segunda-feira, maio 02, 2011

Dados da produção de cana em São Paulo

O estado de São Paulo responde hoje, por 70% da produção de cana no Brasil e 17% da produção de etanol no mundo. A previsão para a safra paulista deste ano é de 4,9 milhões de hectares com e de crescimento até 7 milhões de hectares, nos próximos cinco anos.

Sobre a mecanização nas lavouras de cana-de-açúcar no estado de São Paulo, este percentual já é maioria com 55,6% da área plantada de cana no estado, sendo 70% nas lavouras das usinas e 20% nas áreas dos demais fornecedores. O governo de São Paulo trabalha com a hipótese de quem em 2014, 100% das áreas planas de cana já estarão mecanizadas.

O acordo entre governo e usineiros estabelece a antecipação do fim das queimadas nas áreas planas para 2014 e nas áreas não mecanizáveis para 2017. Nas novas áreas a mecanização é obrigatória. Desde o início do protocolo, o percentual de cana queimada recuou de 65% para 44%. Com os avanços da mecanização calcula-se que 14 milhões de poluentes, sendo 2,4 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser jogados na atmosfera.

O maior problema continua a ser o estoque de palhas deixado nos 2,6 milhões de hectares mecanizados, embora parte dele se transforme em matéria orgânica para o solo, o excedente é problema e poderia ser bem utilizado na geração de energia elétrica.

Segundo, Ricardo Veigas, diretor do Departamento de Sustentabilidade da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, o uso para geração de energia elétrica com esta palha excedente, seria equivalente a quase duas vezes, a geração de energia da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Considerando a formação econômica de nossa região é importante conhecer e interpretar estes dados do estado de São Paulo.

Fonte: Valor.

Um comentário:

Gianna Barcelos disse...

Quando se fala em queima de cana, na verdade o que está sendo queimado? Será que é a palha da cana? Agora, para gerar energia elétrica, que, segundo os "especialistas", geraria energia por duas Belo Monte, qual o modo para se conseguir isto? Será que é queimando a palha, para poder gerar força e assim movimentar o gerador? Não pode ser, porque sendo assim qual a diferença entre queimar na roça ou numa caldeira, pois de qualquer modo vai gerar fumaça "tóxica". É pura hipocrisia.