quarta-feira, maio 04, 2011

Verticalização e adensamento da região da Pelinca e de Campos

Desde o ano de 2006, há cinco anos, este blog vem produzindo imagens que, comparativamente, permitem avaliar a velocidade do processo de verticalização e de adensamento da região da Pelinca e da área mais central de Campos. Segundo os estudiosos do assunto ligado ao planejamento urbano, o processo de verticalização, não é necessariamente ruim. A verticalização é uma alternativa de construção de moradias numa cidade. Com alguns cuidados e regulações ela vem sendo usada em diversas partes do mundo. Já o adensamento populacional, a não existência, ou a existência de "regras frouxas" que não impedem esta concentração, ou não aumentam as exigências de número maior de garagens, de distanciamento e recuos das construções e mesmo, a limitação das mesmas por quarteirão e ruas, pode impedir a deterioração da vida em bairros, que mais adiante tenderão a cair em declínio, com a desvalorização de seus imóveis, acompanhando a redução da qualidade de vida nestes bairros, num processo que poderia ser chamado de "copacabanização". A discussão do assunto é ampla. Diversos estudos já foram, e continuam a ser, produzidos sobre o assunto que o blog apenas colabora com estas imagens. O primeiro vídeo foi feito no final de semana passado. Abaixo o blog apresenta, em ordem cronológica e decrescente, um vídeo de 2011, a seguir outro de 2009, 2008 e 2006: 2011: 2009: 2008: 2006:

3 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo necessidade dessa verticalização em uma cidade tão grande com extensa área vamos dizer inutilizada, se o poder publico urbanizar essas diversas áreas não haveria esse condensamento. Acho que já passou da hora da cidade crescer por outras regiões e termos como em outras cidades alternativos centros comerciais, medicos e outros, afinal espaço pra isso não falta. O problema é que aqui a administração não vê que a cidade precisa crescer e não dá infraestrutura para isso, realmente quem vai querer investir em áreas que não terão coisas básicas como água , energia elétrica, esgoto, etc. Descentralizar é a palavra

Anônimo disse...

Nesse caso, verticalização é sinônimo de superpopulação.
Com a omissão da administração pública municipal, que parece não pensar no assunto ou está querendo agradar a todos, a tendência da Pelinca é se tornar um lugar decadente em poucos anos.
Os engarrafamentos ficarão insuportáveis, a falta de lugar para estacionar já é grave em alguns pontos e o tráfego de pessoas, que disputarão ferrenhamente espaço com automóveis e motocicletas, transformarão o bairro numa região muito pouco aprazível.
Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br

Douglas Azeredo disse...

Não vejo necessidade para tal apelo, de forma tão agressiva. A não ser a especulação e suas relações.