segunda-feira, maio 02, 2011

Leitor questiona posição da PMCG no Campos Folia

O blog recebeu por e-mail do José Carlos Tavaes Balthazar a seguinte reclamação:
"Nobre blogueiro, O q mais chamou minha atenção no camposbagunça foi o fato de ver adentrar na passarela do samba um estapafurdio bloco denominado BLOCO DE JESUS. Nada tenho com a atitude dos protestantes, católico que sou, pois sempre é bom ver o nome do SENHOR JESUS SER LOUVADO ONDE QUER QUE SEJA, mas queria ver é se a LIGA UMBANDISTA DE CAMPOS pedisse o espaço para passar com o BLOCO DA IEMANJÁ, DO OGUM. ETC. Será que seria atendido com tanta prestimosidade pela alcaide e seus asseclas (lei-se baba ovo). O problema em foco nesta questao é que as autoridades deveriam ter em mente nossa constituição prevê que o país é um estado laico e aconfessional. Deixar um grupo religioso (esse era de uma tal liga cristã de campos) usar uma estrutura criada para as entidades carnavalescas, sem qualquer oficialidade, para apresentar um desfile sem qualquer lógica, posto que para isso, espaços não faltam em nossa cidade. Isso cheira querer empurrar para toda população uma visão personalista do governante acerca de suas preferências religiosas. Espero com essa mensagem chamar seus leitores para a falta de isenção dos nossos governantes que, ao arrepio da lei não isentam-se no trato das questões coletivas e respeito ao cidadão. Eu so católico e não sou obrigado ir para uma avenida de desfile de escolas de samba e ter que impor goela abaixo suas visões personalistas. Isso não. Campos não merece esse tipo de governante. Campos não pode ser mais tratada com politicagem barata e como se fosse uma SUCUPIRA. Para terminar... Esse Campos Folia foi uma bagunça e muito se deu pela falta da organização da prefeitura. Fizeram um palco bonito, mas nao tiveram o cuidado de tratar da infraestrutura periférica para que as entidades chegassem no local em tempo hábil, liberaram a verba as vésperas do carnaval. E que venha o Bloco de Iemanjá, Bloco do Maomé, Bloco do Buda, etc..., pois direito tem que ser de todos. Falei
Jose Carlos Tavares Balthazar."

11 comentários:

Anônimo disse...

Mas pq os umbandistas e de outras religião não pediram para desfilar antes dos desfiles oficias ,hein?ano que vem ,façam isso..
Houve mtos atrasos sim,em todas as escolas, mas quem foi e viu,nunca se houve carnaval tão bom em Campos..
Mas claro nosso carnaval está mto longe de ser top,acredito que nunca chegará a um bom nível,não com essas escolas que ai estão...

Anônimo disse...

Carnaval foi top só nos super gastos de dinheiro público, como tudo aqui nesta cidade sem rumo.

douglas da mata disse...

Professor Roberto,

Acho que nesse debate falta um pouco de bom senso: Alguém precisa explicar que Carnaval, no Rio e no resto do país, é uma manifestação pagã, centrada nas tradições e manifestações religiosas africanas, que têm na musicalidade (no nosso caso o samba) sua mola mestra.

É claro que cristãos fazem parte da festa, mas deslocar uma parte do desfile para acolher uma manifestação que tem por objetivo a envangelização, no Carnaval, é loucura.

Então seria o caso de permitir ou exigir que quando a prefeitura for bancar um show "gospel", haja uma escola de samba com mulatas, pretos-velhos e baianas e mães-de-santo em cima dos palcos?

Não se trata de excluir, mas cada coisa a seu tempo e em seu lugar.

Eu fiquei intrigado com o comentário: O Carnaval foi bom, mas nunca será top por causa das escolas que temos? Como assim, o Carnaval não é para e pelas escolas daqui?

E se não prestam, por que gastar todo esse dinheiro? Ou melhor, para que tanto esforço se nunca funcionará? Enfim, não seria melhor que elas achassem seus próprios meios para tornarem-se melhores, na medida que, pelo jeito, o dinheiro da pmcg não resolveu, e nunca resolverá?

Não seria o caso de comprar bilhetes e passagens para que todos pudessem assistir o Carnaval "top", lá na capital?

Ou quem sabe, para economizar, lá em SP, deve ter desconto para grupos grandes, não acham?

Um abraço, professor.

Anônimo disse...

Um absurdo envolver o santo nome de Jesus com isso chamado carnaval, um gasto desnecêssário pra uma cidade com tantas necessidades básicas, a velha politica do pão e circo. Não faltava mais nada pra completar o horror nesta cidade. A credibilidade da cidade em ralção ao evento é tão grande que a UENF teve que fechar suas portas na sexta feira pra preservar patrimonio, com um semestre já complicado por causa da grve ainda tivemos que perder mais um dia. Milhões investidos para agradar uma minoria. Vai ficar pior quando terminarem aquela obra do tal sambodromo, tomara que ocorra na época do carnaval mesmo, pelo menos é feriado e podemos fugir de tudo isso.

carlinhos j.carioca disse...

concordo plenamente,nada de se misturar...religiao é coisa séria,nao é folia e nem brincadeira,acho que tem que haver um certo respeito e distinçao.Mas,como em Campos os governos atuam como ditadores e proprietarios da cidade(embora falam que governam com o povo e para o povo),haja visto que nao atendem as solicitaçoes dos vereadores,fazem as contrataçoes a revelia( o MP se omite),e assim vai...ora o que adianta chamr de ladroes os que passaram pelo governo,se grande parte "desses ladroes",continuam?Fiz questao de avaliar e analisar as fotos dos jornais locais(Campos 24 hs e o Diario),que fizeram a "cobertura",e nao consegui ver as "arquibancadas lotadas",foi estrategia?E os gastos,ta no "portal da transparencia",em que a gente entenda?

Anônimo disse...

Concordo com vc quando diz q o Estado é laico. Se isso foi permitido aos evangélicos, tb deve ser permitido, no ano q vem, a outros grupos religiosos. Só discordo quando diz Camposbagunça, fui lá no sábado e gostei do q vi. Mil vezes melhor do q quando era na 15 de novembro!

Anônimo disse...

Pois é, se ouvirmos a rádio e lermos o jornal oficiosos, tudo foi uma maravilha e a prefeita está de parabéns. Ainda iram dizer que tem um grupo que não acredita que Campos está mudando, está em outra época. Mas parece que quem não acredita nisso é o poder público, pois a bagunça que está o acesso ao novo shopping da cidade é uma demonstração de que não estavam acreditando ou então são mesmo péssimos administradores.

Anônimo disse...

aí balthazar, vai dormir, seu velho rabujento e esclerosado.

Anônimo disse...

Sobre a questão do estado ser laico, acredito que nossos governantes, não só os de Campos, não tem essa visão. Em São Fidélis, por exemplo, o show do dia do trabalhador todo ano é de música evangélica. Nada contra esse segmento musical, mas acredito que, se a festa é para comemorar o dia do trabalhador, o show deveria atender a uma parcela maior da sociedade e não somente a uma parcela inferior a metade, provavelmente, da população.

Anônimo disse...

Não entendo porque uma religião quer tanto criar um mundo próprio. Tem show Evangélico, lanchonete evangélica, loja de moda evangélica, livraria evangélica, restaurante evangélico e agora Bloco Evangélico no "Carnaval"...
Acho exagero querer se separar de todo resto, como se nada prestasse, apenas os comércios abertos pela sua igreja...
Será que eles não querem adotar Marte como um planeta evangélico?

Todo extremismo é perigoso...

Anônimo disse...

Ufa ! haja paciência para suportar este debate .Mas opinião é em regra ,livre.A estrutura foi impecável e querer negar não sustenta-se.Só quem não gosta da Prefeita ou de carnaval, é que manifesta-se tão acidamente.Já o bloco não me parece produtivo,do ponto de vista da estratégia missionária e DISCUTÍVEL permitir seu desfile.