domingo, agosto 02, 2009

Feira da roça do MST

O Fabiano Ferreira Rangel mandou para o blog informações de como se desenrolou o primeiro domingo da Feira da Roça do MST em Guarus: "Teve inicio neste domingo, 02/08, e pretende continuar nos próximos, sempre dás 8:00h às 12:00h, a Feira da Roça do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O local foi a praça Tancredo Neves, em Guarus, na descida da ponte Rosinha. Segundo o Mineiro, um dos organizadores da feira, o evento contou com o apoio logístico da prefeitura, através das secretarias de agricultura e promoção social. Aproximadamente 20 famílias estavam com “barracas” montadas, onde os próprios agricultores expuseram seus produtos, cujo cultivo não utiliza agrotóxico nas plantações, quer dizer, seus produtos são orgânicos. Foi possível encontrar produtos como: banana da terra e prata, abóbora natural ou descascada em saquinho, vagem, quiabo, aipim, coco verde, hortaliças, laranja lima, pedaços de cana descascados nos saquinhos, goiaba, entre outros. Como esta feira da roça é composta por militantes do MST, uma boa conversa sobre política não poderia ficar de fora, além das verduras, haviam livros expostos a venda. Vale a pena conferir, a partir de agora, em todas as manhãs dominicais, teremos a Feira da Roça do MST, ali na praça Tancredo Neves. Eu dei passadinha no final da manhã, revi e conversei com alguns amigos: o Mineiro, a Ana Cristina, o Carlinhos entre outros, levei alguns produtos para casa (o aipim teve aprovação total da minha família). O ponto negativo foi uma reclamação que recebi, que tinha sido o único militante a prestigia a feira, mas penso que foi por falta de divulgação. Espero que todos possam divulgar e prestigiar a feira, pois assim estaremos contribuindo com a sustentabilidade econômica do movimento em nossa região. abraços fraternos Fabiano".

8 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,é uma farsa quando anuncaim que os produtos da Feira da Roça são livre de agrotóxicos.

Eu já fiz um trabalho de pesquisa pelo CEFET e todos os produtores desta Feira da Roça usam muitos agrotoxicos nos alimentos.

O nivel de agrotoxico chega a ser maior do que nos produtos que vem de fora da cidade. Muitos produtores estao contaminados, inclusive o lençol freatico de varios assentamentos estao poluidos devido ao uso intensivo de agrotoxicos.


A prefeitura está enganando a população, dizendo que no site os produtos são livres de agrotoxicos. Isso é caso de policia e crime ambiental. Propaganda enganosa. Cuidado população!

Ana Cristina da Costa Alves Costa Alves disse...

resposta ao cmentário que vem atravéz deste blog contar uma mentira, na feira da roça quem compra produtos no mercado municipal para revender em feiras vende sim produtos com agrotoxicos, no nosso caso desafio a qualquer um que queira fazer uma pesquisa e analizar os produtos dos feirantes e se este comprovar que nossos produtos têm agrotoxico nós mesmos esporemos denunciaremos o feirante
postado por mineiro um dos feirantes

Ana Cristina da Costa Alves Costa Alves disse...

comento aqui o comentário anterior, gostaria que este que fez o comentário fizesse um analize nos nossos produtos e se encontrar algum feirante que venda produto com agrotoxico nós mesmos o reprenderemos tornando publico que seus produtos não correspondem à propaganda feita, o que sabemos é que os feirantes que compram no mercado municipal para vender em feiras vendem produtos produzidos com agrotoxicos.
mineiro feirante

Anônimo disse...

Ana você é mal informada mesmo! Existe tese de mestrado na UENF comprovando que estes agricultores utilizam agrotóxicos.

Ana Cristina da Costa Alves Costa Alves disse...

já que vc anonimo, não tem coragem nem de se identificar, te convido a fazer uma visita a nossa feira e comprar nossos produtos anonimamente e levar para aanalize, mas se vc acha que está bem informado fique ai com a sua verdade eu só te faço uma pergunta o pesquisadr da UENF visitou os 834 assentados do município ou foi lá só fazer mais uma pesquisa para os inimigos da RA.
essa discussão está sendo feita por um feirante e assentado Mineiro.

Anônimo disse...

Ana? Vc. para mim é anonima igual a maioria por aqui. Para realmente ser comprovada a ausência de agrotóxico esses produtos deveriam ser sertificados e possuir um selo de garantia, coisa que NUNCA veremos na feira da roça e nenhuma outra feira por aqui, pq. por aqui só tem farinha que vai lotando o saco das pessoas.
Eita povinho!
Roberto Justos

Ana Cristina da Costa Alves Costa Alves disse...

É até engraçado seu nome ser Roberto Justus... faça-se justiça e venha na feira conferir se há uso de agrotóxico, é um favor que nos faz. Estamos cansados de preconceitos, são comentários como estes que boicotam o desenvolvimento da agricultura familiar pois não acreditam na agroecologia. E percebe-se que estás mal informado sobre selos de certificação, cujo não tem obrigatoriedade em feiras, por esse motivo a feira da UENF busca ser monitorada pela universidade e por este motivo a Petrobrás quer fazer parceria conosco pra incentivo a assentados que não fazem uso de agrotóxico como unidades demonstrativas, desenvolvendo a agroecologia nas áreas de reforma agrária. Informe-se melhor e depois venha conversar conosco. É facil ser contra desse jeito!

Anônimo disse...

Ana vc. é que está redondamente enganada...
Conheço a feira da roça e compro lá algumas vezes.
Não dá para NINGUÉM saber se o produto está contaminado com agrotóxico a olho nú.
O problema é vender gato por lebre em nome de assentados, etc.
Quanto a UENF te AFIRMO que a mesma usa produtos químicos, a começar pela adubação.
Vcs. deveriam reenvidicar um lugar melhor para expor e vender seus produtos, pois a praça da República atrás da rodoviária é um lugar agroecologicamente incorreto, ou não?
Chico Mendes (psicografado)