quarta-feira, agosto 05, 2009

Fila dupla - abacaxis maiores

A edição de hoje da coluna Negócios & Cia. do jornal O Globo traz informações sobre a experiência exitosa da mudança de forma de plantio de abacaxi na nossa São Francisco do Iatabapoana. A nota com a foto ao lado mostra que as fileiras duplas aumentaram em média 17% o número de plantas por hectare e 22% na produção de frutas maiores que obtêm melhor preço no mercado. O projeto tem o apoio da Firjan, mas é bancado com recursos do governo federal e da prefeitura. A fruticultura é verdadeiramente uma alternativa econômica para a extensa região do norte e noroeste fluminense. Só não pode ser palco de política eleitoral.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Roberto! Como seu blog é um dos mais importantes de Campos, gostaria de divulgar (caso você ainda não tenha visto!) esse video do Youtube, é um documentário sobra a Influenza A H1N1! Ele mostra uma realidade por trás da pandemia, que acho interessante ser de conhecimento de todos!

um forte abraço, segue o link do video!

http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM

Amaro disse...

Roberto, qual sua opnião sobre a crise no Senado Federal?
O que vc acha da aproximação de Lula com Collor?
Acho que esses assuntos merecem um post.

Fora Sarney, Collor e toda turma de pilantras que os defende.

Anônimo disse...

Pensei que os produtores fossem esperar pela finalização da construção da Biofábrica (Col.Agrícola) aqui de Campos que está desde o governo do garotinho, passou pelo da rosinha e ainda perdura pelo cabral, para finalizar e entrar em operação de produzir mudas sadias e fornecer aos produtores da região! A obra não termina e certamente deve ter alguém faturando com o atraso e, certamente não é o produtor e o pobre do contribuinte.
Eita povinho!
*as minúsculas nas iniciais são proposital...

Anônimo disse...

Sem dúvida o Norte Fluminense tem um a enorme vocação agrícola, sustentável a longo prazo. è esquecer a cana e tocar o pau

mv bip disse...

Com grande quantidade de terras férteis, topografia plana e muita água por perto, a grande vocação da região - sustentável a longo prazo - é a agricultura.
Mas como dito no comentário anterior, não mais cana de açúcar e sim uma nova agricultura, intensiva, com tecnologia de ponta.

Vitor disse...

Acho q a fruticultura ainda não deu certo por causa dessa "política eleitoreira", desse oba-oba, dessa corrida para o dinheiro do petróleo. O que vale é o que rende votos. A aparência, o marketing, as maneiras cada vez mais sofisticadas ( e caras ) de iludir eleitores.
O programa frutificar, da secretaria de agricultura do estado, poderia ter sido bom, ter contribuído para mudar a região. Mas serviu apenas para fazer políticos se darem bem. Davam a impressão de querer melhorar a nossa agricultura, enquanto que o que queriam de verdade era faturar uns votinhos, para poder administrar a grana dos royalties. Aí a tal "maldição dos royalties"...