terça-feira, maio 03, 2011

"A cidade desejada não é aquela em que os mais pobres transitam em carros, mas que os mais ricos andem de transporte público"

O blog já havia falado aqui no colombiano Enrique Peñalosa. Formado em economia e história nos EUA, com mestrado em governo na França, já foi prefeito de Bogotá, atualmente preside o Instituto para Políticas Públicas de Transportes e Desenvolvimento. Peñalosa ao contrário de muitos defende a política como solução para os maiores problemas das nossas cidades: "A solução não é técnica, mas política". "Temos que lembrar que existe um conflito entre carros e pessoas. Mais espaços para os carros tende a deteriorar a qualidade humana na cidade. Portanto precisamos de mais espaços para ruas de pedestres e para bicicletas, para os idosos e as crianças... Nas cidades mais bem-sucedidas do mundo, que atraem investidores, pessoas mais criativas e turistas, a maioria da população transita em transportes públicos". O blog já havia lido as boas referências ao Peñalosa, agora, ficou ainda melhor impressionado, por isso, resolver trazer para este espaço, algumas de suas opiniões, que podem ser lidas aqui, na íntegra, da entrevista que ele concedeu no último 17 de abril, ao jornalista Cláudio Motta, para o jornal O Globo. Bom que os municípios de nossa região, que necessitam de um bom planejamento urbano, para dar conta do aumento do número de habitantes, possam se inteirar destas opiniões, para não projetarem algo que vá na contramão do que é necessário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Campos é caótica, cada vez mais automóveis e sem transporte público de qualidade, calçadas não existem, andar na ciclovia no meio da 28 de março e respirar fumaça tóxica é dose, falta planejamento, bom senso e visão! Bicicleta aqui é sinônimo de pobreza; em países de primeiro mundo é chique. Andar em Campos não é prazeroso, talvez em um domingo sem carros e silencioso, falta beleza, verde, eficiência e respeito!

douglas da mata disse...

Eu creio que ele, quando perguntado, certa vez e há algum tempo atrás, sobre os seus bons resultados na gestão urbana de sua cidade, principalmente na área da segurança pública, questão que mais afligia (ou pelo menos que mais era citada como preocupação)a comunidade, ele respondeu:

Querem cidades melhores e mais pacíficas, construam calçadas.

Já havia citado ele lá em no blog, e o eixo central do pensamento dele, seu, enfim nosso, é correto: a decisão é sempre política, e as "questões técnicas", quase sempre, decorrem dessas escolhas, por mais que os "tecnocratas" desejam revestir suas decisões políticas de uma suposta imparcialidade científica, que sabemos todos: não existe.