sábado, março 21, 2009

Confirmado início da greve dos petroleiros para a zero hora de segunda-feira

O site do sindicato informa: "Greve começa zero hora do dia 23" 21/3/2009 - 22:29 "Os petrolerios de todo país iniciam a partir da zero hora de segunda, 23, uma greve com parada de produção de cinco dias, com reavaliação no último dia. A greve é de ocupação. O sindicato orienta aos trabalhadores da Bacia de Campos que não entreguem as unidades, porque a Petrobras não tem pessoal capacitado para operar com segurança as unidades. O objetivo é não permitir que ocorra o que aconteceu na última greve quando a empresa operou os navios e plataformas de forma insegura, descumprindo procedimentos e diretrizes de segurança. As assembléias para avaliar os indicativos de rejeição da proposta apresentada pela Petrobras no dia 16 de março ainda continuam. Até o momento 24 plataformas realizaram assembléias. A categoria está rejeitando a proposta da empresa e a greve está consolidada e começa há zero hora do dia 23. A medida de ocupação do heliponto foi proposta pelo Sindicato como forma de luta, para impedir o embarque de fura greves, mas a categoria preferiu não cortar os embarques e fazer a ocupação das salas de controle a bordo conforme esta no procedimento de parada. As bases de terra também farão assembléias para avaliar o indicativo do NF e da FUP de rejeição da proposta. Em Cabiúnas acontece às 16h de domingo,22, e na segunda,23, às 7h nas bases do PT e Imbetiba. Na sexta, 20 a Petrobrás encaminhou um ofício à FUP lamentando o rompimento das negociações. A Federação respondeu o documento imediatamente, através de outro ofício que expõe os motivos porque a greve está mantida (veja quadro que acompanha matéria ). Diante de todos os fatos, os petroleiros vão a luta por seus direitos. O contrele da produção está nas mãos da categoria, não entreguem suas unidades! Por isso o sindicato orienta a não entregar as unidades aos fura greves".

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro leitores, quando se lê uma notícia como essa no blog sobre a paralizaçao dos "petroleiros" talvez a grande maioria pensa que esta paralização de "Petroleiros" seja para todos as pessoas que trabalham offshore, mas não essa é a denominação usada para se referir aos trabalhadores petrobras. Os mesmos "petroleiros" do Sindipetro que fazem greve por uma parte da categoria que eles representam, neste caso aqui os trabalhadores da petrobras, não movem uma palha para uma grande maioria que trabalha nas chamadas terceirizadas e que também são representados pelo Sindipetro e uma outra parte também pelo Sinditob(diga-se de passagem que se não for o pior sindicato em termos de representação, o mesmo está entre os piores, pois é um sindicato comprado pelas empresas offshore que vem se instalando pelo Brasil.. Eles chegam ao cúmulo de negociar individualmente por empresa, mas no final todas elas tem o mesmo acordo... quem nao acredita de uma lida no acordos coletivos do sinditob www.sinditob.com.br) Voltando a falar do sindipetro, creio que é válida a paralização, mas a força está no lema "um por todos e todos por um", mas o que se passa é que o sindipetro quer o apoio dos terceirizados, quer seja com camisa ou outros ícones da campanha pela PLR ou coisas assim.. Enquanto que não se houve falar em paralização dos chamados "petroleiros" em prol de melhorias para os terceirizados, como a simples regulamentação da lei de 14X21 para todos... há sim um mínimo aceno por parte do sindipetro dizendo que : "estamos lutando por todos"....

Roberto fica aqui o meu desabafo e boa paralização, pois no meu navio a produção continua companherio.

Notlied...

Anônimo disse...

Nunca vi um "Kaô" tão grande:
"contra as condições inseguras de trabalho, pela manutenção dos empregos na indústria do petróleo, pelo restabelecimento do pagamento dos feriados trabalhados, e pelo regramento e pagamento da PLR"

Todos sabemos que o que eles querem mesmo é o pagamento da PLR, que, aliás, a petrobras paga antecipadamente, e este ano apenas disse que vai pagar depois. Coisa alias que a maioria das empresas fazem.

Anônimo disse...

SIM A POLITICA DO GOVERNO LULA ALAIDO AO PMDB COMEÇAR A DESPENCAR. COM ISSO OS TRABALHADORES O QUE NÃO É SÓ OS PETROLEIROS (QUE DIGA DE PASSAGEM ESTÃO ATRASADOS NA LUTA POR SEUS DIREITOS) JÁ COMEÇAM A LUTAR CONTRA A POLITICA DA DIREÇÃO DA PETROBRAS DIGA GOVERNO.