sexta-feira, julho 01, 2011

Concurso da Petrobras com uma boa novidade: aceitará tecnólogos

O novo concurso para a Petrobras anunciado hoje, terá um total de 587 vagas, sendo 439 vagas são para cargos de nível médio, distribuído em 24 diferentes cargos e 148 para cargos de nível superior distribuídos em 21 cargos.

Para o nível médio a maior quantidade de vagas é para o cargo de quem tem habilitação em técnico em Segurança do Trabalho com 43 vagas para Macaé. A seguir, a de Técnico em Manutenção Mecânica, também para Macaé com 26 vagas. Para o nível superior todas as vagas são nacionais e a maior quantidade é para Engenheiro de Petróleo 22, Geólogo,16, Engenheiro de Produção e Químico, 15.

A novidade boa para ex-alunos do IFF é que finalmente, a Petrobras reconheceu a formação de tecnólogo para a disputa de vagas aos cargos de Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior - Infraestrutura e Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio, com base no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e na Tabela de Convergência, disponível no endereço eletrônico do Ministério da Educação – veja aqui na página 130 do Catálogo.

Uma quebra de paradigma e um importante reconhecimento para os cursos superiores de tecnologia, ainda restrito a área de Tecnologia da Informação, porém, com outras perspectivas mais adiante. Leia aqui o que este blog escreveu há 4 anos, em maio de 2007 sobre o assunto. Aliás, foi o leitor Pedro Rocha, que ao comentar hoje sobre esta nota deu a notícia ao blog deste avanço. (leia aqui)

As inscrições estarão abertas de 12 a 31 de julho, aqui no site da Fundação Cesgranrio, e as provas objetivas serão realizadas no dia 28 de agosto de 2011. Para os cargos de nível médio, o valor da inscrição é R$30,00, enquanto para os cargos de nível superior é R$45,00.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro sr. Roberto Moraes, de fato uma ótima noticia o fato da Petrobras reconhecer os cursos de tecnologos. Porém, eu sou formado em Tecnólogo em Logística, saberia me informar se posso me candidatar a algum dos cargos técnicos relacionados a logistica? Desde já agradeço.

Roberto Moraes disse...

Caro(a) comentarista,

D~e uma lida no edital cujo link está na nota.

Eu fiz uma rápida leitura do mesmo e pelo que vi a formação de tecnólogo neste concurso foi liberado apenas para os casos citados que são da área de TI.

Sds.

Anônimo disse...

Será que agora a COORDENADORA de Informática do Campus cenntro ( que por sinal TAMBÉM é tecnóloga) vai continuar com a campanha para acabar com os cursos de tecnólogos no IFF?
Ou tecnólogo só presta se for da PUC, SENAI,ESTÁCIO, UNIVERSO e outras instituições rigorosíssimas em suas seleções?

Pedro Caetano disse...

Professor ainda não foi dessa vez..
Sou tecnólogo em Mautenção industrial formado pelo Cefet; ainda não posso fazer esse concurso,mas a coisa ta andando em direção ao nosso reconhecimento e isso é o que interessa.

Roberto Moraes disse...

É verdade Pedro.

Com a demanda de profissionais qualificados que terão, só para repor as vagas decorrentes das aposentadorias, fora o pré-sal, não há como não mudar.

Além disso, é cada vez maior o número de cursos superiores de tecnologia em todo o país.

Sucesso.
Abs.

Pedro Rocha disse...

Colegas, o problema dos demais cursos de Tecnologia não está somente na má-fé do RH da Petrobras, mas no corporativismo do CONFEA, no qual aquela se escora por pressão da AEPET (Associação de Engenheiros da Petrobras) e do retrógrado corpo gerencial. No caso de vocês, a artilharia deve ser voltada para o CONFEA!