quarta-feira, agosto 05, 2009

Bom censo

Este título não traz mais um dos erros de português do blog. Ele está se referindo ao censo populacional do IBGE que está sendo planejado para o ano que vem: 2010. O censo é uma das principais ferramentas para se conhecer, diagnosticar e planejar políticas públicas nas três esferas de poder. Uma década é um período muito longo para se atualizar estes dados. O último censo nacional foi realizado em 2000. Entre um e outro, alguns dados são obtidos em censos parciais, como é o caso da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar) onde uma amostra, considerada representativa é feita para se estimar o todo. A nossa região vive expectativas de que o censo do ano que vem traga informações mais relevantes da nossa realidade. Alguns municípios estimam que apareça nos dados o aumento significativo do número de habitantes. Tem gente que toma este dado, como o sinônimo ou a comprovação de desenvolvimento. Isto é algo questionável. Para os atuais habitantes da região, o crescimento do número de habitantes trazem mais problemas que oportunidades. Mais gente, significa, mais gastos com educação e saúde, os dois principas elementos de despesas dos entes governamentais. Fora isso, significa também, uma maior disputa no mercado de trabalho, etc. Enfim, estes dados, talvez, mais que antes, até pelo grande número de pesquisadores e estudiosos que hoje se aprofundam nas análises regionais são aguardados com ansiedade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Com o aumento da população, além dos gastos com saúde e educação, teremos também aumento de cargos no legislativo (o que não melhoraria em nada) e consequentemente o aumento da corrupção no qual tomou conta de nossa Campos.

Anônimo disse...

Quais são as explicações que os vereadores; magal,papinha,kelinho,albertinho,bárbara,gil, jorge e vieira, podem fornecer aos Campista o porque votaram contra as eleições para diretoras das escolas municipais?
Se é que eles tem alguma explicação.
Eita povinho!
Farinha podre do mesmo saco que já está lotado!
*as minúsculas nos nomes são propositais...

Luciana Soares Marques disse...

Favor fazer uma visita ao blog de Cláudio Andrade e publicar a lista dos vereadores que votaram contra e a favor das eleições para diretores de escolas. As professoras que acompanham seu blog precisam saber.
Onde está a nossa democracia?
Continuarão os currais eleitorais, nós professoras temos que fazer alguma coisa...

Anônimo disse...

Agora eu consigo entender o que queria dizer aquele adesivo colado em alguns carros em campos, "Minha família é Bárbara".
Na verdade eles estava subentendido
Barbaridade!