terça-feira, março 31, 2009

Desabafo de uma mãe de aluno da Rede Municipal de Educação

O blog recebeu por e-mail: "Olá Roberto...por achar o seu blog bastante frequentado além de respeitado, é que decidi escrever para relatar a seguinte situação. Sou mãe de aluno da Rede Pública. Como já é de conhecimento de mts, a falta de professores nas Creches e Escolas é tamanha, as crianças de determinadas séries estão ficando em casa, e outras turmas, quando vão,algumas vezes saem mais cedo. Um dia desse fui buscar meu filho na Escola e quis conhecer a professora dele para conversar.Fui surpreendida qd soube q um auxiliar de secretaria é quem estava dando aula p meu filho. Indagado sobre o motivo peloqual ele estava na sala de aula, obtive a resposta de que, devido a carencia de professores no município, ele recebeu a orientação da Secretaria de Educação para q ajudasse nas turmas. Soube até q em uma escola vizinha, a Diretora está indo dar aula tb, pois nao pagam RET mais, daí a deficiencia. Roberto, cadê o programa de governo que a Senhora Rosinha espalhou aos quatro ventos no período de campanha?Será q essa é a educação q ela prometeu proporcionar a meu filho, q tem aula c um Aux. de secretaria q nem o curso de professores tem? E Dona Auxiliadora? Está onde q não vê isso? Cadê o dinheiro q não está dando para pagar RET?Eu concordo q a gestão anterior estava bagunçada, MAS NUNCA FALTOU PROFESSOR PARA MEU FILHO. Isso me leva a concluir, q a bagunça do ano passado estava bem melhor (surtindo mt mais efeitos) do q a atual gestão.Sinto mt ter votado nessa Prefeita. Votei acreditando na MUDANÇA. Só q estou decepcionada, pois as coisas mudaram sim, só que de mal para pior.Então Roberto, venho fz esse apelo aqui no seu blog, para q essas autoridades competentes (ou incompetentes), olhem pela Educação de nossa cidade, q no momento está a mercê de quem realmente nao entende nada do assunto. Muito obrigada pelo espaço. Mãe de aluno".

40 comentários:

Anônimo disse...

Sou Auxiliar de Secretaria e a situação é esta mesma. A prefeita deve estar cortando gastos como fez no estado e quem sai prejudicado novamente é a educação. Sr prefeita, é está educação q vc quer para seus filhos???

Absurdos da Educação disse...

Leio este post com muita tristeza e indignação, porque a situação é a mesma em qualquer escola municipal. A falta de consideração e compromisso com a educação deste governo é absurda e revoltante. Sou auxiliar de secretaria, trabalho em uma escola que tinha 7 professores e 9 turmas. A nova diretora-cabo-eleitoral indicou, por questões de afinidade 3 professores como excedentes e a escola ficou com 4 professores para 9 turmas. Os alunos ficam embolados e as professoras não estão dando conta. Se vamos à Secretaria de Educação não temos a quem recorrer.
A informação do site da Prefeitura é de que professores estão sendo remanejados e existem ainda muitos professores excedentes nas escolas municipais. Como são excedentes professores que atuam em turmas e quando saem da escola, esta deixa de ter aula por falta de professores? Quantas reportagens estão sendo feitas retratando sempre os mesmos problemas nas escolas municipais e no site da prefeitura está tudo certo, eles não se preocupam com a educação no nosso país. Querem eleitores analfabetos.

Anônimo disse...

Caro Roberto,
Leio seu blog diariamente. Sou professora municipal e venho percebendo que as reclamaçãoes são de ordem geral.
Me pergunto o que está acontecendo com a gestão atual.
Em minha escola falta merenda, falta professores,não temos refeitório, máquina para rodar as atividades para as crianças, material pedagógico, infraestrutura,uniforme, mobiliário, etc.
A princípio pensei que fosse um problema local: falta de iniciativa da direção da escola, mas não.
Em conversas com colegas de outras escolas percebo que é um problema que se estende por toda rede. Uma constatação de que a educação piorou. E muito!
A escola de Ponta do Carmo, Gervásio Vasconcelos está fechada, a escola Branca Peçanha falta professores, em muitas chegaram duas diretoras ao mesmo tempo,no Albertina Venâncio a diretora é uma estilista(nada contra a profissão, mas queremos gente com conheciemnto em Gestão), há escolas que sobram professores,não temos um proposta pedagógica para nos orientar(seguimos a anterior ou paramos para esperar até que outra chegue?) e tantas outras coisas que nos faltam.Além dos maus tratos dentro da Smec!
A mãe tem razão.Muita razão.
Na minha escola tem mãe varrendo o pátio.
Será essa a função das mães neste município?
Os terceirizados ainda não receberam seu salário de janeiro e não sabem quando vão receber o de março.Como podem trabalhar com boa vontade, com eficiência? como podemos cobrar? Eles trabalham quase como voluntários. Qual a saída?
Não se trata de uma questão só política, mas de gestão, de conhecimento, de criatividade.
Estamos tento que trabalhar projetos de 1997. 12 anos para traz!!!!
Pensei que o governo fosse inovar, renovar, oxigenar com idéias novas e não com repetições de projetos passados(não que projetos velhos não possam ser bons),mas queremos mas do que discutir, como todas às vezes, queremos ações, mudanças.
A secretaria precisa acordar. Precisa parar de prometer coisas que não vemos acontecer.
A equipe precisa de idéias novas. Parem de brigar como crianças e coloquem a coisa pra andar!
Estou preocupada com nossas crianças e pensando que aqui a educação não tem jeito. Talvez seja a hora de trocar de ramo. Seguir para outro lado.
Um abraço

Anônimo disse...

oi roberto,
Gosto de seu blog e leio diariamente.
Hoje conheci um blog que um clone do seu.
Interessante é que a cópia foi feita por alguém que deveria ter a criatividade aguçada, até por sua atividade.
Se reparar, o layout é o mesmo, a foto é uma imitação até o fundo dela se parecem.
Veja o blog do wilson no google
Bom, os blog que se cuidem porque vai ter gente clonando pra todo lado!!!
Um abraço

marcio disse...

Não sei por que,mas está até parecendo que o atual governo está querendo mesmo esta bagunça na educação para numa dessas avaliações do ministério da educação, o município ficar muito abaixo do aceitável e colocar a culpa no governo passado.Isso pode até ser evidenciado no nível das nomeações,muitas e muitas delas pessoas que nem nunca trabalharam na área da educação e não tem nenhuma formação.

Anônimo disse...

concordo que as escolas ainda estejam uma bagunça, mas acho covardes as opiniões de pessoas que sempre cruzaram os braços e aceitaram todos esses problemas e só agora estão reclamando..... SEMPRE TEVE CARÊNCIA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS.... E OS ALUNOS SEMPRE FICARAM COM AUXILIARES DE SECRETARIAS, A CONTRAGOSTO DELES, CLARO..ÍSSO NÃO É NOVIDADE...pq só agora estão reclamando??? será que antes tava td bem????? só agora é que as mães resolveram visitar as escolas, eu acho!

Professor triste com a PMCG disse...

Roberto Moraes e leitores do blog:

O festival de nomeações para diretor de escola sem nenhum critério tem que acabar, pois tal situação fere os princípios de moralidade no serviço público.

Para mim, isto é caso de uma representação no Ministério Público Federal, pois fere o regimento interno da secretaria municipal de educação com relação ao descumprimento das resoluções da mesma.

Como foi mencionado por uma leitora do blog e alertado por mim por pessoa comprometida com a área de educação municipal:

"não estar sendo cumprido o regimento interno da SMEC "Resolução SMEC nº 03/2007, datada de 14/04/2007, que aprova a redação do Regimento da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro, a partir do ano letivo de 2008, com aprovação pelo Conselho Municipal de Educação"

O Regimento da SMEC, com ementa publicada no Diário Oficial do município em 28/12/2007 e registrado na íntegra em Cartório, trata em seu Capítulo II, Seção II, a partir do parágrafo 7º., as competências para os cargos: “[...] §7º. - À Diretoria de Escolas, representada por profissional habilitado em nível superior com formação específica para a área, compete: [...]”.

Roberto Moraes, gostaríamos de sua opinião com relação ao fato citado e que pode ser comprovado com a verificação dos dados acima citados na fonte de referência.

Obrigado e aguardamos respostas.

Absurdos da Educação disse...

E tem mais economia.
A prefeitura não quer pagar mais RET, estagiários vão suprir a carência de professores. E os concursados que estão no aguardo nada!

Anônimo disse...

Não investem e não investirão na educação. Nem eles, nem nenhum dos que já tiveram a oportunidade. Afinal é através da educação que é possível realizar a MUDANÇA.

Chega de mais do mesmo!

Raskolnikov disse...

Caro Roberto, como em recente audiência oficial a secretária de educação argumentou que não faltam professores, resta a pergunta: será que o SEPE vai engolir mais essa, ou fazer alguma coisa? São muitos, e dramáticos, os relatos cotidianos sobre caos nas escolas para se ignorar. Será que estão esperando ficar pior ou meramente a formalização das denúnicas? Uma simples visita nas escolas não resolveria? Com a palavra os dirigentes sindicais!

Anônimo disse...

Outra coisa tb são os casos das diretoras das escolas o horario q elas devem fazer são de 8 horas de serviço ,mais a maioria delas so fazem metade da hora sabem pq? Tem outra escola pra cumprir horario.Horas se nao podem cumprir horario de lugar a quem pode.Ja fui varias vezes a escola de minha filha e nao consigo falar com a diretora pois a resposta de me falam é q ela nao se encontra na escola e perguntando a uma funcionaria me informou isso q ela tem um trabalho em outra escola.A carga horaria é 8 horas.Sera q a secretaria de educação nao ta vendo isso?Pessoas nao preparadas para direção de escola mais indicadas .Ja ta na hora de eleiçoes nas escolas a comunidade e quem deve escolher assim acaba com tudo isso pq se nao funcionar a comunidade tira tb ,assim a escola vai funcionar.

Anônimo disse...

Lendo o diario oficial de Campos dos Goytacazes do dia 24 de março de 2009.Uma coisa um tanto estranha.A funcionaria Mariza Pinheiro de Souza Sales Professora da secretaria de educaçao esta sendo emprestada para a Assembleia legislativa do Estado do RJ no gabinete do Deputado Jõao Peixoto.Sera isso ja as pessoas q ficam a disposição? O q o Deputado Joao peixoto precisaria de uma funcionaria da educaçao levar esta funcionaria para o gabinete dele?Ja nao temos poucas professoras pq tirar mais uma? Ou sera q o QI dela ta grande?Queria entender o q acontece.Se vc puder me ajudar a entender .Ta ai a explicaçõa pq nao tem professores os q tem estao a dispocisão de Deputados como este ai q nunca vi fazendo nada pra Campos .

Anônimo disse...

Caro Roberto, auxiliadora em uma noticia do site da prefeitura, diz quehá execesso de professores na prefeitura! Isso é uma vergonha!

Tdo mundo sabe da carência. Rosinha esta colocando professores contrratadados na prefeitura. Isso é ilegal. Tem um banco de concursados esperando ser convocados. Nossa educação esta falida! Roberto, é um absurdo o que vem acontecendo na educação do municipio. Porqu ela nao chama os concursados?

Colocar professor de creche pra dar aula de matematica é um absurdo! Nos ajude!

Anônimo disse...

Chiiiiiiiiiiiiiii!
A coisa está feia!
A secretaria de Educação PAROU!
PAROU por quê?
Por que está cheia de incompetentes que nada fizeram no Estado.
Não criam nada.
Que vergonha!
Sabe que tenho dó de Auxiliadora?
Que equipe ruim, fraquinha!!!!!
E tem gente pra caramba lá dentro.
Ação! Já! Querem boicotar o trabalho da anterior? Coisa pequena! Igual a outra, aquela "A TAL", nossa! Que mentalidade!Soube da baixaria, que promoveu nas reuniões!!!!!

Anônimo disse...

boa tarde Roberto!

realmente a educação está um caos.
Sou professora do município há 25 anos e nunca vivenciei uma situação como essa.Na minha escola faltam professores de Geografia, História e Matemática.Tenho conversado com outros colegas e os relatos são muito parecidos.Falta material,faltam professores e falta dignidade pra exercer a profissão!

Anônimo disse...

Ao comentário das 11:20, o que a prefeita prometeu acabar com o seu governo era a os "FANTASMAS". Na verdade ela só tirou alguns e colocou os dela. Esse pode ser o caso desta professora. Sabe lá se ela está trabalhando? Fazendo o que? Campanha nas próximas eleições? ... NUNCA MUDA... Por isso já perdi as esperanças de ver essa cidade melhor.

Anônimo disse...

Amigos, o que esperar de um governo de paradoxos? Um governo que tem como secretária de Educação alguém que não sabe escrever nem falar direito; que tem como secretário de Desenvolvimento um sujeito que quase quebrou o Pró-Clínicas; que mantém na CamposLuz um sujeito que participou dos esquemas de Sivaldo Abílio (Equatec); que põe à frente do Fundecam um agrônomo que não sabe nada de empreendimentos; que coloca na secretária de obras um ex-prefeito de São Fidelis (será que ele conhece o nosso município?); um secretário de Finanças importado de Campinas, que coloca na secretária de Trabalho uma mulher que nunca trabalhou; na Codemca um sujeito que ninguém sabe de onde veio, melhor, veio da Universal; e que coloca na Postura um capitão que por anos comandou a Guarda e é um dos responsáveis pela essa zona que Campos vive.
Amigos, tudo isso que vivemos é fruto de um governo fechado em si, que privilegiou indicações políticas e financeiras (os famosos patrocinadores da campanha), e que não ouviu a sociedade organizada para nada. Ou seja, ou acontece uma grande mudança nesse secretariado ou tudo isso vai continuar se repetindo. Infelizmente, pois votei nela, mas hoje sou uma pessoa quase que totalmente decepcionada.
Jorge Aguiar Lima

Anônimo disse...

A população deve saber...

A relotação de docentes da rede municipal de ensino que estavam excedentes nas unidades escolares de Campos para cobrir as carências das unidades municipais é uma das prioridades da secretaria de Educação. Cinqüenta e cinco professores, de um total de aproximadamente 4.575, foram remanejados das instituições para cobrir carências. A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas alertou que não há falta de professores na rede, mas uma má distribuição feita pelo governo anterior, provocando deficiências em algumas unidades.
- A população deve saber, que estas carências, na verdade, são ocasionadas por lotações indevidas, ou seja, colocaram docentes onde não precisava, gerando excessos em umas unidades e carências em outras - explicou a secretária, analisando o levantamento de sua equipe de gestão.
O levantamento feito pela secretaria, após as nomeações dos novos diretores, criou condições para verificar as demandas de professores em cada unidade escolar, elaborando novo quantitativo da rede. O documento aponta que 69 turmas do 1º ao 5º ano estão sem professor, enquanto por outro lado, o quantitativo indica excesso de 119 docentes que atuam neste nível de escolaridade.
Levantamento- Os dados indicam que 50 docentes ainda ficarão sem turmas após o remanejamento. Eles serão recomendados a atuar em projetos extraclasses, como atividades de reforço para alunos com dificuldade de aprendizagem. "Somente no 1º distrito de Campos, temos excesso de 35 professores em escolas, enquanto faltam 12 professores nas creches. Arrumar estas demandas é um desafio, mas já estamos regularizando a situação", disse.

Ret- Carências temporárias, ocasionadas por licenças médicas, licença maternidade e licença prêmio serão cobertas com a liberação do Regime Especial de Trabalho (RET), segundo orientação da secretária, que afirma ser de determinação da prefeita Rosinha Garotinho, que nenhum aluno fique sem professor.
- Temos trabalhado intensamente e muitos eram os problemas, como falta de diretores, vice-diretores e secretários; unidades sem material didático; 70% das unidades com estrutura física comprometida, transporte escolar sem atendimento; falta de vagas para atender a demanda; escolas com desabrigados; ausência de terceirizados, já que 90 % dos auxiliares de serviços gerais e merendeiras eram terceirizados; bolsas de estudo irregulares, conforme parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além dos professores excedentes – pontuou a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas.

Portanto, problemas de remanejamento e de RETS estão sendo trabalhados para atender a rede municipal de ensino da melhor forma !

Anônimo disse...

A população deve saber...

A relotação de docentes da rede municipal de ensino que estavam excedentes nas unidades escolares de Campos para cobrir as carências das unidades municipais é uma das prioridades da secretaria de Educação. Cinqüenta e cinco professores, de um total de aproximadamente 4.575, foram remanejados das instituições para cobrir carências. A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas alertou que não há falta de professores na rede, mas uma má distribuição feita pelo governo anterior, provocando deficiências em algumas unidades.
- A população deve saber, que estas carências, na verdade, são ocasionadas por lotações indevidas, ou seja, colocaram docentes onde não precisava, gerando excessos em umas unidades e carências em outras - explicou a secretária, analisando o levantamento de sua equipe de gestão.
O levantamento feito pela secretaria, após as nomeações dos novos diretores, criou condições para verificar as demandas de professores em cada unidade escolar, elaborando novo quantitativo da rede. O documento aponta que 69 turmas do 1º ao 5º ano estão sem professor, enquanto por outro lado, o quantitativo indica excesso de 119 docentes que atuam neste nível de escolaridade.
Levantamento- Os dados indicam que 50 docentes ainda ficarão sem turmas após o remanejamento. Eles serão recomendados a atuar em projetos extraclasses, como atividades de reforço para alunos com dificuldade de aprendizagem. "Somente no 1º distrito de Campos, temos excesso de 35 professores em escolas, enquanto faltam 12 professores nas creches. Arrumar estas demandas é um desafio, mas já estamos regularizando a situação", disse.

Ret- Carências temporárias, ocasionadas por licenças médicas, licença maternidade e licença prêmio serão cobertas com a liberação do Regime Especial de Trabalho (RET), segundo orientação da secretária, que afirma ser de determinação da prefeita Rosinha Garotinho, que nenhum aluno fique sem professor.
- Temos trabalhado intensamente e muitos eram os problemas, como falta de diretores, vice-diretores e secretários; unidades sem material didático; 70% das unidades com estrutura física comprometida, transporte escolar sem atendimento; falta de vagas para atender a demanda; escolas com desabrigados; ausência de terceirizados, já que 90 % dos auxiliares de serviços gerais e merendeiras eram terceirizados; bolsas de estudo irregulares, conforme parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além dos professores excedentes – pontuou a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas.

Portanto, problemas de remanejamento e de RETS estão sendo trabalhados para atender a rede municipal de ensino da melhor forma !

Anônimo disse...

Realmente é de se estranhar o que vivemos em Campos. Durante 10 anos nossa população ficou satisfeita com um governo que não gerou nenhum rendimento a cidade, do contrário, só "sacavam" os cofres públicos. A oposição de hoje foi a que defendeu durante 10 anos o esquema que saqueava a prefeitura. Não sei se Rosinha é a melhor solução, uma verdadeira mudança, mas penso tb que 3 meses de govermo é muito pouco tempo para qualquer tipo de avaliação. Quanto a secretaria de educação, realmente, a escola municipal passa por inúmeras dificuldades, porém não precisamos ir muito longe, hoje pais, professores, funcionários dizem que não trabalham em escolas caindo, mas será que as escolas começaram a cair desde de 1° de janeiro. A verdade é que talves o governo atual não esteja sabendo como administrar uma prefeitura que cresceu, em todos os sentidos, muito. Talves realmente estejam "batendo cabeça", pois pensavam que seria uma coisa, mas somente agora estão vendo o tamanho do dragão, mas não quero ainda fazer julgamentos apressados . A coisa tá feia mesmo, mas não devemos ser hipócritas a ponto de achar quye o que aí está posto é culpa de um governo que entrou ontem, mas que realmente está parado, mas não podemos esquecer de um governo que arrasou com a cidade, que na véspera de seu término, com conivência da então secretária de educação Beth Landim exonerar todos os diretores e secretários, não ajudando em nada, provando que não queriam largar o osso, mas o governo Rosinha precisa urgentemente começar a mostrar como será a sua gestão, agora a lua-de-mel se acabou, é necessário parar o blá-blá-blá e mostrar se tem competência de arrumar a casa ou apenas fazer blá-blá-blá...

Anônimo disse...

Gente, vamos ter calma! São apenas 3 meses, muita coisa tava errada e deve ser corrigida, por isso alguns deslizes. Tenho certeza q meu voto não foi em vão e que a Rosinha vai cumprir o que prometeu.

M

Anônimo disse...

Roberto, mais uma falta de sensatez do Prefeito - a educação é um direito Constitucional,e é desprezado pelo Prefeito - que vergonha. O Colégio João Clapp situado em Ponto da Lama tem turmas sem professores, como dito acima não podem fazer RET, e como dito acima serão contratados estagiários (pessoas por não serem inseridas através de concurso (que nunca será feito)serão obrigadas a fazer campanha para o atual Prefeito (curral eleitoral) quando canditato, sob pena de perder o emprego, que não estabilidade. No colégio não tem papel mimeografo , a alimentação singe-se a carne seca, arroz e feijão e leite não tem.
É uma vergonha, pois sabemos que a educação é a base para sermos alguém um dia.
Fernando Torres

Marcos Gandra disse...

Realmente está faltando muito professores na rede pública municipal, minha mãe é professora e este ano está com a turma G2 só q com a falta de professores ela tá tendo q dar aula pra 2 ou até 3 turmas de G2, isso é um absurdo. Minha mãe sempre fez RET, agora tá tendo q trabalhar dobrado denovo só q de graça, me poupe hein. E além disso tudo, tem q aguentar desaforo,humilhação,falta de profissionalismo,derespeito e desconsideração. Assim ninguém aguenta...

Anônimo disse...

A realidade é que a smec virou uma bagunça onde a arrogância, soberba e o descaso com alunos e professores é gritante. O desconforto dos professores com essa gestão é visível e notória. A smec esqueceu que leva o nome de educação, mas virou secretaria de mal educados, que é reflexo de quem está no comando. A discriminação da smec por algumas escolas é total, em guarus quase todas escolas tem carências de professores, na area central nas escolas pólos a smec rapidamente supriu essas carências para evitar escândalos. Há escola em Guarus no periodo da tarde que tem uma professora para sete turmas, pois conseguiram dar como excedentes três professores. Passou da hora de Auxiliadora, Aline e toda acessoria que, diga de passagem não são poucos,serem exonerados, pois eles a cada dia carimbam seus atestados de incompetencia.

Anônimo disse...

A turma do chororô voltou a atacar!!!
Galera a safadeza acabou, entendam de uma vez!!
Conheço professores que estão a disposição há muitos anos( alguns deles não sabem mas nem de quem)e agora não querem assumir turmas ai a saída é ir para os blogs reclamar da Prefeita, da SMEC, não tem um pingo de vergonha na cara, outros pegaram o gostinho pela direção das unidades escolares que sem ter ninguém para fiscalizar, elas passavam mais tempo em casa do que cumprindo sua carga horária e já pensou agora ter que cumprir horário dentro da sala de aula?
Esse pessoal está inconformadíssimo com tudo isso e dá-lhe chororô!!
Bem sabemos que a secretária não teve tempo ainda de arrumar a casa, haja visto a bagunça que estava( e todos nós sabemos disso), mas é mais fácil ir para um blog e CHORAR, MAS ACABOU, ACABOU GALERA, acabou a boquinha!!

Anônimo disse...

É muito mais fácil ir para um blog criticar do que voltar para a sala de aula depois de tanto tempo fora dela, acobertada pelos padrinhos, vamos trabalhar minha gente, tá na hora!!

Anônimo disse...

Claro que a atual gestão não quer saber de educação, meus conterrâneos! Gente EDUCADA entende muito bem o que significa estes assistencialismos dessa turma de "rosinhas". Com a maioria da população BURRA, como eles querem,mais votos eles ganham, entenderam? Vale gás, vale compra, farmacinha,vale R$50, xi são tantos...

Anônimo disse...

Nesse contexto, entendo o que rosinha garotinhao disse na campanha!
Deve ser essa a escola que ela DIVULGOU NA CAMPANHA , OU SEJA A QUE ELA QUER PARA OS FILHOS E NETINHOS DELA.......ALIÁS VAMOS FALAR SÉRIO NÉ A FUNDAÇÃO DO ESPORTE TA UMA BAGUNÇA! O PRESIDENTE RECEBE OS PROFISSIOANIS COM ARROGANCIA E SE SENTINDO! NEM FORMAÇÃO O RAPAZ TEM....MAL EDUCADO. UM PASSADO NEBULOSO E VIOLENTO NO FUTEBOL....ASSESSORES FRAQUINHOS .... QUER O QUE COM ESSA TAL DE ACADEMIA SAUDE PARA TODOS? DESDE QUANDO ACADEMIA DÁ SAUDE PARA AS PESSOAS....PODERÁ CONRIBUIR ,ISSO SE HOUVER UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA.
AHAHAHAHA É MUITA PRESUNÇÃO DESSA TURMA!

Pagane disse...

Tem razão o anônimo das 9:25 PM: a boquinha realmente acabou. A prefeita Rosinha está sendo obrigada, junto com seus secretários, a exonerar os parentes nomeados para vários cargos de DAS. É o fim do nepotismo, caro anônimo. Revela aí pra gente: vc é parente de qual secretário, hein? Qual o DAS que vc ocupa? Acho que quem vai perder a boquinha é vc, caríssimo...

Anônimo disse...

Referente ao comentário das 9:25pm, essa pessoa está com o mesmo discurso que os incompetentes da smec, fala em boquinha mas ela que está defendendo a sua boquinha ou de algum parente. O pessoal da smec vive lendo os blogs e criticando pois agora esse espaço democrático incomoda as ditadoras da smec. A população tem esse espaço para denunciar e expressar suas opiniões, indignações e sugestões. As ditadoras da smec estão indignadas com os blogs, que vivem denunciando o descaso e a incompetência dessa gestão. Não duvido que essa pessoa defensora da ditadura seja alguem da própria smec.

Anônimo disse...

A SMEC DEVERIA FUNCIONAR BEM, AFINAL LEVARAM para LÁ UMA "EQUIPE COMPETENTE" FORMADA POR NA SMENDE PARTE, PIADA NÉ TEM UMA QUE GANHA PARA FAZER MONOGRAFIA PARA TODA CAMPOS...TODOS SABEM QUEM É..A OUTRA É UMA ALUCINADA...SE ACHA...VIERAM DA

DA CRNF1 .....MAS....A SECRETARIA....AH ESSA CONTINUA A MESMA...IMAGINEM COM TANTO PROBLEMA NA SMEC AUXILIADORA FREITAS ONTEM ÀS 10H ÀS 13H ESTAVA EM UMA ESCOLA DO ESTADO, O CONSTANTINO FERNANDES.....NA POSSE DO NOVO DIRETOR!!!!!!!!!

PIADA NÉ, MAS ESTAVA SIM E FEZ PARTE DA FETA COM MARINÉIA E A DIREÇÃO DA ESCOLA.
AFINAL ELA TA AÍ PRA QUê? ELA É DA SMEC OU DO ESTADO?

O olho que tudo vê disse...

E a cunhada do vereador Kelinho:

Fez um chororô danado, bateu com os pés no chão e por fim, assumiu a vice diretoria da E.M. Francisco Faria Barbosa.

Ela, pessoa que não sabe nada de educação, não conhece a comunidade e ainda por cima, nem sequer fala com os "novos colegas de trabalho" direito.

Um assombro num governo que prometeu fazer a diferença e que está apenas trocando 06 por meia dúzia.

Tenho dito!

Absurdos da Educação disse...

Por falar em "Boquinha"...
Capa do jornal "O Diário" de hoje:
"Levantamento contra o
nepotismo em Campos

Cumpra-se a lei. A frase resume posição da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, contra o nepotismo no poder público. Para tanto, ela determina que seja feito levantamento minucioso no quadro de ocupantes dos cargos de confiança, para identificar se existem, entre eles, graus de parentescos que implique em descumprimento da lei (Súmula Vinculante 13). Segundo o secretário de Governo, Roberto Henriques, as providências já estão sendo adotadas."


Publicação do Diário Oficial de Hoje
Portaria N° 1617/2009
A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE
CAMPOS DOS GOYTACAZES, no uso de
suas atribuições legais,
RESOLVE, tornar sem efeito a Portaria
nº 793/09, que nomeou, Lílian
Pessanha S. Freitas, para exercer o cargo
em comissão de Secretária da E.M.
Cemstiac, Classificação ”B”, Símbolo
DAS-08, com vigência a contar da data
de publicação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS
DOS GOYTACAZES, 01 de Abril de
2009.
Rosinha Garotinho - Prefeita


Mais um teatrinho da prefeitura. Vão fingir que estão investigando, mas que não encontraram nada de errado, pois não há casos de nepotismo. Sabe por que não vão encontrar? Porque os parentes que estão na boquinha já estão sendo exonerados. As denúncias em relação à sobrinha da Secretária de Educação já foram feitas várias vezes neste e em outros blogs. E anda vem gente dizer que nesse governo não tem boquinha. Acabou a de uns e começou a de outros (muitos outros). Realmente é o governo da mudança.

Anônimo disse...

Além de todos esses problemas já relatados, ainda há contracheques bem acima do valor real. Vale lembrar que já existiam casos destes na gestão passada, apenas continua na atual.

Uma colega que pagou no ano passado imposto de renda no valor de R$ 900,00, este ano segundo o rendimento anual que a prefeitura a enviou, pagará R$ 6.000, pois seus rendimentos anuais, na teoria, subiram de cerca de R$ 11.000 para R$ 30.000, sendo que na prática não é bem isso. A pessoa irá procurar as autoridades competentes, pois ela não irá pagar o imposto por algo que não possui, não recebe, afinal para onde está indo esta diferença??

Anônimo disse...

Anônimo das 9:25. A boquinha acabou mesmo? E vc? Então é bocarra?
Corrija seu texto. Veja lá no " haja ..."
A secretária não teve tempo de arrumar a casa? E o que foi fazer numa escola do estado? Política?
Tenha dó.....

Anônimo disse...

povo de campos...

Não venha me dizer que era só no governo anterior que os diretores não cumpriam horário, nesse "belo" governo tem coisa muito pior: tem , entre tantas, uma DIRETORA que é DONA de uma escolinha no parque Alvorada que foi NOMEADA para a direção de uma ESCOLA municipal, pelo então vereador MAGAL, que não fica na escola de jeito nenhum, os pais tão cansados de reclamar, mas claro , ela tem que dar atenção para a escola dela, piada isso, não é?
INFELIZMENTE É VERDADE!!!

Anônimo disse...

POVO DE CAMPOS...

Se vai ser balela mesmo não sabemos,mas todos poderão acompanhar. Na escola Luis Sobral, a diretora é irmã da vice diretora que é cunhada da outra vice diretora que é parente da secretária que foram todas indicadas pelo senhor vereador ALTAMIR BÁRBARA, QUE INCLUSIVE MANDA MAIS QUE A PRÓPRIA AUXILIADORA, POIS ELE(o vereador) A OBRIGOU A EXONERAR UM VICE DIRETOR, QUE ELAZINHA ( a secretária) TINHA INDICADO, (um amiguinho dela da faculdade) para, simplesmente, fazer a vontade da diretora da referida escola , pois ela queria a sua família soberana no pedaço. PASMEM!!!Porém veremos se essa história de nepotismo vai vingar. AGUARDEM e se alguém não acreditar, manda investigar para ver.

Anônimo disse...

Ah!!! povo de Campos
lembrei da escola que a diretora não pára porque tem uma escola particular: E.M. FREDERICO PAES BARBOSA, LEMBREI O NOME DA DIRETORA TB, MAS ISSO EU NÃO FALO,´NÃO SERIA ÉTICO. KKKKK

Anônimo disse...

Esperem para ver! Os DAS dados aos parentes de políticos e outros na prefeitura certamente serão trocados por contratos ou o famigerado RET, que não sai para os professores que estão tendo que ficar com duas e, até, três turmas, dependendo da escola (estão um verdadeiro caos). Tem professor sobrando na Rede? Tem, sim, uma Rede de mentiras exposta para a população de Campos. Cadê a moralização? E pensar que eu acreditei em mudança com Rosinha. Hoje, ouço piadinhas dos que não votaram nela. Tenho que me calar, porque a realidade tá aí. Só não vê quem não quer. Pena que estou vendo tarde demais...

Anônimo disse...

Li todos os post e vou responder alguns levantamentos... levantamentos interessantes.

“Em minha escola falta merenda, falta professores,não temos refeitório, máquina para rodar as atividades para as crianças, material pedagógico, infraestrutura,uniforme, mobiliário, etc.”

E interessante é que estamos reclamando falta de mimeógrafo (maquina pra rodar as atividades para as crianças) Devemos dar nomes aos bois, colega! A educação de Campos ainda vive presa a um mimeografo ultrapassado, e em péssimas condições. Uma boa escolinha de bairro já máquinas de “xerox”.

“A mãe tem razão.Muita razão. Na minha escola tem mãe varrendo o pátio. Será essa a função das mães neste município?”

Eu gostei! Ta bom pra algumas mães varrerem mesmo! Foram elas que votaram nessa corja e na outra e na outra, que bom pra elas, ora, afinal a passagem a um real é uma promessa que já está sendo realizada! .

“Pensei que o governo fosse inovar, renovar, oxigenar com idéias novas e não com repetições de projetos passados(não que projetos velhos não possam ser bons),mas queremos mas do que discutir, como todas às vezes, queremos ações, mudanças.”

Pensou errado, companheira... a nova gestão veio com espírito de revanche! Tanto o é, que ate os bons diretores foram enxotados de seus cargos só porque “eram da gestão passada”. Quem não ouviu a humilhação que sofreu a secretária de educação no programa do Garothinho? Lamentável... Lembro-me que certo dia, ouvi dizer que “o sucesso de uma grande empresa é não mexer em time que está ganhando (tendo referência uma boa equipe de trabalho)”. O que devemos fazer é andar como caranguejo: voltemos aos nossos papeis de palhaços e continuemos confiantes em propostas antigas... Isso mostra o quanto Campos é atrasada, arcaica e paradoxa.

“SEMPRE TEVE CARÊNCIA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS.... E OS ALUNOS SEMPRE FICARAM COM AUXILIARES DE SECRETARIAS, A CONTRAGOSTO DELES, CLARO..ÍSSO NÃO É NOVIDADE”..

Chega ser cômico. Quantos professores reclamaram? Quantos foram ouvidos??? Quantos foram atendidos na SMEC em suas reivindicações??? Aff, ate parece que sempre fomos omissos nesse latrocínio intelectual(roubam a oportunidade e matam a esperança de aprendizado) que há nas nossas escolas. Seja um bom avaliador... Porque agora clamamos por soluções? Ora bolas, fomos nós professores que subimos em palanques e dissemos “melhorar a educação”??

A MINHA ESPERANÇA: a promessa de campanha da nossa excelentíssima prefeita - ELEIÇÃO PRA DIRETORES. Pois, enquanto estes forem capachos do sistema, não teremos nem se quer uma representação justa a nossas reivindicações.

Só para eu ilustrar, minha tia que foi cabo eleitora de certo vereador comentou, informalmente, que foi orientada pelo "seu vereador" que era para ela evitar de levar problemas da escola pra secretaria, pois diretor que manda muito ofício pra secretaria não é bem visto por eles lá. E aí o que eu ouço, é coitada da minha tia toda feliz da vida por ter conseguido colocar meu tio pra consertar a instalação elétrica de uma sala! (Ai, e é da família... não quis estudar e passar em concurso virou isso!)

“E estagiários vão suprir a carência de professores.”

Pelo amor de Deus quanta reclamação vazia... Na verdade a determinação da prefeita que proibe AGORA que diretores que não são da rede e nem auxiliares de secretaria assumam salas nem faz sentido,só não percebe o paradoxo quem não quer.

Se a orientação da secretaria é arrumar estagiários “para tapar buraco”, eu pergunto: "Qual é a diferença entre a auxiliar de secretaria que assume turma e a estagiária?" Nenhuma. As duas não são habilitadas para o exercício da profissão. [Apesar que a auxiliar da minha escola, fez Normal superior]. Acredite, é “menos pior”... rs! Agora leve isso pra saúde... coloque um "estagiário" em medicina para operar seu fígado! É o que fazem com a educação. Nada de mais... HAHAHHAA

“Sou professora do município há 25 anos e nunca vivenciei uma situação como essa.Na minha escola faltam professores de Geografia, História e Matemática.Tenho conversado com outros colegas e os relatos são muito parecidos.Falta material,faltam professores e falta dignidade pra exercer a profissão!”

Falta dignidade???? E quem disse que professor precisa disso? Somos nós colegas que mudaríamos os cidadãos e os educaríamos para serem mais conscientes e a votarem certo. Isso chega ate ser uma estratégia... Enquanto estamos aqui preocupados com falta disso e daquilo outro, não podemos nem se quer por em prática nossas ações educadoras.

E achei isso numa comunidade de orkut:

“Estamos com pessoal de apoio em quantidade limitada: são 5 contratados para limpar a escola, preparar a MERENDA (Isso é o carro chefe da Educação), guardar a escola.Isso nos 3 turnos! Com a porcaria da passagem a um real, a ordem da digníssima prefeita foi designar professores para fazer o cadastro.

PROFESSORES!

Trocando em miudos, eu fui convocado a deixar de dar aula de história para cadastrar o povão. Peguei o regimento interno, lá diz que eu tenho que acatar as ordens da secretaria de educação, mas falei que precisava de uma ordem por escrito, porque ninguém me empediria de dar minha aula sobre iluminismo para 9° ano. Como outros professores também se manifestaram contra, a solução da escola: Pegaram a moça que limpa as salas e a colocaram pra fazer o cadastro.

DIRETOR CAPACHO!!!!! VENDIDO, PILANTRA, POR CONTA DE UM DAS DE 2000 REIAS FAZ ISSO COM A EDUCAÇÃO.

ISSO NÃO É UMA PIADA!

Campistas se matem! A cidade de vocês é um lixo!”

É pessoal, é melhor nós nos enforcarmos no pé de abóbora ou tentarmos morrer afogados num copinho de 200 ml de água... afinal fazemos muito drama...

E pra finalizar...

Vcs repararam que o Roberto não falou nadica de nada?! Rsss