segunda-feira, novembro 12, 2012

Petróleo offshore na China

O fato pode ajudar a explicar porque os chineses cada vez voltam-se mais para a sua própria realidade na hora de decidir sobre grandes investimentos. O olho no pré-sal brasileiro pode estar ofuscado com a estimativa da descoberta de grandes reservas de petróleo e gás no mar do sul da China, onde deverá disputar os limites marítimos com Vietnã, Filipinas, Taiwan, Brunei e Malásia. O lado bom da história para nós brasileiros é que em termos de tecnologias de produção offshore já temos quarenta anos de estrada.
Veja abaixo matéria do Valor sobre o assunto:

"Mar disputado pode ter grande reserva de gás"
"A estatal de energia chinesa, Cnooc, disse na sexta-feira que há uma "grande reserva" de petróleo no mar do Sul da China que, segundo analistas, pode ser fundamental para a produção energética do gigante asiático.

"O que eu posso relatar hoje é que se trata de um grande campo de gás", afirmou o presidente da empresa, Wang Yilin, durante o Congresso do Partido Comunista, em Pequim.

Wang não deu detalhes à imprensa sobre o tamanho da jazida, dizendo apenas que ela está sendo avaliada pelo governo. Mas, de acordo com o jornal "Financial Times", ele teria dito nos bastidores do evento que a companhia estima que a reserva guarde 17 bilhões de toneladas de equivalentes de petróleo e cerca de 14 trilhões de metros cúbicos de gás.

Ainda segundo o jornal, analistas calculam que a descoberta, se confirmada, poderia dobrar as atuais reservas comprovadas chinesas de ambos os recursos, apesar de apenas uma parte da extração dessa jazida ser viável economicamente.

A área é alvo de uma disputa entre China, Vietnã, Filipinas, Taiwan, Brunei e Malásia, que discordam sobre os limites territoriais do mar do Sul da China."

Nenhum comentário: