quinta-feira, outubro 14, 2010

Pesquisa Sensus: Dilma 52,3% x 47,7% Serra

Na primeira pesquisa do Instituto Sensus no 2º turno mostra a menor diferença entre os candidatos finalistas de todas as pesquisas divulgadas até aqui, de 4,6%. Os números da Sensus apontam que Serra ganhou mais votos de Marina que Dilma, mas esta mostra votos mais consolidados que podem ser comprovados pela pesquisa espontânea da Sensus, na qual os candidatos não são identificados para os entrevistados, em que Dilma aparece com 44,5% e Serra com 40,4%. A afimação espontânea, segundo especialistas mostra maior segurança na opção do eleitor. Só 29% acham que Serra sairá vitorioso Este é um outo dado interessante nos resultados da Sensus: 59,6% dos entrevistados disseram acreditar que a candidata petista sairá vitoriosa do segundo turno das eleições, enquanto Serra aparece com 29%. No item rejeição Serra tem 37,5% e Dilma, 35,4%. Serra caiu a rejeição de 40,2% para 37,5% e Dilma subiu, quase na mesma proporção de 32,6% para 35,4%. Interessante ainda a obervação do diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes: “Nessa eleição, principalmente no final do primeiro turno, temos um fenômeno sociológico de natureza cultural de desconstrução de imagens. O processo de difamação até certo ponto, pegou”. É evidente que teremos uma eleição muito disputada. O eleitor já começa a perceber que com a difrença entre os candidatos diminuindo o seu voto é que fará a diferença. O blogueiro repete o que falou acima: se Dilma mantiver seus votos do 1º turno e conseguir apenas 20% dos votos da Marina, já terá garantida sua vitória, mesmo que por números apertados. Resta porém, saber, se os cerca de 60% que dizem acreditar na vitória da Dilma, pensam nas consequeências de um resultado diferente. A conferir!

3 comentários:

OTÁVIO JARDIM ÂNGELO disse...

É com tristeza que vejo este blog postar noticias imcompletas e com 'segundas' intenções. Todos nós sabemos que o blogueiro apoia o PT mas, a meu ver, este blog é um instrumento para informar (tão util nas eleicoes municipais). Conheco o blogueiro e sei que seus ideais sao maiores do que um partido. Espero ser ouvido e que este blog não se rebaixe como a Globo G1(apoiando o Serra) ou a Record R7 (apoiando Dilma).
Abraço.
Otávio Jardim

Anônimo disse...

O Prefeito Nahim está de parabéns, acaba de nomear uma expert em marketing para uma Diretoria da Secretaria Municipal de Cultura de Campos. Crack.

Roberto Moraes disse...

Caro Otávio,

A notícia que está em todos os portais é esta, com um comentário meu, que pode discordar e comentar.

A eleição está polarizada em que os leitores (eleitores) querem que suas posições sejam expostas.

Não há informação completa ou incompleta. Os números estão aí iguais aos divulgados. A interpretação pode ser diferente, elas necessariamente não ajudam a um ou outro candidato.

A meu juízo, e posso estar errado nesta opinião, hoje, a informação da hipótese da vitória de Serra, que existe, pode mexer mais com os resultados, pela interpretação do que seria um governo sucedâneo do FHC do que o inverso.

Ainda asim, este é o debate meu caro Otávio.

A diferença aqui da TV Globo e demais é que o canal é de mão dupla. O comentarista fala do mesmo jeito de quem divulga a informação.

Sds.