sexta-feira, março 02, 2012

Área verde na área urbana de Campos

A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que é necessária uma média de 12 m² de área verde por morador para a garantia do bem-estar da população. Que área verde temos hoje em nossa área urbana em Campos?

Há muito a preocupação com arborização da área urbana e, principalmente, dos bairros mais afastados do centro deixaram de existir em nossa cidade. Desejar um grande parque na cidade então virou mais uma das utopias abandonadas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não temos nenhuma área verde e aquela área do Jóquei Clube que não tem serventia alguma bem que poderia servir como um parque municipal com árvores, pista de caminhada, lagos, balanços para a criançada, etc.

Anônimo disse...

Campos está se tornando um semi árido. Acesse o trabalho "INDICES DE ARIDEZ E DE UMIDADE PARA A REGIÃO NORTE FLUMINENSE" de Romisio G.B. André1, Francisca M.A.Pinheiro1, Valdo da S.Marques1 no site www.cbmet.com/cbm.../22-9a4c091f758d0231786f450d4bc07605....

Anônimo disse...

A área verde de CAMPOS HOJE SE RESUME A ALGUMAS PRAÇAS.

RIDÍCULO!!!!!

Essa cidade tem condições de criar um verdadeiro parque, com no mínimo 1 milhão de metros quadros, tipo o Ibirapuera, em SP, ou mesmo o Central Park em NY.

Basta querer fazer
E o prefeito que fizer essa obra terá muitos votos, pois a população ficará satisfeita.

Sergio Uébe Mansur disse...

Realmente, nossa cidade carece de áreas verdes, que inclusive deveriam estar também no centro urbano a exemplo das capitais europeias. Deveríamos estar aproveitando as antigas chácaras que possuem árvores adultas para transformar nesses pequenos bosques, que atenderiam a população no seu lazer e nos momentos de intervalo do trabalho.Recentemente perdemos uma grande oportunidade com a área da rua Formosa em frente ao Hortifruti, que possuia um belo jambeiro e outras árvores magníficas.
Lembro que o PDUC prevê os Bosques Urbanos. Na atual Av. Artur Bernarde, no trecho atrás do Asilo do Carmo, existe uma área bastante arborizada, que deveria ser comprada pela Prefeitura e transformada num desses Bosques. O PDUC, preve tambem benefício fiscais para os imóveis que possuem árvores exemplares. Seria conveniente um trabalho de cadastramento tanto das áreas com potencial para serem transformadas em bosques, como para cadastramento dos imóveis a serem beneficiados. Obvio que tudo isso terá que ser feito antes do corte da última árvore e a criação de mais um "já tivemos" na cidade.

Anônimo disse...

Lembro que quando fui estudante da ETFC, participei através da Escola de uma campanha/operação da PMCG de plantio de árvores (inclusive essa participação valia ponto para a disciplina de biologia). Foi em 1991 e, segundo o prefeito da época, com aquilo ele tornaria Campos a cidade mais arborizada do Brasil até o ano 2000.
Lembro na época que fiquei muito empolgado com a ideia ao imaginar a cidade bem arborizada e, consequentemente, com a temperatura mais amena.
Mas.... pelo visto ele esqueceu-se de mais essa promessa e hoje, sua mulher só quer saber de cultivar plantinhas nos canteiros da cidade.

RG

Roberto Moraes disse...

O blog foi procurar o trabalho de metereologia citado e lá está dito:

"As Figuras 1 e 2 mostram a variação dos índices de aridez e de umidade e as anomalias da precipitação, no período 1971-2000, para Campos dos Goytacazes.
A análise da Figura 1 mostra que o Índice de aridez (Ia) cresce gradativamente de 1971 a 2000 mostrando valores entre 20 e 40 na maior parte dos anos e, ás vezes entre 40 e 60 o que mostra que a região apresenta grande deficiência de água nos meses de inverno. Com relação ao Índice de umidade (Im) vê-se que o mesmo é decrescente com o decorrer dos anos, com valores permanecendo entre 0 e –20 em quase todo o período considerado e, muitas vezes entre –20 e –40 o que mostra que a região em estudo possui clima sub-úmido seco e, em alguns anos, semi-árido."

Nas conclusões:
"Pelas análises realizadas chegou-se às seguintes conclusões:

• A primeira região, representada pela localidade de Campos dos Goytacazes, mostra Índice de aridez crescente, além de Índice de umidade e anomalias de precipitacão decrescentes, indicando que a região apresenta tendência de características semi-áridas".

O link para baixar o artigo científico é:
http://www.cbmet.com/cbm-files/22-9a4c091f758d0231786f450d4bc07605.doc

Sds.

Anônimo disse...

Uma área q tem bastante verde é a q fica entre o Jockey, o Flamboyant e a UENF. Bem q a prefeitura poderia fazer ali um grande parque. Más enquanto esse governo estiver no poder, creio q nada será feito, já q é um governo surdo, q não ouve a população.

Anônimo disse...

Para contribuir com a discussão, gostaria de lembrar que parte do antigo pátio de manobras e oficinas da Estrada de Ferro Leopoldina, que hoje é sub utilizado pela Ferrovia Centro Atlântico, e ocupa uma extensa área dentro da cidade, salvo engano, pertence a União. Portanto, certamente, pode haver negociações entre o governo federal e o governo municipal para cessão, sem custos para o município, de parte dessa área (a que não será utilizado pela UFF, para construção de seu campus em Campos), para construção de um parque, além de permitir a solução de alguns problemas viários dessa importante área da cidade.

Basta, somente, o governo municipal ter a humildade e a vontade politica de solicitar essa área ao governo federal, para ser usada no lazer e na melhora da qualidade de vida da população de Campos dos Goytacazes.

Anônimo disse...

É preciso ter SENSIBILIDADE para se preocupar com este assunto, coisa que passa ao largo desteS GOVERNOS.
Às vezes tenho a sensação que estou diante , não de um município localizado na mais desenvolvida(?)região do país,num Estado dos mais importantes,tamanha a pequenez e insensibilidade da maioria dos governantes locais.
Vá a Friburgo e encontra um parque belíssimo.Vá a Petrópolis idem.Enfim, um horror a aridez mental da maioria dos políticos.
Garotinho qdo prefeito , prometeu fazer do Parque Alzira Vargas a cidade da criança.Exageros à parte(extensão de terreno pequena para nome tão pomposo),fato é que, NEM AS PEQUENAS PROMESSAS SÃO CUMPRIDAS.
Povo tem memória curta não garotinho!

Anônimo disse...

POR QUE SERÁ QUE NO LUGAR DAS PALMEIRAS QUE ESTÃO SENDO FINCADAS NOS JARDINS E PRAÇAS QUE A PREFEITURA ESTÁ REFORMANDO, NÃO SE PLANTAM ÁRVORES DE COPAS MAIORES?

Dayana disse...

Há algum tempo vimos obervando, postagens nesse Blog e em outros independentes de nossa cidade, sobre a atuação da prefeitura de Campos, na área de MAIO AMBIENTE. Muitos sabem que a prefeitua possui uma secretaria de Meio Ambiente, com centenas de funcionários(talvez sirva de cabides de empregos). Entretanto essa secretaria e com a omissão da prefeita, recentemente sem necessidade cortaram dezenas de árvores na Rodovia Campos x Goitacazes, árvores essas que já tinham mais de 20 anos de idade.

Há pouco tempo quando a prefeitura plantou algumas árvores(cerca de 70 árvores), num certo bairro da cidade, gastaram uma fortuna nos meios de comunicação, para comunicar, aquilo que é obrigação de um governante sério e com preocupações com o meio ambiente.

Na época do suadoso ex-prefeito Zezé Barbosa, mesmo não tendo uma secretaria de meio ambiente, ele plantava árvores à vontade, e , um exemplo claro, é a Praia do Farol de São Tomé, que na decada de 70, foi toda plantada com cazuarinas e que por isso contempla o bairro, com uma maravilhosa sombra para moradores e turistas. Já a secretaria de Meio Ambiente da prefeita rosa, foi para Farol de São Tomé, e a única coisa que fez em termos de meio ambiente, na época que tinha como secretário, o atual deputado Paulo Feijó, tal secretaria colocou um peixe gigante, tipo monstro, dentro de um aquario e exibiu aos veranistas, uma situação deprimente, de atraso e falta de sensibilidade.

Ademais nos bairros legal, que estão sendo construído pela cidade, a prefeita de Campos, não planta sequer uma árvore, nas calçadas dos referidos bairros. Na Av. Vinte Oito de Março, ás árvores plantadas pelos ex-prefeitos praticamente morreram por falta, de cuidado e atenção da prefeitura, que não manda regar tais árvores e por aí vai.

Anônimo disse...

O anônimo das 10:10 sugeriu o que defende há anos o meu amigo Vilmar Rangel. O "Central Park" campista deveria ficar na área da Ferrovia Centro Atlântica, integrando de vez o Parque Leopoldina e adjacências ao restante da cidade com um belo e importante parque.

Anônimo disse...

Eu desisto de opinar sobre áreas verdes em Campos...é querer demais uma política consciente aqui!