segunda-feira, março 30, 2009

Cinema: uma interlocução com a saúde: quarta-feira na FMC

Release enviado pela jornalista Júlia Maria de Assis da Assessoria de Comunicação da Fundação Benedito Pereira Nunes: "O projeto “Cinema: uma interlocução com a saúde”, da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), apresenta nesta quarta-feira (01/04) o clássico iraniano “Filhos do Paraíso”, às 18h, no anfiteatro da instituição. O evento é gratuito e podem participar não só alunos, professores e funcionários, mas também toda a comunidade. Ao final do filme haverá debate. A FMC promove apresentações de filmes como parte de seu projeto pedagógico, que busca sempre abordar, através da arte, temas relacionados à ética, saúde e educação. O projeto de cinema acontece uma vez por mês. “Filhos do Paraíso”, lançado em 1997, com direção e roteiro de Majid Majidi, conta a história de Ali (Amir Farrokh Hashemian), um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã. O filme recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Também foi premiado no Festival Internacional de Cingapura como Melhor Filme Asiático e no Festival Internacional de Newport, como Melhor Filme Estrangeiro. No Festival Internacional de Montreal ganhou o Prêmio do Júri, o Grand Prix das Américas e o Prêmio do Público".

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda vez que alguma instituição relaciona cinema ao seu projeto pedagógico utiliza filme estrangeiros.

Isso é um reflexo da péssima formação cultural das pessoas que criam esses projetos: não conhecem o Cinema Nacional.

A AIC promoveu um ciclo de debates com o mote: jornalismo e cinema. Não havia uma referência brasileira(10 filmes - todos - estrangeiros). Escrevi e listei dezenas de filmes nacionais ligadoas ao jornalismo.

Sugestão:

01- O documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde".

Conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS.