segunda-feira, junho 11, 2012

“Receita para um mau prefeito”


O artigo abaixo merece ser lido, o que não quer dizer que o blog concorde integralmente com o mesmo, o que, por óbvio, também não invalida, a sugestão da sua leitura. Ele está publicado na edição desta 2ª feira do Valor:

“Receita para um mau prefeito”
Por Renato Janine Ribeiro
“Quase não vejo discussão sobre as eleições deste ano. Fala-se, sim, em coligações, mesmo as mais absurdas, e no tempo de televisão que gerarão para os candidatos - mas do que importa, que é o mérito dos nomes propostos, quase nada. Permito-me assim dar uma sugestão para o eleitor decidir, não em quem vai votar, mas em quem não votar. Pelo menos, deste modo ele pode descartar nomes que não merecem cargo tão destacado. Considero prefeito o cargo mais importante do Brasil, depois de presidente da República. Embora os governadores estejam hierarquicamente acima dos prefeitos, é o município que lida com quase tudo de nossa vida cotidiana. Trânsito, saúde, educação, árvores, calor e frio, até o bem-estar físico e mental e muitos dos prazeres da vida e da alma: tudo isso tem a ver com os prefeitos - e, claro, os vereadores.

Como saber que alguém não presta para prefeito? Receita simples e segura: os assuntos que prioriza na campanha. Se priorizar religião, corrupção ou futebol, podem ter certeza de que será mau prefeito. Nada tenho contra esses temas, apenas observo que, ao dar-lhes prioridade, ele estará fugindo dos assuntos que pode e deve abordar. Não é que não possa ter opinião a respeito. Mas pode fazer pouco de bom sobre religião, futebol e, mesmo, corrupção. (É verdade que pode atacar a corrupção na prefeitura. Mas sua opinião sobre a corrupção fora do município, seja o caso Cachoeira, seja o mensalão, não tem muita importância). 

Não estou defendendo políticos de nenhum partido em especial. Um dos maiores prefeitos do Brasil foi Jaime Lerner, que revolucionou Curitiba, transformando a cidade que era alvo das zombarias do jornal "O Pasquim" em exemplo de urbanismo para o Brasil e, não sejamos tímidos, o mundo. Ele, mais um técnico do que um político, pertenceu a partidos de direita, como a Arena e o PFL. Em compensação, uma das cidades que mais melhorou no Brasil foi Porto Alegre - graças a uma sucessão de bons prefeitos do PT. Temos exemplos de bons administradores municipais dos dois lados. 

Os assuntos que um candidato decente deve discutir
O que estou defendendo é, simplesmente, que os candidatos digam o que pretendem para suas cidades. Se não disserem nada, é porque não farão nada que preste. Ou não têm ideias para o cargo, ou o querem para algum fim espúrio. 

Então, qual uma pequena lista de assuntos municipais decisivos?

Primeiro, a educação. O ensino fundamental é assunto das cidades - e Estados. Uma prefeitura pode investir muito nisso. Pode e deve controlar a qualidade da educação, porque está perto da escola. Pode comparar os resultados de cada uma delas nos exames e, especialmente, na entrada e na saída: pode cotejar o conhecimento do aluno que ingressa no primeiro ano e do que está se formando. Ele melhorou, piorou, e quanto? Provavelmente, uma de classe média formará alunos melhores, no conjunto, mas ela já os recebeu mais qualificados. Se virmos o que cada escola acrescentou, ou agregou, ao seu aluno em termos de qualidade, aí sim teremos uma métrica justa. Promoveremos assim a melhora da educação. Também há que levar em conta os recursos investidos: uma escola com menor orçamento, que consiga bons resultados, tem mérito maior do que outra que teve iguais resultados, mas com mais dinheiro. 

Para escolas, existem manuais de boas práticas. Há gente de tudo o que é lado político empenhada nisso. E, se por acaso o município for desses que tem arrecadação enorme, pode levar a escola ao infinito. Em educação, sempre se pode melhorar.

Segundo, a saúde. Ela tem uma vantagem sobre a educação: quem está doente sabe que não está bem de saúde. Já quem é ignorante ignora a própria ignorância. Por isso, nosso povo reivindica mais em termos de saúde que de educação. Ora, a boa saúde é um bem enorme. Reduz gastos sociais. Cada real bem investido nela (ou na educação) leva a economias e mesmo ganhos mais adiante. Por isso muitos afirmam que não se trata exatamente de gasto, mas de investimento. Isso, para não falar no ganho qualitativo, que nem se pode medir, do bem-estar das pessoas.

Terceiro, o saneamento. Vão longe os tempos em que um governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins, lamentava que canos não dão votos, porque estão debaixo da terra e ninguém os vê - ao contrário, por exemplo, do asfalto ou do poste, que seriam mais populares. Hoje, ao contrário, as pessoas sabem que água e esgoto trazem saúde. Salvam vidas, sobretudo de recém-nascidos. O que o seu candidato propõe a respeito? Quantos domicílios em sua cidade não têm água tratada, ou esgoto? Ele sabe quantos? Tem propostas a respeito?

Quarto, o trânsito. O trânsito é o problema. O transporte público é a solução. Em várias cidades do Brasil, fazem-se mais viagens por dia de carro do que de ônibus. Isso é absurdo. Andar só de carro é insustentável, do ponto de vista econômico e ecológico. Infelizmente, o Brasil aposta na indústria automobilística para crescer. Será preciso mudar isso. Mas a mudança começa pelo município. Precisamos ter uma rede boa de transporte público para, depois, adotar o pedágio urbano, restringir vias ao tráfego privado, premiar em termos de tempo e tarifa quem usa ônibus, metrô ou bondes (que deveriam voltar, como voltaram à Europa em grande estilo). Isso finalmente exigirá, ou melhor, permitirá que mudemos nossa matriz de produção, comércio e imaginação, em que o carro particular tem há décadas um peso tão significativo.

Este é um rol pequeno de temas, mas todos eles essenciais. Se conseguirmos focar a discussão neles, poderemos ter melhores prefeitos - e vereadores. O ganho social dessa melhora será enorme.“

Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo.

8 comentários:

xacal disse...

Receita para um mau prefeito e...um mal perfeito!

Antonio Rangel disse...

Esta é para a prefeita-formiga-surda segurar!!

Prefeitura de Campos dá mais um tapa na cara no cidadão-contribuinte. Vejam:

Ganhe 76.500 reais em 15 dias, pergunte como à secretaria de governo de Campos!

1) Compre uma câmera fotográfica
2) Consiga um CNPJ
3) Fale com seu amigo na secretaria de governo da prefeitura de campos para fazer a seguinte carta convite como esta abaixo:

Campos dos Goytacazes , 24 de Maio de 2012

EXTRATO DE CONTRATO

CONTRATO Nº 236/2012
PROCESSO: 2012.039.000036-3PR
CONTRATADA: p s pinheiro rodrigues
OBJETO: Serviço de cobertura fotográfica, para atender a diversos eventos da Secretaria Municipal de Governo e seus respectivos programas, com captura de um total de imagens necessárias para o serviço, bem como o fornecimento dos materiais e equipamentos neces-sários.
VALOR GLOBAL: R$ 76.500 (setenta e seis mil e quinhentos reais).
FORMA DE PAGAMENTO: Imediato
PRAZO DE CONTRATO: 15 (quinze) dias

caidoemcampos.blogspot.com

Anônimo disse...

Fico triste ao ler um artigo deste. Que esperança devo acalentar???

Antonio Rangel disse...

Garotinho insiste em fazer pouco caso de nossa inteligência quando diz na Rádio Diário:

“Vão votar no governo da família ou no governo da quadrilha?”

Falsa dicotomia, falso dilema, pensamento preto e branco ou falsa bifurcação é uma falácia lógica que descreve uma situação em que dois pontos de vista alternativos, geralmente dois opostos, são colocados como sendo as únicas opções, quando na realidade existem outras opções que não foram consideradas. Essa falácia é usada para defender pontos de vista em geral, ela muitas vezes é usada em uma comparação em que uma das opções é completamente descartada pelo seu proponente, restando apenas a que lhe interessa.

Comento: Até o momento que eu saiba ninguém da oposição foi condenado por formação de quadrilha há exceção dele próprio.

É bom que não se esqueçam que existem outros pré candidatos além dos “inhos” (qualquer do grupos deles) e Arnaldo.

Vamos escolher entre Roberto Henriques, Makoul, Odete, Andral, etc. E com certeza teremos 2º turno!!

NATALIA GOMES disse...

De acordo com o texto, vejamos, se a nossa prefeita ROSINHA, se enquadra em um, ou em todos os 4(quatro)itens, citados pelo nobre professor responsável pela postagem. Vejamos:

Na área da Educação, como a prefeita rosinha,vem tratando esse setor, tão importante e fundamental, pra o desenvolvimento de um sociedade mais justa e consciente ? Recetemente o IDEB, órgão que mede índice de desenvolvimento da Educação Básica, avaliou a Escola Municipal de nosso municipio, como a PENULTIMA PIOR DO BRASIL, perdendo apenas, para o POBRE municipio de Feira de Santana, no Estado da Bahia. Entretanto existe uma grande diferença, Feira de Santana, é um dos municipios mais pobres do Brasil. Mas, paradoxalmente(contrariamente) Campos, é um dos 10(DEZ) MUNICIPIOS MAIS RICOS DO BRASIL, com orçamento anual de cerca de 2,5 BILHOES DE REAIS. Portanto sua educação básica(de Campos dos Goitacazes), deveria ser uma das melhores do Brasil e nuna a Penultima.

Na área da Saúde, as reclamações,continuam e são inumeras :Faltam hospitais e os que existem, estão superlotados de doentes, que enchem os corredores. Faltam medicos, dentistas, equipamentos para exames de autacomplexidade e por ai vai.Aqui ao em vez de se fazer a prevenção, que é muito mais barato, usa-se o metodo inverso,a internação, que é é muito mais caro aos cofres públicos e doloroso ao paciente.

Na area do saneamento basico, alguma coisa está sendo feito, mas ainda está muito longe do ideal. Aqui existem muitos bairros, com populações enormes,maiores e mais populosos, que muitos municipios brasileiros, que estão sem esgoto, ou água tratada.

No setor de transporte, é uma verdadeira lastima, um desastre. Acho que a prefeita rosinha, pensou que, ao criar a passagem de R$1,00,que todos os problemas de transporte estariam resolvidos. Para mim, isso se chama, populismo, com demagogia e até corrupação. Porque todos sabem que isso gerou suspeitas de corrupção, que até hoje, a população não sabe o montante em dinheiro publico, do possível desvio, apesar de existir uma auditoria sobre tal evento, em andamento, auditoria esta, paga, com mais de 750 MIL REAIS. E mesmo assim nosso transporte público, é da pior qualidade,são ônibus e vans velhos, repintados,e maus conservados,que quebram a todo meomento, deixando os passageiros nas estradas, ônibus que andam lotados, não possibilitando conforto algum aos passageiros.
A prefeita não tem um projeto, para viabilizar e melhorar o transporte dessa cidade.

Enfim, nos quatro itens acima, a prefeita peca, por despreparo,por falta de projetos, ou por omissão.

carlinhos j.carioca disse...

Bom o artigo,interessante.Infelizmente as prioridades que eles falam sao realmete saude e educaçao,porem só nas campanhas,já na prática...1º lugas é a corrupçao!basta ver os aditivos,as obras interminaveis,aquelas em sua maioria inauguradas pela metade,vou citar somente 3:
1-rodoviaria:beira valao e J.C.P.Pinto

Anônimo disse...

Olá, gostaria de colocar alguns assuntos em pauta em sua conceituado blog, assuntos esses como educação, saúde e o dinheiro público mal utilizado. Sobre os dois primeiros é notório para a maioria da população: educação fraca e mal remunerada e a saúde com péssimo atendimento e falta de medicamentos. Agora a prefeita vem anunciar que não disputará o próximo pleito. Tudo isso para criar um clima de “fica”, o que provavelmente provocará uma passeata pedindo para que venha nas próximas eleições, assim tudo de errado ficará para o próximo mandato. Mas não é só no seu governo que as coisas não vão bem. Os serviços contratados vão de mal a pior, além do mau uso do dinheiro público. Existem vários exemplos que eu poderia citar aqui, mas irei escolher um, talvez o que mais atinja a população, principalmente as mais carentes. É o caso da empresa Águas do Paraíba. Essa empresa é um câncer em nossa cidade! Além de assaltar seus usuários, com cobranças indevidas de esgoto, ela destrói nossas ruas. Você pode observar, a prefeitura asfalta as ruas até mesmo em novos bairros, e a Águas do Paraíba vai nessas ruas e abre buracos enormes e faz remendos, que em poucos dias tornam-se crateras, um verdadeiro absurdo! Como se não bastasse, nos bairros da periferia, nem esgoto em sua maioria existe, mas mesmo assim essa concessionária cobra o esgoto, que é o mesmo preço da água, que por sua vez é de péssima qualidade. Se você vai iniciar uma obra e abre um poço no seu terreno para fazer o concreto do alicerce, sem ainda ter feito o encanamento do esgoto, essa concessionária Águas do Paraíba vai ao local e exige um pedido de ligação da água e te cobra o esgoto, que ainda não existe. Um absurdo, mas não temos o direito nem de reclamar, pois o próprio órgão que teria que fiscalizar a qualidade da água de péssima qualidade, principalmente na periferia, além da inexistência do esgoto, esse órgão é do lado da concessionária, no caso o INEA, que é um órgão público, mas patrocinado por Águas do Paraíba, nesse caso agindo como fiscalizadores para interesses próprios, pois a maioria dos funcionários do INEA são funcionários de Águas do Paraíba, cedidos pela Concessionária Águas do Paraíba para trabalharem no INEA, Instituto Estadual do Ambiente. Onde já se viu um absurdo desse, um órgão público trabalhando para os interesses de uma empresa privada? Além de tudo isso, contra nós campistas, todo o dinheiro arrecadado da Concessionária Águas do Paraíba vai para fora de Campos, nada gira aqui. Tomei conhecimento que um grupo de empresários já está agendando uma reunião com o CDL, ACIC, Firjan e entidades de bairros, pois está levantando um movimento de manifestação contra a Concessionária Águas do Paraíba, principalmente para filtrar seus funcionários dentro do INEA, órgão estadual, para servirem como fiscalizadores dessa concessionária e não o contrário, como deveria ser. Já se tem inclusive o nome desses funcionários cedidos pela concessionária ao INEA. Esse documento será entregue em mãos ao governador Sérgio Cabral, que deverá entregar ao secretário Carlos Minc, que já é conhecedor desse absurdo e total falta de respeito para o consumidor e usuário dessa concessionária, dessa forma o próprio orientou no primeiro contato, que tomará as devidas providências contra essa concessionária e seus funcionários que agem contrários aos interesses do consumidor, favorecendo uma empresa privada. Sem dúvida, medidas serão tomadas, mesmo que essa concessionária tenha obtido essa concessão no atual governo de Rosinha. Com essa rivalidade do Garotinho x Sérgio Cabral, essas medidas serão tomadas, para que o poder público estadual não continue favorecendo interesses de empresas privadas. O mais correto seria o governo Estadual demitir por justa causa esses funcionários que agiram dessa forma.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de colocar alguns assuntos em pauta em seu conceituado blog, assuntos esses como educação, saúde e o dinheiro público mal utilizado. Sobre os dois primeiros é notório para a maioria da população: educação fraca e mal remunerada e a saúde com péssimo atendimento e falta de medicamentos. Agora a prefeita vem anunciar que não disputará o próximo pleito. Tudo isso para criar um clima de “fica”, o que provavelmente provocará uma passeata pedindo para que venha nas próximas eleições, assim tudo de errado ficará para o próximo mandato. Mas não é só no seu governo que as coisas não vão bem. Os serviços contratados vão de mal a pior, além do mau uso do dinheiro público. Existem vários exemplos que eu poderia citar aqui, mas irei escolher um, talvez o que mais atinja a população, principalmente as mais carentes. É o caso da empresa Águas do Paraíba. Essa empresa é um câncer em nossa cidade! Além de assaltar seus usuários, com cobranças indevidas de esgoto, ela destrói nossas ruas. Você pode observar, a prefeitura asfalta as ruas até mesmo em novos bairros, e a Águas do Paraíba vai nessas ruas e abre buracos enormes e faz remendos, que em poucos dias tornam-se crateras, um verdadeiro absurdo! Como se não bastasse, nos bairros da periferia, nem esgoto em sua maioria existe, mas mesmo assim essa concessionária cobra o esgoto, que é o mesmo preço da água, que por sua vez é de péssima qualidade. Se você vai iniciar uma obra e abre um poço no seu terreno para fazer o concreto do alicerce, sem ainda ter feito o encanamento do esgoto, essa concessionária Águas do Paraíba vai ao local e exige um pedido de ligação da água e te cobra o esgoto, que ainda não existe. Um absurdo, mas não temos o direito nem de reclamar, pois o próprio órgão que teria que fiscalizar a qualidade da água de péssima qualidade, principalmente na periferia, além da inexistência do esgoto, esse órgão é do lado da concessionária, no caso o INEA, que é um órgão público, mas patrocinado por Águas do Paraíba, nesse caso agindo como fiscalizadores para interesses próprios, pois a maioria dos funcionários do INEA são funcionários de Águas do Paraíba, cedidos pela Concessionária Águas do Paraíba para trabalharem no INEA, Instituto Estadual do Ambiente. Onde já se viu um absurdo desse, um órgão público trabalhando para os interesses de uma empresa privada? Além de tudo isso, contra nós campistas, todo o dinheiro arrecadado da Concessionária Águas do Paraíba vai para fora de Campos, nada gira aqui. Tomei conhecimento que um grupo de empresários já está agendando uma reunião com o CDL, ACIC, Firjan e entidades de bairros, pois está levantando um movimento de manifestação contra a Concessionária Águas do Paraíba, principalmente para filtrar seus funcionários dentro do INEA, órgão estadual, para servirem como fiscalizadores dessa concessionária e não o contrário, como deveria ser. Já se tem inclusive o nome desses funcionários cedidos pela concessionária ao INEA. Esse documento será entregue em mãos ao governador Sérgio Cabral, que deverá entregar ao secretário Carlos Minc, que já é conhecedor desse absurdo e total falta de respeito para o consumidor e usuário dessa concessionária, dessa forma o próprio orientou no primeiro contato, que tomará as devidas providências contra essa concessionária e seus funcionários que agem contrários aos interesses do consumidor, favorecendo uma empresa privada. Sem dúvida, medidas serão tomadas, mesmo que essa concessionária tenha obtido essa concessão no atual governo de Rosinha. Com essa rivalidade do Garotinho x Sérgio Cabral, essas medidas serão tomadas, para que o poder público estadual não continue favorecendo interesses de empresas privadas. O mais correto seria o governo Estadual demitir por justa causa esses funcionários que agiram dessa forma.