segunda-feira, maio 02, 2011

Protestos e manifestações crescem na região!

As manifestações públicas se transformaram se não em rotinas, mas em práticas mais comuns em nossa região. É difícil a semana que uma manifestação não aconteça.

Os setores prejudicados se articulam, vão para as ruas, interrompem o fluxo de pessoas, contatam a os blogs, toda a mídia, fornecem imagens e informações sobre os motivos da manifestação e exercem, legitimamente, seu poder de pressão.

Trabalhadores, moradores, proprietários rurais, comerciantes, usuários de rodovia, etc. parecem retomar o exercício democrático de se manifestar e lutar pelo que consideram seus direitos.

Assim, só nesta manhã de segunda-feira, duas manifestações já aconteceram em Campos. Comerciantes da região central do município, das ruas Teotônio Ferreira de Araújo com a Rua Oliveira Botelho fizeram uma manifestação e fecharam ruas durante o período da manhã, reivindicando mais segurança no local.

Outra manifestação aconteceu na rodovia federal, BR-356, na altura da localidade de Sapucaia, onde trabalhadores da Usina Sapucaia, interromperam o trânsito protestando pelo atraso de salários e desrespeito a um acordo assinado entre os representantes da usina, os trabalhadores e o Ministério Público do Trabalho (MPT) que não estaria sendo cumprido pela empresa.

Várias explicações para a retomada desta disposição, em lutar pelos direitos que são considerados legítimos existem, porém, é evidente, que em meio ao processo de cooptação política local, a sociedade parece se mostrar mais disposta a expor e negociar diretamente seus direitos. Bom que os representantes eleitos percebam esta movimentação e participação da sociedade civil. Bons ventos!

Nenhum comentário: