segunda-feira, março 23, 2009

A Ompetro deveria ser uma agência regional de desenvolvimento

Apesar dos parcos esforços de um ou outro alcaide dono dos royalties, a Organização dos Municípios Produtores do Petróleo, Ompetro, nunca deixou de ser um convescote, com defesas pontuais contra as ameaças de mudanças nas regras de rateio dos recursos oriundos da extração de petróleo em nosso litoral. O blog já comentou, por mais de uma vez neste espaço, que a associação de municípios poderia ou deveria fazer um pouco mais. Um consórcio ou organização de municípios para o desenvolvimento de políticas públicas intermunicipais em que, ao invés de atuarem concorrencialmente, pudessem se complementar, tanto na oferta de serviços públicos, quanto na formulação e operacionalização de estratégias de geração de emprego e renda, são utilizados com grande êxito em diferentes regiões de nosso país. Porém, por aqui nada. Não há integração. Nem as boas políticas, também chamadas de boas práticas são compartilhadas. O trabalho em câmaras técnicas poderia desenvolver equipes técnicas e uma burocracia mais aparelhada a aproveitar recursos de órgão governamentais que oferecem em editais recursos para habitação, saneamento, agricultura, pesquisa, etc. Um plano de desenvolvimento e até um fundo regional poderiam ser desenvolvidos numa visão menos umbilical por município. Receberiam aplausos e seria saudada e bem interpretada, a decisão de executar políticas públicas na região, com ajuda e contrapartidas estadual e federal, em municípios da região não aquinhoados com os royalties, até porque, não adianta deixá-los à míngua tendo que gastar com ambulâncias e outros artifícios de baixos custos, numa tentativa desesperada de se aproveitar dos royalties vizinhos em favor das suas populações. A ex-governadora, agora prefeita, tem como presidenta da Ompetro, a oportunidade de mostrar que a experiência do exercício do governo do estado lhe deu uma visão, mais ampla no planejamento e na execução das políticas públicas. PS.: Atualizada e corrigia a redação da nota às 14:16.

3 comentários:

Anônimo disse...

Considerei um erro terem escolhido a Prefeita de Campos para presidir a OMPETRO. Explico: todos sabemos que Garotinho odeia o PT, sabemos também que o PT paulista tem um projeto de lei para redefinir a distribuição dos royalties, sabemos que a prefeita age de acordo com os interesse políticos de seu marido, sabemos ainda que os interesses políticos do marido da prefeita estão sempre acima de tudo e se chocam com interesses do PT paulista. Portanto, corremos um sério risco de vermos a briga de interesses se acirrar fazendo com que o Congresso aprove a lei que reforma a distribuição dos royalties.
Diga-se: quanto maior for o número de municípios beneficiários, maior tende a ser o apoio no Congresso Nacional.
Não consigo entender como dirigentes de municípios beneficiários decidem correr um risco tão desnecessário.
Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br

Anônimo disse...

Caro Blogueiro

Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, no Largo da Imprensa, a Associação Regional de Teatro Amador - ARTA - promove uma manifestação livre com a presença de vários artistas de Campos em comemoração ao Dia Internacional do Teatro.
O evento tem grande importância, uma vez que resgata a tradição dos artistas de Campos de irem para a rua para celebrar o seu dia, o que não acontece há dez anos, em razão da falta de uma política cultural para o município.
" O artista sabe que o seu verdadeiro palco é a rua, e junto ao povo. Vamos voltar ao nosso palco e em grande estilo", disse Dedé.
Vão ser apresentadas várias performances com artistas do Teatro Amador de Campos, de poetas, músicos, números circenses e , contando ainda, com nomes históricos na luta pelo Teatro e pela arte campista, que serão homenageados pela entidade. O convite é feito a toda população campista que nunca deixou de prestigiar a prata da casa.
SEXTA -FEIRA É DIA DE FAZER ARTE!!!!!

Dedé Muylaert _ Presidente da Associação Regional de Teatro Amador - ARTA

Anônimo disse...

Caro professor.

Concordo totalmente com essa idéia e vou mais além, quando começou o movimento p/ privatização da Br 101,defendi, junto a um determinado deputado, que a Ompetro deveria atuar como Agência de Desenvolvimento, assim como, Consórcio dos Municipios Produtores de Petróleo e assumir essa rodovia através da concorrência ou concessão do Gov. Federal,na exploração do pedágio, exemplo como acontece agora com Autopista Fluminense, mais nunca é tarde, devemos pensar agora na Rodovia do Sol, Cabo Frio-RJ/ Guarapari-ES.