terça-feira, maio 03, 2011

Aumentando a altura das torres gera-se mais nas eólicas

Se forem colocadas em torres mais altas, os aerogeradores dos parques eólicos gerarão mais energia elétrica. As torres atuais ficam em torno de 50 metros, as futuras deverá ficar em torno de 100 metros.

O vento nas maiores alturas pode garantir 2,5 a 3 vezes mais energia elétrica nos 44 parques eólicos atualmente instalados no Brasil, sendo um deles em Gargaú, no litoral do vizinho município de São Francisco do Itabapoana.

Com isto, estima-se que a capacidade de geração que hoje é de 1.463 MW (1,3% da matriz energética brasileira) supere os 4 mil MW. Com os novos projetos a expectativa é que a capacidade seja aumentada até 5.250 MW e 5,3% da matriz energética brasileira. Você achou muito? A China tem quase 9 vezes mais capacidade instalada em valores absolutos com 42 mil MW.

Mais detalhes leia aqui.

Um comentário:

Pedro disse...

professor...sei que o assunto não tem a ver mas gostaria de compartilhar. tem acontecido uma coisa interessante no terminal rodoviário. um rapaz sobe pra pedir ajuda e fala um discurso assim "sei que tenho dois braços e duas pernas e podia trabalhar mas é melhor pedir que roubar"...Ora professor... isso é uma ameaça? Se não ajudarmos vai nos roubar? Tô falando isso porque passei esses dias no restaurante popular e vi dois homens falando que não tinham conseguido almoço e estavam dizendo: 'não consigo 1 real pra almoçar, aí eu roubo e to errado'... Antes a marginalidade parecia existir para uma coisa maior mas agora pode ser por um real... O ovo da serpente taí...pra quem quiser ver... e a solução? tá aonde?