras bolsas... só o ministério público descobrirá...

Anônimo disse...

Com certeza os comentários são frutos de funcionári(A.S.) ou funcionários da própria instituição.Certos funcionários ou funcionári(A.S.) deveriam parar de perder tempo com picuinhas e lembrar do concurso que fizeram.A carga horária era de 20 hor(A.S.) ou du(A.S.)?Preste atenção...

Anônimo disse...

O Cabral tem hoje uma chance de corrigir tudo aquilo de ruim feito pelos seus antecessores. Será que ele é um político diferenciado? duvido. Bom, torço para que a Uenf volte a ser só Uenf e que no mesmo espaço dela não seja lugar para coisas que estão sendo investigadas pelo Ministério Público e pelo TCE

Anônimo disse...

E as bolsas Universitárias que até hoje não se comenta e não tem notícias. Essa prefeitura só se houve falar em cadastramento e recasdratamento, mas nada concluído.
ESTAMOS AGUARDANDO SENHORA PREFEITA!!!!
Vai demorar!!!! Estamos praticamente em abril.
Fique com Deus!!!!

Anônimo disse...

Quase nada se sabe do concurso da
Fenorte. Mas algumas coisas são gritantes e vergonhosas. Por exemplo: existem em seus quadros um grande índice de casais aprovados bem acima de qualquer média, já configurando uma fralde.
Alguns títulos foram apresentados e negociados com a empresa analista, fora dos requisitos do edital. Exemplo: título de bacharel em direito para exercer cargo da área financeira. Alguns apadrinhados politicamente atropelaram, também na prova de títulos, outros aprovados que foram
passados para trás. Bem, foi uma vergonha este concurso para a Fenorte. Ia me esquecendo: alguns aprovados inclusive participaram da elaboração do edital e suas modificações.

Anônimo disse...

Estão falando por aí que a Fenorte e a Tecnorte vão para as mãos da galera do Arnaldão e aí vocês acham que vai mudar alguma coisa e garanto que também sabe para que servirá, não é mesmo, para acalentar um pouco da galera do chororô!!!

Anônimo disse...

Certamente o anônimo que postou em tom ameaçador às 4:00PM possui DAS e está com mêdo de perder a vaga no "trem da alegria". Quanto ao horário dos servidores da fenorte, dizem que cumprem de braços praticamente cruzados pois não há serviço pela falta de ações da instituição, que nos últimos anos ficou praticamente parada, enquanto seus dirigentes cuidavam da distribuição de bolsas...Quanto ao cumprimento da carga horária destes "bolsistas"...

Anônimo disse...

Interessante, só agora é que o blog passa a denunciar o uso indevido das bolsas e destas duas estruturas que ao longo dos últimos tempos se tornaram obsoletas...enquanto era do interesse do PMDB ou do PT...silêncio total...que tornaram-se moeda eleitoral, todos já sabiam, ou não?!
Estes ares pretensamente parciais...irritam
Josélia

Anônimo disse...

desculpem: ares imparciais.

Anônimo disse...

Quem sabe assumindo o PDT na FENORTE, os funcionários cedidos para a prefeitura de forma irregular/ilegal (não houve se quer publicação no DO), vão ser chamados de volta... e quem sabe devolver o dinheiro de salário que recebem dos dois lados simultaneamente.

Anônimo disse...

Não faz parte do meu cotidiano mandar mensagens para blog`s ou e-mail`s para serem vistos e discutidos publicamente. Sou uma pessos discreta, não faço parte e muito menos apoio qualquer grupo político. Manifesto neste momento, a minha opinião enquanto pessoa que assiste a tudo isso como expectadora. Primeiro, fico pensando nessas pessoas que fizeram um concurso esperando ter um bom emprego, estabilidade e conseguir gerir suas vidas dignamente. Segundo, imagino a angústia que não deve ser assistir a tantos desmandos sem ter muito o que fazer, uma vez que a instituição é meramente política. Mas não sei se é possível, ou viável, unir UENF e FENORTE, já que tantos interesses estão em jogo. Mas fica claro que até o momento houve uma péssima(poupando os adjetivos) gestão do dinheiro público-com a conivência do poder estadual e legislativo- e que muitas pessoas deixaram chegar até onde chegou. Isso não aconteceu de um dia para o outro, são anos de concessões de bolsas, uma vez que este programa já passou por vários governos. Enfim, a sociedade espera, e deve cobrar por isto, que os nossos representantes sejam dignos e tenham competência para dar um desfecho digno para esta instituição.

Anônimo disse...

Tom de ameaça?Não foi minha intenção.Me desculpe se figu da realidade.A realidade, aliás, é que alguns poucos funcionários ficam de braços cruzados sim.No caso desses poucos, são pessoas que só pensam no salário e não se preocupam com a instituição.
Agora, pior do que esses funcionários, é aquele que tem a cara de pau de escrever;"dizem que cumprem de braços praticamente cruzados..."
Se te dizem é pq vc não aparece nem pra ver, não é mesmo?
Quanto a DAS, se esta sigla tiver alguma coisa com Determinação, Astúcia e Sagacidade, realmente eu tenho este tal de DAS.Mas, se o significado estiver relacionado com Devaneios, Abobrinhas e Suposições...aí esse DAS é seu.
Agora é sério;DAS significa Departamento de Assistência Social?
Desculpe.Agora o devaneio foi meu.Acabei de lembrar que no órgão não tem Assistente Social.
Dito tudo isso, vai uma sugestão.
Aí pessoal da Fenorte...vamos fazer um concurso para ocupar essa vaga.

Anônimo disse...

Novamente os servidores concursados da Fenorte / Tecnorte ficam no meio de um fogo cruzado de boatos que invariavelmente os levam a uma angústia! Desde o concurso realizado em 2001 que os servidores vivem aos sobressaltos, especialmente quando ocorrem mudanças de governo, agora parece que o “disse me disse” tem fundamento nas eleições que se avizinham (?) em 2010. Esta intranqüilidade leva a uma paralisação de uma instituição que já (desde sua separação da UENF) não tinha muito que fazer.
Os sucessivos administradores nunca se interessaram pelo potencial da Fenorte, que tem um quadro de 115 efetivos e 40 cargos de confiança. Boa parte dos concursados tem pós-graduação, formação superior e técnica. Em momento algum houve determinação da diretoria de consolidar políticas públicas de interesse social, da região ou o que quer que fosse. Apenas o Recriando e o Ação Fenorte interessavam, fácil de entender: os recursos para tocar estes dois programas eram descentralizados pela Faperj, num montante de aproximadamente cinco milhões anualmente (LOA,2009, Governo do Estado do Rio). O problema que se coloca: esses mesmos recursos TERIAM OBRIGATATÓRIAMENTE que serem investidos em alunos carentes e pesquisadores (programa de trabalho na LOA citada antes) e o que acontecia? Através do Ação Fenorte e Recreando eram distribuídas bolsas para todo tipo de pessoas sem vínculo estudantil ou pesquisa, eram bolsas para diretores de escolas, professores, instrutores de educação física, pessoas para trabalharem em serviços administrativos, pessoas interessadas em ajudar eleitoralmente os administradores, recursos para feiras, viagens internacionais, compra de mochilas, pessoas que nunca apareciam etc. Tudo fora da lei! Nos últimos seis anos acredita-se que dos cinco milhões descentralizados, um milhão e meio destinavam-se à pesquisa os demais três milhões e meio eram enfiados no Recreando e Ação Fenorte, isto permite chegar a um montante de dezoito milhões desviados de sua finalidade, se para atender as pesquisas havia 250 bolsas (era muito) para àqueles programas passavam de mil! Em 2007, mais de duzentas bolsas foram distribuídas em Itaperuna região considerada da base eleitoral dos atuais administradores.
Outro complicador é que a Fundação é utilizada como uma célula partidária, pessoas são nomeadas sem qualquer compromisso em gerir os interesses da população, atuam unicamente na promoção pessoal do presidente atual e dos anteriores, de seus interesses eleitorais, sequer aparecendo na instituição, muitas vezes moram a trezentos quilômetros da sede. Pode-se afirmar que nesta “barca” cabem perto de trinta ou mais pessoas, aí incluídos diretores, gerentes e assistentes e outros cargos.
Não há caminho possível para Fenorte senão sua imediata encampação pela UENF, donde nunca deveria ter saído. Assim os servidores terão um futuro e servirão à comunidade que no final das contas é quem paga a conta. Esperamos que o Governador Sérgio Cabral use do bom senso e liquide essa fatura urgentemente!

Anônimo disse...

Anônimo de 9:26 PM, de 30/03/2009, você deve ser um dos muitos que fizeram o concurso e não conseguiram passar, tb pudera quem escreve FRAUDE com a letra L, não vai passar para nada, e depois fica aí postando um monte de besteira que não sabe do que está falando, vc deveria falar do que tem prova. É muito fácil falar um monte de besteira anonimamente. Identifique-se e cuidado para não ser processado pelas besteiras que está falando...

Anônimo disse...

O Sr. anônimo das 9:26 PM , deve ter escolhido a esposa errada, por isso os dois não passaram no concurso ( ou será que foi a esposa que escolheu o marido errado ), quanto aos casais a que se referiu, são 3, dos quais só um dos maridos trabalhava na fenorte, todos os outros são novos na fundação. Estude mais ou troque de parceiro.

Anônimo disse...

Se é para mudar UERJ já....

Anônimo disse...

É muito disse me disse e muita fofoca, acho que antes de tudo, os verdadeiros funcionários da FENORTE deveriam ser ouvidos, são 115 funcionários que pagaram a inscrição , fizeram o concurso e estão trabalhando desde 2002, existe um grupo de 30 funcionários que desejam ir para a uenf, basicamente 1/4 dos funcioários, que vão então...se eu fosse o Presidente da fenorte mandaria todos amanhã.....não é possível que seja contratado de um para jogar por um time ...vestir a camisa desse time e torcer por outro time......isso no minimo é trair o patrão.....

Anônimo disse...

Mexi no vespeiro.

Sou funcionário público federal.

Anônimo disse...

Trair o patrão anônimo das 6:55!!! Quem está sendo traído a muito tempo somos nós funcionários, aqueles que querem realmente trabalhar é lógico. Traído por um bando de aproveitadores da nossa Instituição criada em 1ª instância como mantededora da Uenf e fomentar o desenvolvimento da região, o que hoje se ve é a fomentação do desenvolvimento financeiro e político daqueles a dirigem, com a farra de dinheiro de auxílio, com troca de favores através das bolsas que deveriam ser para pesquisa. Hoje quem quer continuar nisso, são aquelas pessoas que estão acomodadas em não produzir nada ganhando seu salário e estão com medo de mudar e ter que trabalhar ou que também tiram proveito desta situação de outra forma antes citadas.
Uenf e Uerj não sei. O que sei que como está não pode continuar.

Anônimo disse...

Olha, o q eu acho uma vergonha, mas q diga de passagem que é legal, n deixando de ser IMORAL, são os servidores da FENORTE todos com bom salário e que foram cedidos para PREFEITURA para ganhar também salario la nas ALTURAS. ISSO É UMA VERGONHA, tanto para Fenorte (diga seu Presidente) como para a PREFEITURA (diga Sra. Prefeita). No Brasil de hoje não comporta mais essas baixarias, essa imoralidade, que toda sociedade precisa saber. E olha q são pessoas que pregam a moralidade, são santos que vão morrer e vão pro ceu. Deus que o tenham. façam bom proveito... cadê o sr. Anthony Garotinho que aceita essas atitudes e nao dar publicidade no seu progrma de radio, emh , a Fenorte também é culpada dessas aventuras, e por isso está esse tiroteio em de uma Instituição que poderia ser a redenção do municipio ...

Anônimo disse...

Resposta ao 6:55. Só quero ver se o atual presidente políticamente conseguir verbas e atribuições suficiente, que necessite chamar os cedidos de volta e colocar 8hs novamentepara todos os funcionários, se continuirá ter "essa" popularidade. E se o amor pela FENORTE vai se revelar apenas uma "paixão" temporaria, entretanto interrompida no tempo do relógio de ponto. Como diz o ditato "a mentira tem perna curta", mas não diferente "a hipocrisia mantém vivos os oportunistas e corvades".

Anônimo disse...

A todos os anônimos....onde estavam vocês nos últimos 7 anos....será que os problemas começaram agora ou já existiam...pq pegar a atual administração para "cristo", vcs tinham medo dos diretores antigos ou estavam mamando junto e agora que perderam resolveram falar ????

Libanio disse...

Com a devida licença do Sr. Roberto Moraes, gostaria de expressar minha opinião sobre esses comentários, principalmente os anônimos, que nem consegui terminar de ler, pois são de pessoas que não compreendem a realidade dos funcionários da FENORTE e TECNORTE. É de se entender que muitos,magoados com antigas administrações, por não terem conseguido uma bolsa que pleitearam ou um apoio solicitado ou ainda, que classificaram-se no concurso público dentro do número de vagas e nunca conseguiram assumir seus cargos, estejam agora atacando a FENORTE pelos atos das administrações passadas. O curioso é porque, só agora? como funcionário, gostaria de lembrar que nós (funcionários cocursados), não pudemos fazer para deter os mandos e desmandos das administrações, colegas foram perseguidos e perderam os empregos "estáveis" por muito pouco.O importante, não é atacar este ou aquele dirigente da instituição, nem fazer um presidente pagar pelas ações do outro, pois se a irregularidade aconteceu, quem deve pagar foi quem a cometeu (com certeza não foram os funcionários concursados). Mais importante ainda, e os anônimos (ato covarde de se identificar pois provavelmente já se aproveitou de algum bebefício da instituição),num gesto egoísta de criticar a FENORTE, esquecem é que esta em jogo o "dinheiro público". Todos estamos aqui discutindo quem tem culpa de que, mas a verdade é que o dinheiro do contribuinte precisa ser aplicado de forma adequada e otimizada. Isso é o que importa! Quem fez errado (se fez) que a justiça cobre e os puna. Mas os funcionários e toda a sociedade (incluindo os anônimos) devem se preocupar é com a destinação dos recursos da Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, pois a aplicação correta desses recursos deve servir para o desenvolvimento Científico da nossa região, possibilitando disseminação de conhecimento tecnológico, geração de RH altamente qualificado, empresas, emprego e renda. Com certeza meu papel estou cumprindo, temos hoje, com todas as dificuldades, um Laboratório de Cerâmica vermelha prestes a ser credenciado junto ao INMETRO (primeiro laboratório público da área do Brasil a ser credenciado), uma Incubadora de Empresas em parceria com CEFET-campos e UENF, a BIOFÁBRICA e muitos outros projetos que atendem os objetivos, e que poderia citar. Desta forma, espero que nos próximos comentários, as pessoas pensem um pouco mais no bem comum do que nos seus problemas particulares e se identifiquem para selecionarmos se sua opnião vale a pena ser lida.

Libanio disse...

Com a devida do Prof. Roberto Moraes, gostaria de expressar minha opinião sobre esses

comentários, principalmente os anônimos, que nem consegui terminar de ler, pois são de pessoas que

não compreendem a realidade dos funcionários da FENORTE e TECNORTE. É de se entender que

muitos,magoados com antigas administrações, por não terem conseguido uma bolsa que pleitearam ou um

apoio solicitado ou ainda, que classificaram-se no concurso público dentro do número de vagas e

nunca conseguiram assumir seus cargos, estejam agora atacando a FENORTE pelos atos das

administrações passadas. Por que só agora? Me parece que existe um interesse político por trás.

Porém, como funcionário, gostaria de lembrar que nós (funcionários concursados), nada pudemos fazer

para deter os mandos e desmandos das administrações, e que colegas foram perseguidos e perderam os

empregos "estáveis" por muito pouco motivo.O importante, não é atacar este ou aquele dirigente da

instituição, nem fazer um pagar pelas ações do outro, pois se a irregularidade aconteceu, quem deve

pagar foi quem a cometeu (com certeza não foram os funcionários concursados). Mais importante ainda,

e os anônimos (ato covarde de não se identificar pois provavelmente já se aproveitou de algum

bebefício da instituição),num gesto egoísta de criticar a FENORTE, esquecem é que está em jogo o

"dinheiro público". Todos nós estamos aqui, discutindo quem tem culpa de que, mas a verdade é que o

dinheiro do contribuinte precisa ser aplicado de forma adequada e otimizada. Isso é o que importa!

Quem fez errado (se fez) que a justiça cobre e os puna. Mas os funcionários e toda a sociedade

(incluindo os anônimos) devem se preocupar é com a destinação dos recursos da Secretária de Ciência

e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, pois a aplicação correta desses recursos deve servir para

o desenvolvimento Científico da nossa região, possibilitando disseminação de conhecimento

tecnológico, geração de RH altamente qualificado, empresas, emprego e renda. Com certeza meu papel

estou cumprindo, temos hoje, com todas as dificuldades, um Laboratório de Cerâmica vermelha prestes

a ser credenciado junto ao INMETRO (primeiro laboratório público da área do Brasil a ser

credenciado), uma Incubadora de Empresas em parceria com CEFET-campos e UENF, a BIOFÁBRICA e muitos

outros projetos que atendem os objetivos, e que poderia citar. Desta forma, espero que nos próximos

comentários, as pessoas pensem um pouco mais no bem comum do que nos seus problemas particulares e

se identifiquem para selecionarmos se sua opnião vale a pena ser lida.

Anônimo disse...

Caro colega vc deve está passando muito tempo dentro de sua sala e não está vendo o que realmente acontece com a chamada FENOROESTE ( antiga Fenorte ), malversação com o dinheiro público fica cada vez mais gritante a cada ano principalmente com as bolsas do projeto recriando e com os auxílios que são dados a bel prazer aos prefeitos amigos, concordo que isso é prática anterior mas que cada administração aperfeiçoa e aumenta. O momento é este de colocar a sociedade apar o que os funcionários já sabem a muito tempo.

Anônimo disse...

Companheiro Libanio,

Concordo plenamente com vc.. E reforço o post de um outro colega em que ele indaga...
Pq a senhora Rossana não tomou essa atitude ano passado ?
Resp.: Ela não ia na Fenorte, ela estava fazendo mestrado durante o horário em que deveria estar trabalhando, FATO fácil de comprovar junto a faculdade. Muito estranho também pessoas que tem cargo de confiança, alguns até do mesmo nível do presidente, estarem negociando e articulando esse " movimento" ou como diria o companheiro LULA essa marolinha....

Anônimo disse...

micaecTem servidor que tem duas caras, fica fazendo reunião com os diretores só para fazer média, pois trabalha em outro lugar e fica dando uma de bobo, coitadinho., tenho uma peninha.. ainda pensa em ser Presidente da Associação, meus Deus ...

Anônimo disse...

Caros servidores na FENORTE, astes de ficarem discutindo a função que a FENORTE tem ou teria que ter, isto é, o certo ou errado, vocês deveriam se preucupar com avida funcional de cada um, pois no primeiro momento vcs seram considerados segundo o estatuto dos servidores públicos civis do erj, servidores em disponibilidade gerando com isso até redução de salario ou demissão, pois conforme a emenda contitucional 19 isso é possível, abrem o olho, ser organizem para não terem prejuizos futuros.

Anônimo disse...

Vamos ao menos melhorar o português e o conhecimento:
1 - não é 'seram' e sim serão
2 - não é 'preucupar' e sim preocupar
3 - não é 'abrem o olho' e sim 'abram os olhos'
4 - não é 'ser organizem' e sim se organizem e,
5 - não é 'salário' e sim vencimentos.
Ok

Anônimo disse...

OS PROBLEMAS NA FENORTE NÃO SÃO RESOLVIDOS PORQUE OS SERVIDORES ESTÃO ACOMODADOS, E NÃO QUEREM SE INDISPOR COM NINGUEM PARA NÃO DEICHAR DE TER SEUS TRABALHOS LÁ FORA.
E ALEM DISSO TUDO OS CABIDINHOS DE FORA CONTINUAM.

Anônimo disse...

MEU PROFESSOR:
ACHO QUE A FENORTE E UMA GRANDE ARMA PARA A POLITICA LOCAL, E ESTA SENDO BEM DISPUTADA. MAIS QUEM AINDA CONTINUA PERDENDO SÃO OS SERVIDORES QUE AMAM A FENORTE E NÃO PODEM FAZER NADA POR ELA POIS OS POLITICOS NÃO PERMITEM QUE ELA FAÇA SEU PAPEL(DESENVOLVIMENTO REGIONAL) E UMA PENA MEU MESTRE.

Anônimo disse...

Já estragaram a Fenorte, a próxima é a UENF, olho da rua pra todos...fora FENORTE com tudo dentro.