terça-feira, julho 02, 2013

Gás de Xisto nos EUA pode reduzir royalties do petróleo no Brasil

O blog, se não estou enganado, já tratou deste assunto neste espaço. O gás de xisto (shale gas) explorado com novas tecnologias chamadas de fratura hidráulica e perfuração horizontal pode fazer com que o valor do petróleo caia a US$ 70 até o fim desta década.

Os EUA sonha até se tornar autossuficiente em energia no começo da próxima década. Outros analistas falam que o PIB americano vai aumentar entre 2% e 3,3% só com o impacto da produção desta energia. Fala-se em reindustrialização dos EUA com o barateamento da energia. O gás de xisto pulou de 4% em meados da década passada para 34% em 2012, com previsão de atingir 50% em 2040.

A produção americana de gás natural deve superar o consumo doméstico por volta de 2020. Uma das consultorias que estudam o assunto, a IHS estimou que 1,7 milhão de empregos devem estar relacionado ao setor, devendo chegar a 3 milhões até o fim da década.

O problemas ambientais decorrentes desta extração são grandes. É rápido taxa de declínio dos poços de gás de xisto, o que requer perfuração contínua para manter a produção em crescimento. Isso poderia ser um obstáculo à sustentabilidade do atual boom.

É grande o impacto ambiental envolvido na extração de petróleo e gás de xisto com o risco de contaminação de fontes subterrâneas de água potável. Já foi identificado a presença de metano e outros gases nas águas próximas ao locais de extração. Por outro lado, há quem afirme que gerar eletricidade com gás natural emite metade do CO2 do que com carvão.

Já há quem chame euforicamente o caso de "Revolução do Xisto". Veja abaixo os gráficos do Valor Online sobre a produção e consumo de gás natural e a fatia de gás de xisto nos EUA.

Bom recordar que a repercussões geradas pelo gás de xisto (shale gas) já forma sentidas pela Petrobras que resolveu, inclusive, mudar os planos para os trens de refino do Comperj em Itaboraí, que seriam basicamente, para petroquímicos e foi modificado para quase 50% de combustível.

A redução do preço do petróleo pelo menos consumo gera a redução do preço que pode reduzir por sua vez, os valores dos royalties do petróleo pago em preços baseados no mercado internacional.


Nenhum comentário: