segunda-feira, janeiro 04, 2010

Desastre de Angra: um evidente problema ambiental

É evidente que o desastre de Angra dos Reis expõe um problema ambiental há muito detectado, em diversas encostas dos morros, em milhares de lugares brasileiros. A ocupação do solo ordenada/desordenada, legal/ilegal é um problema a ser tratado pelos governos e autoridades nos seus três níveis. Se por um lado não há como desconhecer o problema, por outro, não há porque tratá-lo apenas jogando a responsabilidade dos ombros dos atuais governantes. A sociedade precisa cobrar de todos, mas também precisa fazer a sua parte. Há limites a serem obedecidos, sob pena da "natureza" vir cobrar pelos erros cometidos.

4 comentários:

Nelson Chrispim disse...

Caro professor Roberto, o deslizamento ocorrido na Ilha Grande em Angra, após ter visto as imagens divulgadas pela imprensa cheguei a conclusão que se trata de um fenômeno chamado de erosão de gravidade, este fenômeno é natural ocorre em áreas de grande declividade, mesmo tendo cobertura vegetal sendo causado por um volume grande de chuva, que provoca o encharcamento do solo fazendo este se despreder da rocha, e assim gerando o deslizamento. Esta é análise que eu faço com o conhecimento adquirido no curso de licenciatura de Geografia no IFF/Campos.

Anônimo disse...

A SOCIEDADE DEVERIA COBRAR DELA MESMA A EDUCAÇÃO E O RESPEITO, QTO A NATUREZA.VEJO A "COISA" DE OUTRA FORMA: SE HÁ RISCOS NATURAIS OU Ñ NAS ENCOSTAS DOS MORROS ENTÃO VAMOS EDIFICAR EM UM LUGAR QUE TENHA MENOS RISCOS.
EZ.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Roberto, você não recebeu o comentário que enviei?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Aqui está:

Sobre esta questão de Angra está muito bom no post de Peregrino:
http://fperegrino.blogspot.com/