segunda-feira, março 16, 2009

“Sua mãe foi muito honesta nas declarações dela”

O blog recebeu por e-mail de Marta Brasileiro, o texto publicado abaixo, sobre a concessão de bolsas para universitários em Campos: “Sr. Roberto, Sou mãe de 2 estudantes da Faculdade Estácio e a mais de 2 anos tento uma bolsa de estudos para elas, sem conseguir sucesso em minhas investidas. No ano passado, elas se dirigiram a um posto de cadastramento com toda a documentação pedida.Lá ficaram das 08:30 às 18:15 hs, sem almoço e debaixo de um sol escaldante. Saíram frustradas, pois o sr. Leonardo Cerqueira com a maior cara de pau(haja óleo de peroba para ele!!) disse para uma de minhas filhas após a apresentação dos documentos. "Sua mãe foi muito honesta nas declarações dela. Vai ser muito difícil você conseguir essa bolsa". Minha filha, sem nada entender, veio para casa e aqui, ao chegar, me contou o ocorrido.Fiquei perplexa, ouvindo o que ela me falou. Apenas lhe falei: "fique despreocupada, vocês não irão trancar a matrícula. Farei o possível e o impossível para que concluam o 3º grau como eu conclui(sou jornalista). E assim tem sido. Me desdobro para pagar os estudos delas e tenho fé que elas irão alcançar os objetivos. o que mais me revoltou foi a observação desse Leonardo...que conceito de moralidade ele tem? o que eu passo para minhas filhas é bem diferente do que elas ouviram.Como fica a cabeça de uma adolescente ouvindo isso? Elas, se não tivessem a base familiar que eu e meu marido(infelizmente, falecido a 1 ano) demos, achariam que a errada era eu, que o certo é ser desonesta para se conseguir alguma coisa. Informo que sou pensionista e atualmente, me encontro desempregada. Pena que nossa cidade tenha chegado a esse ponto...valores e conceitos de honestidade valem ZERO para pessoas que considero inescrepulosas. Sim, esse cara para mim, é um crápula. Desculpe o meu desabafo... Atenciosamente, Marta”.

12 comentários:

Anônimo disse...

Roberto e interessados em uma "transparência" real,


Ouví de fonte fidedigna um questionamento sobre a forma como são escolhidos os diretores das escolas municipais de nossa cidade e agora, questiono tal prática, digamos, imoral e incompatível com as leis municipais.

Com relação às indicações para diretor das escolas municipais, indago e afirmo que as indicações no mínimo imorais estão transgredindo o regimento do Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes, pois o mesmo, em suas resoluções, estabelece que os cargos de direção devem ser ocupados por servidores concursados e com formação em pedagogia.

O Dr. Geraldo Venâncio foi um dos que atuou veementemente contra esta prática imoral, pois a mesma atende aos interesses do nepotismo e do compadrismo e esta resolução, foi PUBLICADA NO MONITOR CAMPISTA E APROVADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE NOSSA CIDADE.

Não podemos mais conviver com práticas que ferem a ordem social através de uma política transgressora e ditatorial, capaz de contribuir somente com o caos administrativo e com a imoralidade do serviço público.

Cito um comentário feito por um anônimo muito procedente com relação a esta prática nas escolas municipais feito na postagem: "Reclamação sobre a E.M. Albertina A. Venâncio"

Segue:

"Anônimo said...

Alguém poderia me explicar?
Indicação de diretora e vice para as escolas públicas por vereadores tem qual objetivo?
Sim, pq. ela sendo indicada vai ter que fazer política na escola? Fazer com que os pais votem em quem as apadrinhou? Como isso é possível?
8:48 AM"



Tenho dito!

Anônimo disse...

Ele faz isso como se fosse a coisa mais natural do mundo porque no governo anterior era a coisa mais natural do mundo mentir se corromper para se dar bem, pois ele ainda é do governo anterior e ainda tem sequelas do mesmo. Perdi a bolsa de minha filha pelo mesmo motivo, pois na escola dela muita gente ganha muito mais doq eu e continua com bolsa enquanto eu perdi, e eles não usaram o critério da declaração de imposto de renda e ver meus dependentes que passa de 4 crianças e quatro adultos idosos, mas deixa para lá, Deus sabe oq faz e tb serei mais exigente com a escola e com a prefeitura tb. Agora uma coisa eu quero de volta e irei lá buscar, sãos meus documentos contendo minha vida financeira toda ali, já que não consegui a bolsa meus documentos não servem para eles e se houver transparência deles como eles dizem não precisarei ir à justiça para te-los de volta.

Anônimo disse...

Infelizmente este é o cenário previsto pelo Rui Barbosa quando disse: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". Este será o grande desafio da gestão Rosinha: eliminar a cultura da corrupção que se instalou em Campos, coisa que o poder Judiciário poderia ter feito colocando na cadeia aqueles que saquearam os royates. Meu nome é Adilson (o Pessanha).

Anônimo disse...

Depois de ouvir isso, UMA BOMBA:
vem ai denovo o IDAPI, isso mesmo, o IDAPI VEM AI.....
Vamos ver o q o Napoleão da Lapa vai dizer, vamos ver qual a desculpa, um programa de cocô...
que n vale nada ,, e agora estao interessados no tal programa da educação....issos é uma vergonha

Anônimo disse...

SE NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR UMA PARTICULAR, FAÇA UMA PÚBLICA, COMO O CEFET, QUE SÓ NÃO PASSA QUEM NÃO QUER POIS SOBRAM VAGAS NOS CURSOS DE TECNÓLOGO. ESSE DINHEIRO QUE É DADO PELA PREFEITURA ÀS FACULDADES PARTICULARES SERVERIA PARA MELHORAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE.

Anônimo disse...

Pois é, a Sra. não fez e concerteza alguns pais fizeram e a boquinha vai continuando...
Do seu computador, no arquivo onde se encontra a listagem, em localizar, experimente digitar algum sobrenome conhecido aqui da nossa intrépida!
Vai ver que tem crianças de pais que podem pagar...
A boquinha começa desde muito pequeno...

Anônimo disse...

Com o perdão de D. Marta, não consigo ver culpa em Leonardo. Afinal, não é ele quem faz a seleção dos bolsistas. A única coisa que ele fez foi dar uma "orientação indireta", não aconselhou o uso de mentiras.
A indignação da reclamante deveria estar voltada para os responsáveis pela seleção, caso venham a negar a bolsa.
Leonardo certamente gostaria muito que todos conseguissem a ajuda, mas infezizmente é só para alguns!

Adriana Maia disse...

Também te enviei por email.

Caro Roberto,

Gostaria da sua ajuda para buscar uma resposta, pois enviei um post para o blog do Sr. Garotinho, mas infelizmente não recebi nenhum retorno. Como sei que seu blog é muito visitado e respeitado, poderemos encontrar um visitante com capacitação para responder minha indagação.
Gostaria de esclarecer, se for possível, o que aconteceu entre os dias 05 e 14 sobre a quantidade de bolsistas dentro dos critérios estabelecidos pela SMEC. Onde foram parar as 979 bolsas? Pois na matéria do dia 05, site da PMCG, como também no programa " Fala Garotinho " da semana passada, a prefeita informou que estava com a listagem em mãos e 4.595 alunos seriam beneficiados, porém no diário oficial de sábado 14 de março e na matéria do mesmo dia, também no site da PMCG, o número caiu para 3616. Será que foi um erro? Será que resolveram guardar uma reserva para os muitos pedidos?

Vou reproduzir abaixo parte dessas matérias, mas qualquer pessoa pode confirmar diretamente no referido site.

05/03/2009 - 18:45

"Dos 5.678 bolsistas que, ano passado, estavam distribuídos em 28 escolas conveniadas à Prefeitura, apenas 4.595 que fizeram o recadastramento e atenderam aos novos critérios estipulados para o programa serão beneficiados."

14/03/2009 - 15:18
"Depois de cumprir todo processo nos âmbitos legal e administrativo para a moralização da concessão de bolsas de estudo dos ensinos infantil e fundamental, a secretaria municipal de Educação divulgou neste sábado (14), no Diário Oficial do Município, a relação das 29 escolas e dos 3.616 alunos contemplados para o exercício de 2009. A partir de critérios estabelecidos pela equipe de serviço social, as escolas foram divididas em quatro grupos, de acordo com a estrutura oferecida por cada uma."

Obs. Não li em nenhum veículo de comunicação, aí incluo os blogs, qualquer explicação por parte da PMCG ou até mesmo questionamentos, será que ninguém percebeu?

Conto com sua colaboração.
Desde já obrigada pela atenção.
Um abraço.

Adriana Maia.

Adriana Maia disse...

Desculpa acho que enviei várias vezes. Foi a primeira vez.
rsrs

Anônimo disse...

TODOS,SEM DISTINÇÃO,QUE TINHAM BOLSAS DE ESTUDO E" PERDERAM",SE ACREDITAM QUE FOI INJUSTIÇA O QUE FIZERAM,PORQUE NA GRANDE MAIORIA FOI.
DENUNCIEM NO MINISTÉRIO PÚBLICO.NÃO CRUZEM OS BRAÇOS.NÃO PERMITAM QUE "ROUBEM" O DIREITO DE SEUS FILHOS,NETOS,AFILHADOS,ETC...,DE TEREM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE IGUAL A QUE TINHAM.
SE A ESCOLA DA PREFEITURA,NÃO OFERECE A MESMA QUALIDADE DE ENSINO,NÃO PODE TIRAR A BOLSA DE NINGUÉM.
OS "CRITÉRIOS" DE AGORA,SÃO PARA AS BOLSAS NOVAS.QUEM JÁ TEM,JÁ GARANTIU SEU DIREITO.
LEVE SEU FILHO A QQ ESCOLA PÚBLICA,SEM MEDO,MANDE AVALIÁ-LO DE ACORDO COM O NÍVEL DA ESCOLA(QUE FORAM CLASSIFICADAS PALA SECRETARIA NO NOVO EDITAL).
SE O ENSINO FOR NO MESMO NÍVEL,TD BEM,MAS SE NÃO FOR.
O QUE NÃO É.
EXIJA A BOLSA DO SEU FILHO.
ALGUÉM FOI A SUA CASA?CONVERSOU COM VC?
PQ SE ACHOU NO DIREITO DE AVILTAR O DIREITO DE UMA CRIANÇA???
ecca NELES.
O SECRETÁRIA INCOMPETENTE!!!!
nÃO PERMITAM,TODOS NÓS TEMOS DEVERES,MAS TAMBÉM TEMOS DIREITOS E VAMOS FAZER VALER!!!

Anônimo disse...

Loucura total; somente Simão Bacamarte para explicar: os filhos de Jorge Rangel, de João Peixoto e de César Ronald estão com bolsas públicas em escolares particulares(tudo publicado no Monitor Campista). Um vergonha!

***********###########*************

Se isso que copiei de outro blog for verdade mesmo, começarei uma campanha contra Rosinha e seu governo interagindo diretamente com o de Sérgio Cabral no Rio ele irá adorar saber dessas coisas.

fernando torres disse...

Roberto, pelo postado, a senhora perdeu a bolsa para as filhas porque foi muito honesta, que desabafo, que sofrimento, mas, Rui Barbosa preconizou que o homem teria vergonha de ser honesto. É o que estão querendo fazer com o povo sofrido, mas vamos a luta e quebrar esse sistema, para que nossos filhos possam ter o que está escrito na CF de 88, educação, saúde, trabalho digno, e não o cartão, e principalmente orgulhar da cidade em que moram.

Deveríamos ter vista ao processo de seleção dos abonados com as bolsas de estudo.
Fernando Torres.