quinta-feira, março 01, 2012

Cidade justa, sustentável e culturalmente diversa

Utopia abandonada?

6 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

Deve ser o calor...mais o desânimo, a impotência e a impunidade. Apenas isso.

Anônimo disse...

Enquanto a pré-feitura decidir sozinha aquilo que acha necessário ou não para o município sem a participação da população, viveremos o caos social total: garotinhos e garotinhas tirando graminhas e plantando plantinhas, construindo sambódromos de luxo e o resto que se dane.

denis disse...

Creio que de fato seja uma utopia, a impressão que tenho é que quanto mais se criam leis, quanto mais existem regulamentos a respeito da estrutura de uma cidade, mais a coisa ocorre de maneira errada, pois não dão condições de evoluírem. Qual cidade prevê favelas e o que fazem de concreto para evitá-las? Tudo é um grande processo, onde boa parte da população é excluída e ai as periferias só tendem a crescer. Vemos o governo federal só cortar gastos no saneamento, saúde, prefeituras com sistemas de básicos de saúde e educação sucateados e obsoletos (claro que há exceções, pena que são poucas). O Brasil hoje é um grande país economicamente, mas socialmente é bastante injusto, evoluímos pouco e uma prova disso é a desorganização administrativa, o Estado tem perdido poder e a população com essa enxurrada de “benefícios” sociais tem perdido o senso crítico. As políticas públicas estão se tornando mais individuais do que coletivas, vemos isso muito no transporte público, onde o governo incentiva a compra de um carro zero, mas faz bem pouco pelo transporte público. Há apenas uma maneira de mudar isso: investir pesado na educação em todos os níveis, só assim vamos diminuir a desigualdade e consequentemente tudo tenderá a melhorar , os governos sabem disso e mesmo assim continuam fazendo o contrário, salve alguns programas educacionais que ajudaram, mas ainda são muito tímidos.

Anônimo disse...

Seria utópico imaginar uma cidade sem as suas "Praças São Benedito" transformadas em latrina, cozinha e cama a céu aberto de zumbis que não recebem do poder público atenção e tratamento ?

Anônimo disse...

E as pracinhas que jamais saíram do papel, como as do Novo Jóquei ?

Anônimo disse...

O comentario do Denis foi perfeito..."na mosca " !